Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1766
Tipo do documento: Tese
Título: A linguagem em aquisição nas aulas de Educação física escolar na Educação infantil.
Autor: Boulitreau, Paula Roberta Paschoal 
Primeiro orientador: Fonte, Renata Fonseca Lima da
Primeiro membro da banca: Barros, Isabela do Rêgo
Segundo membro da banca: Cavalcante, Marianne Carvalho Bezerra
Terceiro membro da banca: França, Tereza Luiza de
Quarto membro da banca: Sousa, Wilma Pastor de Andrade
Resumo: Há algum tempo a Educação Física vem se aproximando das ciências humanísticas, sendo conceituada como linguagem por alguns autores e até por documentos oficiais no campo educacional tais como a Base Nacional Comum Curricular. Todavia, muitos são os apontamentos para necessidade de fortalecimento desses laços em busca de aprofundamentos. Nessa direção, este estudo busca a interlocução entre os campos de estudos da Educação Física e das Ciências da Linguagem com o objetivo geral de compreender as expressões corporais como linguagem realizada por crianças em aquisição, nas aulas de Educação Física Escolar na Educação Infantil, partindo do pressuposto de que o processo ocorre enquanto sistema integrado e multimodal (produção prosódico-vocal e gestos). Durante a pesquisa buscamos responder: “De que forma as expressões corporais, enquanto aspectos multimodais coatuantes na aquisição de linguagem, são realizados por crianças em aulas curriculares de Educação Física, planejadas a partir da abordagem metodológica da Cultura Corporal?” Para que isto fosse possível, optamos por um estudo de cunho qualitativo cuja base epistemológica foi a abordagem Etnometodológica. Ao buscarmos investigar uma realidade em específico, realizamos um estudo de caso que também se caracterizou como pesquisa-ação longitudinal. A coleta consistiu em registrar três crianças, cada uma com uma idade (um ano, três anos e cinco anos), em período de aquisição da linguagem, participando das aulas sistematizadas de Educação Física em um Centro Municipal de Educação Infantil da cidade do Recife. Os dados foram registrados por meio da filmagem com captação de áudio, transcritos com auxílio do software ELAN e analisados com base na perspectiva multimodal de linguagem e nas categorias: linguagem enquanto expressão humana multimodal e expressões corporais enquanto gestos pertinentes à Cultura Corporal. Durante as análises identificamos que nas aulas as crianças utilizam gestos já dimensionados pelos estudos de McNeill (1992), mas também, que existem outras variações ainda não descritas. Nessa direção, propusemos como inovação para o campo teórico-metodológico da Educação Física e das Ciências da Linguagem a nomeação de duas novas formas de expressão/materialização dos gestos: as pantomimas associativas referenciadas na cultura corporal e os gestos de expectativa com marcações ritmadas referenciadas na fala do outro. Observamos também que as crianças variam os gestos em função da temática abordada no referido componente curricular e que a linguagem gestual vai revelando movimentos mais fluentes e precisos por meio das vivências nas aulas de Educação Física. Desse modo, concluímos que a linguagem em aquisição se dá a partir de uma perspectiva multimodal na qual o gesto também compõe a matriz de significação da linguagem humana, portanto, as expressões corporais pertinentes à Educação Física se configuram com linguagem fazendo parte da trajetória linguística infantil.
Abstract: For some time, Physical Education has been approaching the humanistic sciences, being conceptualized as a language by some authors and even by official documents in the educational field, such as the National Common Curricular Base. However, many are the notes for the need to strengthen these ties in search of deepening. In this direction, this study seeks the dialogue between the fields of study of Physical Education and Language Sciences with the general objective of understanding body expressions as language performed by children in acquisition, in School Physical Education classes in Early Childhood Education, starting from the assumption that the process occurs as an integrated and multimodal system (prosodic-vocal production and gestures). During the research, we sought to answer: “How are body expressions, as multimodal aspects that act in language acquisition, performed by children in Physical Education curricular classes, planned from the methodological approach of Body Culture?” For this to be possible, we opted for a qualitative study whose epistemological basis was the Ethnomethodological approach. When seeking to investigate a specific reality, we carried out a case study that was also characterized as longitudinal action research. The collection consisted of recording three children, each with a different age (one year, three years and five years), in a period of language acquisition, participating in systematic Physical Education classes at a Municipal Center for Early Childhood Education in the city of Recife. The data were recorded through filming with audio capture, transcribed with the aid of the ELAN software and analyzed based on the multimodal perspective of language and in the categories: language as a multimodal human expression and body expressions as gestures relevant to the Body Culture. During the analyzes we identified that in the classes children use gestures already dimensioned by McNeill's studies (1992), but also that there are other variations not yet described. In this direction, we propose as an innovation for the theoretical-methodological field of Physical Education and Language Sciences the naming of two new forms of expression/materialization of gestures: the associative pantomimes referenced in body culture and the gestures of expectation with rhythmic markings referenced in speak of the other. We also observed that children vary their gestures depending on the theme addressed in that curricular component and that the sign language reveals more fluent and precise movements through experiences in Physical Education classes. Thus, we conclude that the acquisition of language takes place from a multimodal perspective in which the gesture also composes the matrix of meaning of human language, therefore, the corporal expressions relevant to Physical Education are configured with language as part of the children's linguistic trajectory.
Depuis un certain temps, l'éducation physique se rapproche des sciences humanistes, étant conceptualisée comme une langue par certains auteurs et même par des documents officiels dans le domaine de l'éducation, comme la Base nationale commune des programmes. Cependant, nombreuses sont les notes sur la nécessité de renforcer ces liens en quête d'approfondissement. Dans ce sens, cette étude cherche le dialogue entre les domaines d'études de l'éducation physique et des sciences du langage avec l'objectif général de comprendre les expressions corporelles comme langage réalisé par les enfants en acquisition, dans les classes d'éducation physique scolaire en éducation de la petite enfance, à partir de l'hypothèse que le processus se déroule comme un système intégré et multimodal (production prosodique-vocale et gestes). Au cours de la recherche, nous avons cherché à répondre : "Comment les expressions corporelles, en tant qu'aspects multimodaux qui agissent dans l'acquisition du langage, réalisées par les enfants dans les cours d'éducation physique, sont-elles planifiées à partir de l'approche méthodologique de la culture corporelle ?" Pour que cela soit possible, nous avons opté pour une étude qualitative dont la base épistémologique était l'approche ethnométhodologique. En cherchant à enquêter sur une réalité spécifique, nous avons réalisé une étude de cas qui a également été qualifiée de recherche-action longitudinale. La collecte consistait à enregistrer trois enfants, chacun d'un âge différent (un an, trois ans et cinq ans), en période d'acquisition du langage, participant à des cours d'éducation physique systématiques dans un centre municipal d'éducation préscolaire de la ville de Recife. Les données ont été enregistrées par filmage avec captation audio, retranscrites à l'aide du logiciel ELAN et analysées selon la perspective multimodale du langage et dans les catégories : le langage comme expression humaine multimodale et les expressions corporelles comme gestes relevant de la Culture Corporelle. Lors des analyses nous avons identifié que dans les classes les enfants utilisent des gestes déjà dimensionnés par les études de McNeill (1992), mais aussi qu'il existe d'autres variations non encore décrites. En ce sens, nous proposons comme innovation pour le champ théorico-méthodologique de l'Education Physique et des Sciences du Langage la dénomination de deux nouvelles formes d'expression/matérialisation des gestes : les pantomimes associatives référencées dans la culture du corps et les gestes d'attente avec marquages rythmiques référencés en parler de l'autre. Nous avons également observé que les enfants varient leurs gestes selon le thème abordé dans cette composante scolaire et que la langue des signes révèle des mouvements plus fluides et précis à travers des expériences dans les cours d'éducation physique. Ainsi, nous concluons que l'acquisition du langage se déroule dans une perspective multimodale dans laquelle le geste compose également la matrice de sens du langage humain, par conséquent, les expressions corporelles pertinentes pour l'éducation physique sont configurées avec le langage dans le cadre de la trajectoire linguistique des enfants.
Palavras-chave: Teses
Aquisição de linguagem
Linguagem corporal
Multimodalidade (Linguística)
Educação física
Educação de crianças
Theses
Language acquisition
Body language
Multimodality (Linguistics)
Physical education
Children's education
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Doutorado em Ciências da Linguagem
Citação: BOULITREAU, Paula Roberta Paschoal; FONTE, Renata Fonseca Lima da. A linguagem em aquisição nas aulas de Educação física escolar na Educação infantil. 2023. 195 f. Tese (Doutorado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Ciências da liguagem. Doutorado em Ciências da linguagem, Recife 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1766
Data de defesa: 28-Jul-2023
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_paula_roberta_paschoal_boulitreau.pdfTese na íntegra3,37 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.