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Tipo do documento: Dissertação
Título: Ensino não formal e o judiciário: memórias e narrativas do Memorial da Justiça de Pernambuco.
Autor: Carvalho, Anamélia de
Primeiro orientador: Santos, Ana Cláudia de Araújo
Primeiro membro da banca: Rückert, Fabiano Quadros
Segundo membro da banca: Amorim, Helder Remigio de
Resumo: O presente trabalho tem como tema a importância pedagógica dos espaços de memória como recurso de ensino não formal na formação cultural de jovens adolescentes, com ênfase em memoriais da jus-tiça. A problemática da pesquisa se consistiu na necessidade de ampliar, para a sociedade, o conheci-mento sobre a relevância da atividade desempenhada pelo Poder Judiciário. O objetivo central do es-tudo é analisar o Memorial da Justiça de Pernambuco como ferramenta didática para construção de uma cultura política dos jovens. Apresenta discussões sobre os temas memória e educação, como tam-bém aborda conceitos de educação patrimonial e ensino não formal. Ademais, busca compreender o processo de ensino acerca do Poder Judiciário, ressaltando a necessidade de preservação da referida instituição. Objetiva, ainda, confirmar a hipótese da relevância do uso didático-pedagógico do memo-rial da justiça. Motivou o estudo a necessidade de ampliar a qualidade das informações referentes ao Poder Judiciário, sendo os memoriais importantes meios para contribuir com esse processo. Valendo-se de abordagem qualitativa produziu-se a base estrutural teórica e realizou-se estudo de caso por meio de coleta de dados em entrevistas semiestruturadas ao corpo docente de uma escola pública e de observação direta de visita ao Memorial da Justiça de Pernambuco. O produto da pesquisa será um videodocumentário.
Abstract: The present paper has as its theme the pedagogical importance of memory spaces as a non-formal teaching resource in the cultural education of adolescents, with emphasis on justice memorials. The research problem consisted of the need to expand knowledge about the relevance of the activity per-formed by the Judiciary. It presents discussions about the themes of memory and education, as well as the concepts of heritage education and non-formal education. The central objective of the study is to analyze the Memorial da Justiça as a didactic resource for the construction of a political culture for young people. It presents discussions on the themes of memory and education, as well as approaches concepts of heritage education and non-formal education. It also seeks to understand the teaching process about the Judiciary, emphasizing the need to preserve the historical memory of the institution. It also aims to confirm the hypothesis about the relevance of the didactic-pedagogical use of the justice memorial. The study is motivated by the need to expand the quality of information about the Judiciary, with memorials being important means to contribute to this understanding. Using a qualitative ap-proach, the theoretical structural basis was produced and a case study will be carried out with data collection in semi-structured interviews with public school faculty and direct observation of a visit to the memorial of justice in Pernambuco. The research product will be a video documentary.
Palavras-chave: Dissertações
Tribunal de justiça - Pernambuco
Poder judiciário - Pernambuco - História
Cultura política
Educação não-formal
Patrimônio cultural
Dissertations
Court of Justice - Pernambuco
Judiciary - Pernambuco - History
Political culture
Non-formal education
Cultural heritage
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Mestrado em História
Citação: CARVALHO, Anamélia de; SANTOS, Ana Claudia dos. Ensino não formal e o judiciário : memórias e narrativas do Memorial da Justiça de Pernambuco. 2023. 145 fl. Relatório técnico (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em História. Mestrado Profissional em História, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1791
Data de defesa: 5-Jul-2023
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