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Tipo do documento: Dissertação
Título: A literatura na aquisição de línguas estrangeiras: uma reflexão à luz da linguística e da psicanálise.
Autor: Martins, Dayse Limeira 
Primeiro orientador: Melo, Maria de Fátima Vilar de
Primeiro membro da banca: Carvalho, Glória Maria Monteiro de
Segundo membro da banca: Silva, Elisangela Maria da
Resumo: Propusemos nos a realizar uma pesquisa de cunho teórico à luz da psicanálise freud lacaniana e da linguística saussuriana jakobsoniana. Neste sentido, problematizamos que a inclusão da literatura como recurso didático no processo de ensino aprendizagem de uma língua estrangeira pode incidir de forma positiva sobre a dimensão afetiva/subjetiva, uma vez que a literatura permite uma libertação dos afetos e transformação do sujeito. A mesma está relacionada ao contar e ouvir histórias e, muitas vezes, permite u ma experiência sonora com outras línguas promovendo a ruptura de barreiras que aprisionam o sujeito à sua língua materna, minimizando suas resistências em relação ao novo idioma. Porém, é importante dizer também que, embora a literatura possa minimizar as dificuldades na aprendizagem de uma língua estrangeira, estas sempre irão existir, pois a aquisição desta nova língua ocorre de forma particular para cada sujeito. Assim, o objetivo geral desta pesquisa se ancora em discutir a inserção da literatura como recurso didático no ensino aprendizagem de línguas estrangeiras através da contação de histórias tendo em vista os efeitos subjetivos dessa aprendizagem. E como objetivos específicos: relacionar a aquisição de língua materna à língua estrangeira, discutir os efeitos subjetivos da aprendizagem de uma língua estrangeira em função do laço específico que o sujeito mantém com a sua língua materna e refletir sobre as incidências subjetivas da aprendizagem de uma língua à luz dos casos clínicos de Anna O. e Wolfso n, bem como das biografias de Elias Canetti e Aharon Appelfeld. As discussões empreendidas desvelam os efeitos subjetivos de uma língua e a literatura como recurso didático importante porque pode possibilitar uma libertação dos afetos e transformação do s ujeito, bem como por meio dos jogos sonoros pode contribuir para entrada na aquisição de uma língua estrangeira.
Abstract: We propose to carry out theoretical research in the light of freud lacanian psychoanalysis and saussurean jakobsonian linguistics. In this sense, we propose that the inclusion of literature as a didactic resource in the teaching learning process of a forei gn language can produce, can affect positively this affective/subjective dimension, since literature allows a release of affections and transformation of the subject., but also because it is related to the art of telling and listening to stories, it allows a sound experience with other languages, promoting the rupture of barriers that imprison the subject to his mother language, minimizing his resistance in relation to the new language. However, it is also important to say that, although literature can mini mize difficulties in learning a foreign language, they will always exist, as the acquisition of this new language occurs in a particular way for each subject. Thus, the general objective of this research is to discuss the insertion of literature as a didac tic resource in the teaching and learning of foreign languages through storytelling, considering the subjective effects of this learning. And as specific objectives: to relate the acquisition of the mother language to the foreign language, to discuss the subjective effects of learning a foreign language according to the specific bond that the subject maintains with his/her mother language and to reflect on the subjective incidences of learning a language in the light of the clinical cases of Anna O. and W olfson, as well as the biographies of Elias Canetti and Aharon Appelfeld. The discussions undertaken reveal the subjective effects of a language and literature as an important didactic resource because it allows a release of affections and transformation of the subject, as well as through sound games it can contribute to the entry into the acquisition of a foreign language.
Palavras-chave: Dissertações
Aquisição da segunda língua
Língua materna
Linguística
Psicanálise
Literatura (Linguística)
Dissertations
Second language acquisition
Mother tongue
Linguistics
Psychoanalysis
Literature (Linguistics)
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Mestrado em Ciências da Linguagem
Citação: MARTINS, Dayse Limeira. A literatura na aquisição de línguas estrangeiras : uma reflexão à luz da linguística e da psicanálise. 2022. 97 f Mestrado (Dissertação) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação Ciências da Linguagem. Mestrado Interinstitucional em Ciências da Linguagem, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1778
Data de defesa: 2-Mai-2022
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