Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1790
Tipo do documento: Dissertação
Título: Streaming audiovisual e futebol: caminhos e perspectivas no Brasil.
Autor: Araújo, Maria Lua Ribeiro 
Primeiro orientador: Bezerra, Cláudio Roberto de Araújo
Primeiro coorientador: Silva, Juliano Mendonça Domingues da
Primeiro membro da banca: Cardoso, João Batista Freitas
Segundo membro da banca: Rocha Júnior, Dario Brito
Resumo: A presente pesquisa de Mestrado, intitulada "Streaming Audiovisual e Futebol: Caminhos e Perspectivas no Brasil", está situada no campo da Comunicação e abrange as Indústrias Criativas no setor do audiovisual. Busca-se compreender as transformações na forma de produção e distribuição de conteúdo especializado em esportes e em tempo real nas plataformas de streaming. Nesse sentido, estuda-se, dentre outros aspectos, a linguagem, o formato, o aprimoramento tecnológico e o uso das ferramentas de streaming pelos clubes de futebol. Os resultados apresentados foram guiados pelo seguinte problema de pesquisa: Como o fenômeno do streaming tem impactado a indústria da transmissão de futebol no Brasil? Para responder a esta questão, foi realizada uma investigação exploratória, onde são contemplados conceitos como mídias e tecnologias digitais, convergência midiática, comunicação multimídia, comunicação ligada ao esporte, transmissões esportivas e cultura digital, a partir de dois casos com jogos transmitidos pelo YouTube: o Athletiba de 2017 e o Campeonato Carioca e Taça Rio de 2020. A partir do estudo, foi possível observar uma tendência na mudança da lógica de distribuição e consumo de conteúdo esportivo no país.
Abstract: This Master's research, entitled "Audiovisual Streaming and Football: Paths and Perspectives in Brazil", is located in the field of Communication and covers Creative Industries in the audiovisual sector. It seeks to understand the transformations in the form of production and distribution of specialized content in sports and in real time on streaming platforms. In this sense, it is studied, among other aspects, the language, format, technological improvement and the use of streaming tools by football clubs. The results presented were guided by the following research problem: How has the phenomenon of streaming impacted the football broadcasting industry in Brazil? To answer this question, an exploratory investigation was carried out, where concepts such as digital media and technologies, media convergence, multimedia communication, sports-related communication, sports broadcasts and digital culture are considered, based on two cases with games broadcast by YouTube: the Athletiba 2017 and the Campeonato Carioca and Taça Rio 2020. From the study, it was possible to observe a trend in the change in the logic of distribution and consumption of sports content in the country.
Palavras-chave: Dissertações
Comunicação de massa e esportes - Brasil
Futebol
Tecnologia streaming (Telecomunicação)
Youtube (Recurso eletrônico)
Dissertations
Mass communication and sports - Brazil
Soccer
Streaming technology (Telecommunications)
Youtube (Electronic resource)
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Mestrado em Indústrias Criativas
Citação: ARAÚJO, Maria Lua Ribeiro. Streaming audiovisual e futebol : caminhos e perspectivas no Brasil. 2021. 227 f Mestrado (Dissertação) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Indústrias Criativas. Mestrado Profissional em Indústrias Criativas, Recife 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1790
Data de defesa: 20-Out-2021
Aparece nas coleções:Indústrias Criativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_maria_lua_ribeiro_araujo.pdfDissertação na íntegra3,8 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.