Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/176
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Severino Ramos Lima de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1057236785474575por
dc.contributor.advisor1Morato, Henriette Tognetti Penha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0837731909860391por
dc.contributor.referee1Schmidt, Maria Luisa Sandoval-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0754153713899691por
dc.contributor.referee2Francisco, Ana Lúcia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5002638100198759por
dc.date.accessioned2017-06-01T18:08:42Z-
dc.date.available2007-03-27-
dc.date.issued2001-03-27-
dc.identifier.citationSOUZA, Severino Ramos Lima de. The experience of abondoned and institutionalized adolescents in face of being disconnected from the institution. 2001. 161 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade Católica de Pernambuco, recife, 2001.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/176-
dc.description.resumoSabemos que muitas das crianças abrigadas em instituições para abandonados, infelizmente, não serão beneficiadas pelos Programas de Colocação em Lar Substituto (guarda, tutela e adoção). Desse modo, passam a viver na instituição até que completem a maioridade quando, inevitavelmente, terão que ser desligadas. Este estudo vem focalizar, portanto, a experiência de adolescentes abandonados e institucionalizados frente ao desligamento institucional, em função da maioridade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de base fenomenológica onde buscamos trabalhar com depoimentos de jovens que estão vivenciando o processo de desligamento. A partir da perspectiva destes, estabelecemos uma discussão/reflexão em torno do significado/representação do desligamento na vida dos adolescentes e do papel dos educadores no conjunto das práticas institucionais, encaminhando-nos para possíveis alternativas que viabilizem processos de desligamentos mais satisfatórios tanto para os adolescentes quanto para a equipe de profissionais que com eles trabalhampor
dc.description.abstractWe are aware that the substitute home placement programs (Keepers, guardianshipo or adoption) will not, unfortunately, benefit many of the children living in abandoned/child institutions. For that reason, they remain at the institution until they are legally of age (majority), when they will be, inevitable, dismissed. The present study focuses, therefore, on the experience of abandoned and institutionalized adolescents in face of being disconnected from the institution due to becoming legally adults. This will be a qualitative research, based on the phenomenology approach, analyzing depositions of teen-agers who are experiencing the disconnection process. Considering their perspective, we establish a discussion/reflection on the meaning/representation the adolescents have of the institutional disconnection and on the role played by the educators in the complex of institutional practices. We point to possible alternatives which will enable more satisfactory disconnection processes for the adolescents as well as for the professionals that work with themeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-01T18:08:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 severino souza.pdf: 312151 bytes, checksum: 0c3416dd59033679fde1f8f641e8af8b (MD5) Previous issue date: 2001-03-27eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentPsicologia Clínicapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Psicologia Clínicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectassistênciapor
dc.subjectFundação da Criança e do Adolescentepor
dc.subjectmenores abandonadospor
dc.subjectmenores institucionalizadospor
dc.subjectpsicologia clínicapor
dc.subjectpsicologia do adolescentepor
dc.subjectRecifepor
dc.subjectadolescent psychologyeng
dc.subjectassistanceeng
dc.subjectchildren in institutionseng
dc.subjectclinical psychologyeng
dc.subjecthomeless childreneng
dc.subjectRecifeeng
dc.subjectFundação da Criança e do Adolescenteeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleA experiência de adolescentes abandonados e institucionalizados frente ao desligamento institucionalpor
dc.title.alternativeThe experience of abondoned and institutionalized adolescents in face of being disconnected from the institutioneng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Psicologia Clinica

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
severino souza.pdf304,83 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.