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Tipo do documento: Dissertação
Título: A valorização da criatividade no mercado de consumo de vestuário na contemporaneidade.
Autor: Bresani, Mirella Campello 
Primeiro orientador: Rocha Júnior, Dario Brito
Primeiro membro da banca: Teixeira, Carla Patrícia Pacheco
Segundo membro da banca: Oliveira, Tatalina Cristina Silva de
Resumo: O projeto presente trata do planejamento e prototipagem de um produto que busca solucionar problemáticas sobre valores de consumo atrelados à economia criativa de vestuário e ao (re)surgimento da “matéria prima humana” - criativos inseridos no handmade do vestuário, identificadas em observações do ofício dia a dia e em pesquisas realizadas entre profissionais e empreendedores do Estado de Pernambuco. No decorrer dessas últimas décadas, surgem novas estruturas de negócios e o retorno de ofícios excluídos e/ou marginalizados, crescentemente a partir da Revolução Industrial na Inglaterra, nas últimas décadas do século XVIII, traz à tona oportunidades de negócios com propósitos lucrativos que estão se tornando meios de vida, normalmente oriundos de artífices de diversos segmentos da área estudada, dando origem ao empreendedorismo e ao retorno artesanal. Contudo, aproveita-se dessas percepções do crescimento exponencial do saber-fazer à criação, o propósito de solucionar problemáticas na área da comunicação. O handmade, como a própria tradução do termo, significa criação e desenvolvimento de produtos feitos de forma artesanal e/ou artística, sem processos industriais em sua totalidade, automatizados e criados em série. Empregou-se bibliografia na área do vestuário, gestão, tecnologia e história, como Lipovetsky (1989), Howkins (2012), Sennett (2019), entre outros tão importantes quanto, para brevemente compreender e abrir campo de estudo e investigação, tanto quanto propor soluções de estratégias de comunicação, permitindo assim, identificar suas histórias, pessoas envolvidas em suas produções, seus valores, seus propósitos e seus processos, atingindo uma inautenticidade visível e diferenciada da economia criativa. Para tanto, fez-se necessárias pesquisas, tanto bibliográficas, quanto mercadológica: pesquisas de campo em grupo já existente, para um melhor entendimento e análise de dados, orientação e planejamento diante de ferramentas criadas por Löbach (2001). Dentre outras opções oriundas de brainstorming, chegou-se à conclusão, embora tratandose de criação, moda e design, o produto final foi determinado sobre prerrogativas ligadas à gestão, marketing e comunicação, de que o produto teria maior eficiência aproveitando-se da tecnologia de vendas e conexões: um aplicativo com o objetivo de conectar os três públicos envolvidos, empreendedores/ marcas, artífices e públicos consumidores com desempenho de propagação à valorização dos handmades, interação entre artífices e marcas com interesses de networking e vendas. O projeto possui interesse de evolução mercadológica, junto ao desenvolvimento do aplicativo.
Abstract: The present project deals with the planning and prototyping of a product that seeks to solve problems about consumption values linked to the creative economy of clothing and the (re)emergence of the “human raw material” - creatives inserted in the handmade of clothing, identified in observations of the craft day by day and in surveys carried out among professionals and entrepreneurs in the State of Pernambuco. Over the last few decades, new business structures have emerged and the return of excluded and/or marginalized crafts, increasingly since the Industrial Revolution in England, in the last decades of the 18th century, has brought to light business opportunities with lucrative purposes that are becoming making livelihoods, usually coming from craftsmen from different segments of the area studied, giving rise to entrepreneurship and artisanal return. However, it takes advantage of these perceptions of the exponential growth of knowhow to creation, with the aim of solving problems in the area of communication. Handmade, as the translation of the term itself, means the creation and development of products made in an artisanal and/or artistic way, without industrial processes in their entirety, automated and created in series. Bibliography was used in the area of clothing, management, technology and history, to briefly understand and open a field of study and investigation, as well as proposing solutions for communication strategies, thus allowing to identify their stories, people involved in their productions, their values , its purposes and processes, thus achieving a visible and differentiated inauthenticity of the creative economy. Therefore, research was necessary, both bibliographical and marketing: field research in an existing group, for a better understanding and analysis of data, guidance and planning in the face of tools created by Löbach (2001). Among other options arising from brainstorming, the conclusion was reached, although in the case of creation, fashion and design, the final product was determined on prerogatives linked to management, marketing and communication, that the product would have greater efficiency by taking advantage of the sales technology and connections: an application with the aim of connecting the three audiences involved, entrepreneurs/brands, craftsmen and the consumer public with a performance to promote the appreciation of handmade products, interaction between craftsmen and brands with interests in networking and sales. The project is interested in market evolution, along with the development of the application.
Palavras-chave: Dissertações
Economia criativa
Vestuário - Projetos
Vestuário -- Indústria
Comunicação em marketing
Moda
Dissertations
Creative economy
Clothing - Projects
Clothing - Industry
Marketing communication
Fashion
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Mestrado em Indústrias Criativas
Citação: BRESANI, Mirella Campello. A valorização da criatividade no mercado de consumo de vestuário na contemporaneidade. 2023. 124 f Mestrado (Dissertação) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Indústrias Criativas. Mestrado Profissional em Indústrias Criativas, Recife 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1768
Data de defesa: 1-Mar-2023
Aparece nas coleções:Indústrias Criativas

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