Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1790
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Maria Lua Ribeiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6678525951633826por
dc.contributor.advisor1Bezerra, Cláudio Roberto de Araújo-
dc.contributor.advisor-co1Silva, Juliano Mendonça Domingues da-
dc.contributor.referee1Cardoso, João Batista Freitas-
dc.contributor.referee2Rocha Júnior, Dario Brito-
dc.date.accessioned2024-01-12T18:52:58Z-
dc.date.issued2021-10-20-
dc.identifier.citationARAÚJO, Maria Lua Ribeiro. Streaming audiovisual e futebol : caminhos e perspectivas no Brasil. 2021. 227 f Mestrado (Dissertação) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Indústrias Criativas. Mestrado Profissional em Indústrias Criativas, Recife 2021.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1790-
dc.description.resumoA presente pesquisa de Mestrado, intitulada "Streaming Audiovisual e Futebol: Caminhos e Perspectivas no Brasil", está situada no campo da Comunicação e abrange as Indústrias Criativas no setor do audiovisual. Busca-se compreender as transformações na forma de produção e distribuição de conteúdo especializado em esportes e em tempo real nas plataformas de streaming. Nesse sentido, estuda-se, dentre outros aspectos, a linguagem, o formato, o aprimoramento tecnológico e o uso das ferramentas de streaming pelos clubes de futebol. Os resultados apresentados foram guiados pelo seguinte problema de pesquisa: Como o fenômeno do streaming tem impactado a indústria da transmissão de futebol no Brasil? Para responder a esta questão, foi realizada uma investigação exploratória, onde são contemplados conceitos como mídias e tecnologias digitais, convergência midiática, comunicação multimídia, comunicação ligada ao esporte, transmissões esportivas e cultura digital, a partir de dois casos com jogos transmitidos pelo YouTube: o Athletiba de 2017 e o Campeonato Carioca e Taça Rio de 2020. A partir do estudo, foi possível observar uma tendência na mudança da lógica de distribuição e consumo de conteúdo esportivo no país.por
dc.description.abstractThis Master's research, entitled "Audiovisual Streaming and Football: Paths and Perspectives in Brazil", is located in the field of Communication and covers Creative Industries in the audiovisual sector. It seeks to understand the transformations in the form of production and distribution of specialized content in sports and in real time on streaming platforms. In this sense, it is studied, among other aspects, the language, format, technological improvement and the use of streaming tools by football clubs. The results presented were guided by the following research problem: How has the phenomenon of streaming impacted the football broadcasting industry in Brazil? To answer this question, an exploratory investigation was carried out, where concepts such as digital media and technologies, media convergence, multimedia communication, sports-related communication, sports broadcasts and digital culture are considered, based on two cases with games broadcast by YouTube: the Athletiba 2017 and the Campeonato Carioca and Taça Rio 2020. From the study, it was possible to observe a trend in the change in the logic of distribution and consumption of sports content in the country.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2024-01-12T18:52:58Z No. of bitstreams: 1 Ok_maria_lua_ribeiro_araujo.pdf: 3895628 bytes, checksum: 417ef137427b3a078a37c2a69e46d377 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-01-12T18:52:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ok_maria_lua_ribeiro_araujo.pdf: 3895628 bytes, checksum: 417ef137427b3a078a37c2a69e46d377 (MD5) Previous issue date: 2021-10-20eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Indústrias Criativaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDissertaçõespor
dc.subjectComunicação de massa e esportes - Brasilpor
dc.subjectFutebolpor
dc.subjectTecnologia streaming (Telecomunicação)por
dc.subjectYoutube (Recurso eletrônico)por
dc.subjectDissertationseng
dc.subjectMass communication and sports - Brazileng
dc.subjectSoccereng
dc.subjectStreaming technology (Telecommunications)eng
dc.subjectYoutube (Electronic resource)eng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleStreaming audiovisual e futebol: caminhos e perspectivas no Brasil.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Indústrias Criativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_maria_lua_ribeiro_araujo.pdfDissertação na íntegra3,8 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.