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Tipo do documento: Dissertação
Título: Perspectivas do ensino bilingue: uma análise crítica do parecer CNE/CEB N° 2/2020 e o cenário em Recife-PE.
Autor: Viana, Ana Carolina Cordeiro 
Primeiro orientador: Moraes, Antonio Henrique Coutelo de
Primeiro membro da banca: Beltrão, Márcio Evaristo
Segundo membro da banca: Fonte, Renata Fonseca Lima da
Resumo: O ensino de língua estrangeira, sobretudo o de língua inglesa, passou por diversas transformações ao longo das décadas, e atualmente, sua evidência está maior do que nunca, graças aos discursos vigentes a respeito de um “mundo globalizado” e das oportunidades do mercado de trabalho geradas aos que dominam o idioma. Em razão disso, há uma maior ênfase em seu método, o que gera discussões acerca de abordagens e metodologias de ensino, entre elas, a abordagem bilíngue, geradora do crescimento das escolas ditas “bilíngues”, que trabalham a crença que o ensino precoce e intensivo de uma segunda língua acarreta proficiência, melhores resultados e demais vantagens cognitivas em comparação aos demais alunos em escola monolíngue. A presente dissertação tem como objetivo observar a adoção do ensino de língua inglesa a partir da abordagem bilíngue nas escolas de Recife/PE, os efeitos da falta de sua regulamentação e na organização curricular dessas instituições educacionais e analisar as perspectivas da adoção do ensino bilíngue no Brasil, observando os desafios pedagógicos para sua regulamentação, realizando uma análise com base nos apontamentos de Análise Crítica do Discurso de Fairclough (2003 e 2016) combinados aos estudos de Bhaskar feitos por Barros (2015) quanto ao Realismo Crítico. A metodologia empregada realizou uma análise no documento Diretrizes Curriculares para a oferta de Educação Plurilíngue elaborado pelo Conselho Nacional de Educação e depoimentos de pais e responsáveis disponíveis em redes sociais, para estudar seus efeitos na sociedade bem como sobre instituições e perspectivas para diretrizes de implantação. Como resultados, observamos que o documento ainda possui lacunas a serem preenchidas em futuros debates, dada a abordagem mais cultural do bilinguismo não considerada nos documentos.
Abstract: Foreign language teaching, especially English, has undergone several transformations over the decades, and currently, its evidence is greater than ever, thanks to the current discourses about a “globalized world” and job opportunities to those who dominate the language. As a result, there is a greater emphasis on its method, which generates discussions about its teach-ing approaches and methodologies, among them, the bilingual approach, which generated the growth of so-called “bilingual” schools which work on the belief that early teaching and In-tensive study of a second language leads to proficiency, better results, and other cognitive advantages compared to other students in a monolingual school. This dissertation aims to ob-serve the adoption of English language teaching from the bilingual approach in schools in Recife/PE, the effects of its lack of regulation and the curricular organization of these educa-tional institutions and to analyze the prospects for the adoption of bilingual teaching in Brazil, observing the pedagogical challenges for its regulation, performing an analysis based on the notes of Critical Discourse Analysis by Fairclough (2003 and 2016) combined with Bhaskar's studies by Barros (2015) regarding Critical Realism. The methodology used will carry out an analysis of the Curriculum Guidelines document for the provision of Plurilingual Education prepared by the National Council of Education and testimonials from parents and guardians available on social networks, to study their effects on society as well as on institutions and perspectives for implementation guidelines.
Palavras-chave: Dissertações
Análise crítica do discurso
Bilinguismo
Língua inglesa - Estudo e ensino
Dissertations
Critical discourse analysis
Bilingualism
English language - Study and teaching
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Mestrado em Ciências da Linguagem
Citação: VIANA, Ana Carolina Cordeiro. Perspectivas do ensino bilingue: uma análise crítica do parecer CNE/CEB N° 2/2020 e o cenário em Recife-PE. 2023. 64 f. Mestrado (Dissertação) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação Ciências da Linguagem. Mestrado Interinstitucional em Ciências da Linguagem, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1802
Data de defesa: 11-Ago-2023
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