Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1807
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Cantando, lendo a Bíblia, orando: as Escolas Bíblicas Dominicais como estratégia de implantação das confissões de fé protestantes em solo brasileiro. |
Autor: | Nascimento, Rebeca Araújo Carvalho ![]() |
Primeiro orientador: | Marques, Luiz Carlos Luz |
Primeiro coorientador: | Silva, Edjaelson Pedro da |
Primeiro membro da banca: | Silva, Drance Elias da |
Segundo membro da banca: | Souza, José Roberto de |
Resumo: | Este trabalho pretende apresentar uma visão panorâmica e teológica do que se escreveu e estudou sobre a Escola Bíblica Dominical, fazendo a conexão do seu desenvolvimento no Brasil. Isto é, no tocante ao seu papel estratégico de consolidação do protestantismo brasileiro de missão, em meados do século XIX e início do século XX, por meio dos manuais didáticos de Escola Dominical. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo geral: Identificar, demonstrar e analisar a importância do processo pedagógico historicamente conhecido como Escola Bíblica Dominical que, através dos cânticos, da leitura da Bíblia e da prática da oração, foi adotado como uma das estratégias de implantação do protestantismo em solo brasileiro, em meados do século XIX e início do século XX. Visa demonstrar, comparando-os, os modelos implantados em solo brasileiro, com modelos clássicos do mundo anglo-saxão, buscando as explicações e justificativas de eventuais mudanças adaptativas à realidade social dos convertidos, na construção de um novo habitus e na conquista de um novo campo, em meio a uma sociedade em que o catolicismo popular imperava há séculos. A análise do corpus bibliográfico de pesquisa oportunizou a redescoberta de certos manuais didáticos que fulcrados na Bíblia, imprimem a perspectiva do protestantismo de origem missionária norte-americana, notadamente dos grupos congregacionais e batistas; o viés pedagógico desses manuais, desvela uma nova confissão de fé religião que estava surgindo no Brasil, durante o período já referido. Outrossim, no tocante aos resultados: as estratégias educacionais missionárias de Escolas Dominicais, de padrão norte-americano, no Brasil, não podem ser dissociadas do próprio projeto norte-americano de expansão: o “destino manifesto” de meados do século XIX. As Escolas Dominicais fundadas no Brasil dessa época, nascem vinculadas ao idealismo missionário dos congregacionais, presbiterianos e batistas de evangelização do Brasil. Adotou-se como procedimentos metodológicos a pesquisa histórica de caráter bibliográfico, elegendo-se como referencial teórico os autores discutidos no campo das Ciências da Religião, dentre eles, P. Bourdieu, A. G. Mendonça e P. Garcez, utilizando-se, também, da conceituação de M. de Certeau, no tocante à estratégia. |
Abstract: | This paper intends to present a panoramic and theological view of what has been written and studied about the Sunday School, making the connection of its development in Brazil. That is, regarding its strategic role in the consolidation of the Brazilian mission Protestantism, in the middle of the 19th century and beginning of the 20th century, through the Sunday School textbooks. In this sense, this research has as a general objective: To identify, demonstrate and analyze the importance of the pedagogical process historically known as Sunday School that. through songs, Bible reading and the practice of prayer, was adopted as one of the strategies of implantation of Protestantism in Brazilian soil, in the mid-nineteenth century and early twentieth century. It aims to demonstrate, by comparing them, the models implanted in Brazilian soil, with classical models from the Anglo-Saxon world, seeking the explanations and justifications of eventual adaptative changes to the social reality of the converts, in the construction of a new habitus and the conquest of a new field, in the midst of a society where popular Catholicism had reigned for centuries. The analysis of the bibliographical corpus of the research allowed the rediscovery of certain textbooks that, based on the Bible, print the perspective of the Protestantism of North-American missionary origin, notably the Congregational and Baptist groups; the pedagogical bias of these textbooks reveals a new confession of faith and religion that was emerging in Brazil during the above-mentioned period. Furthermore, regarding the results: the missionary educational strategies of the North-American Sunday Schools in Brazil cannot be dissociated from the North-American expansion project itself: the "manifest destiny" of the mid 19th century. The Sunday Schools founded in Brazil at that time were born linked to the missionary idealism of the Congregationals, Presbyterians and Baptists for the evangelization of Brazil. We adopted as methodological procedures the historical research of bibliographical character, electing as theoretical reference the authors discussed in the field of Religion Sciences, among them, P. Bourdieu, A. G. Mendonça and P. Garcez, also using the conceptualization of M. de Certeau, regarding the strategy. |
Palavras-chave: | Dissertações Protestantismo - Brasil - Doutrina bíblica Escolas dominicais Protestantes - Brasil - Missões Dissertations Protestantism - Brazil - Biblical doctrine Sunday schools Protestants - Brazil - Missions |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Católica de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UNICAP |
Departamento: | Departamento de Pós-Graduação |
Programa: | Mestrado em Ciências da Religião |
Citação: | NASCIMENTO, Rebeca Araújo Carvalho. Cantando, lendo a Bíblia, orando: as Escolas Bíblicas Dominicais como estratégia de implantação das confissões de fé protestantes em solo brasileiro. 2023. 113 f. Mestrado (Dissertação) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião. Mestrado em Ciências da Religião, Recife, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1807 |
Data de defesa: | 15-Mai-2023 |
Aparece nas coleções: | Ciencias da Religiao |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ok_rebeca_araujo_carvalho_nascimento.pdf | Dissertação na íntegra | 1,28 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.