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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerrari, Eduarda Vasconcelos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0676532392003774por
dc.contributor.advisor1Donard, Véronique-
dc.contributor.referee1Barros, Paula Cristina Monteiro de-
dc.contributor.referee2Fernandez, Elaine M. Costa-
dc.contributor.referee3Cordeiro, Silvia Nogueira-
dc.date.accessioned2024-01-02T14:56:18Z-
dc.date.issued2023-05-25-
dc.identifier.citationFERRARI, Eduarda Vasconcelos. Atendimento psicanalítico on-line com crianças em tempo de pandemia. 2023. 91 f Mestrado (Dissertação) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica. Mestrado Profissional em Psicologia Clínica, Recife 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1767-
dc.description.resumoAs TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) são um conjunto de tecnologias que servem como mediadoras para os processos de comunicação e que foram potencializadas graças à internet. Essas tecnologias mudaram o dia a dia das pessoas, influenciando na forma como elas trabalham, se relacionam, cuidam da saúde e se divertem, também gerando novas formas de aprendizados. A psicologia na modalidade on-line é uma realidade cada vez mais presente nos dias de hoje, principalmente a partir da psicoterapia on-line, que é um processo terapêutico que acontece por meio de plataformas digitais, como aplicativos de videochamada, chat e e-mail. Essa forma de psicoterapia tem ganhado destaque devido à sua praticidade e acessibilidade. A pandemia da COVID-19, que ocorreu no início de 2020, exigiu o isolamento social como medida de prevenção da contaminação e disseminação do coronavírus, tornando a psicoterapia on-line ainda mais necessária. Portanto, também nesse período foi fundamental acolher e dar continuidade ao processo psicoterapêutico com o público infantil on-line. Essa pesquisa teve como objetivo geral investigar a viabilidade dos atendimentos psicoterapêuticos com crianças on-line, e como objetivos específicos compreender as motivações do psicoterapeuta para continuar o atendimento com crianças, face à pandemia, de forma remota, repertoriar as técnicas e mediações existentes do atendimento psicoterapêutico infantil on-line; e investigar os desafios encontrados pelos profissionais nessa modalidade de atendimento com o público infantil, durante a situação pandêmica. Para isso, utilizou-se a análise de conteúdo de Laurence Bardin, que consiste em uma metodologia que visa analisar os dados de uma pesquisa qualitativa a partir da sistematização de categorias e temáticas presentes no material analisado. Nessa pesquisa foram realizadas entrevistas com psicólogos que atenderam crianças on-line no período da pandemia da COVID-19 pelo viés psicanalítico e observou-se que a pandemia foi o principal motivador para os psicólogos iniciarem esse trabalho. A psicoterapia com crianças on-line é possível desde que haja adaptações necessárias, como mudanças no setting terapêutico, incluindo o ambiente de atendimento, mediadores, contrato terapêutico com as crianças e seus pais e o conhecimento por parte do psicólogo das tecnologias e da teoria e técnica da psicoterapia on-line.por
dc.description.abstractICTs (Information and Communication Technologies) are a set of technologies that serve as mediators for communication processes and that have been enhanced thanks to the internet. These technologies have changed people's daily lives, influencing the way they work, relate, take care of their health and have fun, also generating new ways of learning. Psychology in the online modality is an increasingly present reality these days, mainly from online psychotherapy, which is a therapeutic process that takes place through digital platforms, such as video call, chat and e-mail applications. mail. This form of psychotherapy has gained prominence due to its practicality and accessibility. The COVID-19 pandemic, which occurred in early 2020, required social isolation as a measure to prevent the contamination and spread of the coronavirus, making online psychotherapy even more necessary. Therefore, also during this period, it was essential to welcome and continue the psychotherapeutic process with the children's audience online. This research had as its general objective to investigate the feasibility of psychotherapeutic services with children online, and as specific objectives to understand the motivations of the psychotherapist to continue the service with children, in the face of the pandemic, remotely, to list the existing techniques and mediations of the service online child psychotherapeutic; and to investigate the challenges encountered by professionals in this type of care for children, during the pandemic situation. For this, Laurence Bardin's content analysis was used, which consists of a methodology that aims to analyze data from a qualitative research based on the systematization of categories and themes present in the analyzed material. In this research, interviews were conducted with psychologists who assisted children online during the period of the COVID-19 pandemic through a psychoanalytical bias and it was observed that the pandemic was the main motivator for psychologists to start this work. Psychotherapy with children online is possible as long as there are necessary adaptations, such as changes in the therapeutic setting, including the service environment, mediators, therapeutic contract with children and their parents and the psychologist's knowledge of technologies and theory and technique of online psychotherapy.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2024-01-02T14:56:18Z No. of bitstreams: 1 Ok_eduarda_vasconcelos_ferrari_pedrosa.pdf: 1125835 bytes, checksum: c8644138d0605cf8d6ca5e839044125f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-01-02T14:56:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ok_eduarda_vasconcelos_ferrari_pedrosa.pdf: 1125835 bytes, checksum: c8644138d0605cf8d6ca5e839044125f (MD5) Previous issue date: 2023-05-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Psicologia Clínicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDissertaçõespor
dc.subjectPsicoterapia infantilpor
dc.subjectInternet na psicoterapiapor
dc.subjectPsicoterapia - Inovações tecnológicaspor
dc.subjectPandemiaspor
dc.subjectCOVID-19 (Doença)por
dc.subjectDissertationseng
dc.subjectChild psychotherapyeng
dc.subjectInternet in psychotherapyeng
dc.subjectPsychotherapy - Technological innovationseng
dc.subjectPandemicseng
dc.subjectCOVID-19 (Disease)eng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleAtendimento psicanalítico on-line com crianças em tempo de pandemia.por
dc.typeDissertaçãopor
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