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Tipo do documento: Dissertação
Título: O Eu Sou (Egõ Eimí) do IV evangelho e seu enraizamento na tradição bíblica da autarrevelação do Nome Divino.
Autor: Gomes, Vando Marques 
Primeiro orientador: Malzoni, Cláudio Vianney
Primeiro membro da banca: Andrade, Aíla Luzia Pinheiro de
Segundo membro da banca: Silva, Clodomiro de Souza e
Resumo: A presente pesquisa tem como objeto de estudo o Eu Sou (Egō eimí) do IV Evangelho, pronunciado diversas vezes por Jesus na obra joanina, e seu enraizamento na tradição bíblica da autorrevelação do nome divino. O objetivo é refletir sobre o sentido desse Eu Sou para o IV Evangelho em suas três formas de ocorrência: a simples, a absoluta e a acompanhada de predicativos; além de aprofundar quais os antecedentes veterotestamentários que inspiraram o autor do Evangelho nas autodeclarações Eu Sou de Jesus e seu paralelo com as autoproclamações de YHWH, quando também pronuncia o Eu Sou. A metodologia usada foi essencialmente a da pesquisa bibliográfica. Quanto aos resultados alcançados, aparece primeiramente que o Eu Sou de Jesus é uma fórmula de revelação como o Eu Sou do Antigo Testamento e faz parte da tradição da autorrevelação divina que perpassa toda a Escritura. Em segundo lugar, esse Eu Sou de Jesus encontra suas raízes na auto-apresentação de YHWH em Ex 3,14b, como ’ĕhǝyeh, mas principalmente nas autoproclamações ’ănî hû’ da literatura do Dêutero-Isaías, que ressaltam a unicidade do Deus verdadeiro. A terceira noção importante é a de que esse ’ănî hû’ da literatura profética se fortaleceu tanto que as tradições rabínicas proclamavam o nome de Deus com uma versão que ressaltava particularmente a intimidade e solidariedade entre YHWH e Israel: era o ’ănî wehû’ (Eu e Ele). Essa versão foi retomada pelo autor do IV Evangelho para mostrar a unidade e solidariedade entre Jesus e o Pai. Em quarto lugar, o Eu sou do IV Evangelho está a serviço da cristologia e do anúncio soteriológico que o evangelista quis ressaltar, além de mostrar quem Jesus é em relação à humanidade e o que oferece em sua missão de enviado do Pai quando o Eu sou encontra-se unido a vários predicados exclusivos para ele. Em último lugar, para o evangelista, Jesus e YHWH não são dois deuses, mas o Pai e o Filho em plena intimidade. Assim, tudo que pertence ao Pai é dado ao Filho, inclusive o seu nome sagrado; por isso, ele pode dá-lo a conhecer plenamente a todos que lhe foram confiados.
Abstract: The present research has as its object of study the I Am (Egō eimí) of the Fourth Gospel, pronounced several times by Jesus in the Johannine work, and its roots in the biblical tradition of the self-revelation of the divine name. The objective is to reflect on the meaning of this I Am for the IV Gospel in its three forms of occurrence: the simple, the absolute and the accompanied by predicatives; in addition to deepening the Old Testament antecedents that inspired the author of the Gospel in the self-declarations I Am of Jesus and its parallel with the self-proclamations of YHWH, when he also pronounces the I Am. The methodology used was essentially that of bibliographical research. As for the results achieved, it first appears that the I Am of Jesus is a formula of revelation like the I Am of the Old Testament and is part of the tradition of divine self-revelation that permeates all of Scripture. Secondly, this I Am of Jesus finds its roots in the self-presentation of YHWH in Ex 3,14b, as 'ĕhǝyeh, but mainly in the self-proclamations 'ănî hû' of the literature of Deutero-Isaiah, which emphasize the uniqueness of the true God . The third important notion is that this 'ănî hû' of the prophetic literature became so strong that the rabbinical traditions proclaimed the name of God with a version that particularly emphasized the intimacy and solidarity between YHWH and Israel: it was the 'ănî wehû' (I and he). This version was taken up by the author of the Fourth Gospel to show the unity and solidarity between Jesus and the Father. Fourthly, the I am of the IV Gospel is at the service of Christology and the soteriological proclamation that the evangelist wanted to emphasize, in addition to showing who Jesus is in relation to humanity and what he offers in his mission as an envoy of the Father when the I am it is joined to several predicates unique to it. Finally, for the evangelist, Jesus and YHWH are not two gods, but the Father and the Son in full intimacy. Thus, everything that belongs to the Father is given to the Son, including his sacred name; so he can make it fully known to all entrusted to him.
Palavras-chave: Dissertações
Bíblia N.T. João
Jesus Cristo - Divindade
Deus - Nome - Doutrina bíblica
Dissertations
Bible N.T. João
Jesus Christ - Divinity
God - Name - Biblical doctrine
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Mestrado em Teologia
Citação: GOMES, Vando Marques; MALZONI, Claudio Vianney. O Eu Sou (Egõ Eimí) do IV evangelho e seu enraizamento na tradição bíblica da autarrevelação do Nome Divino. 2023. 119 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Teologia. Mestrado em Teologia, Recife, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1814
Data de defesa: 28-Fev-2023
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