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Tipo do documento: Dissertação
Título: A busca ativa de estudantes (in)visíveis: a palavra dos professores na perspectiva de uma educação inclusiva.
Autor: Santos, Regenilson Veras 
Primeiro orientador: Cavalcanti, Wanilda Maria Alves
Primeiro membro da banca: Azevedo, Nadia Pereira Gonçalves de
Segundo membro da banca: Moraes, Antonio Henrique Coutelo de
Resumo: Esta dissertação é resultado da pesquisa que desenvolvemos no curso de Mestrado em Ciências da Linguagem, na linha de pesquisa Processos de Organização Linguística e Identidade Social para a obtenção do grau de mestre. A pretensão do trabalho é de analisar as estratégias utilizadas por professores de educação básica em sala de aula junto ao estudante com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), buscando compreender a educação inclusiva através da expressão que considera a linguística inclusiva, como um direito de todos à individualidade. Imbuído de um olhar sistêmico para as diversas facetas da educação brasileira, de uma educação heterogênea, do docente e sua formação, do estudante neuroatípico, da pessoa com TDAH, considerada incluída nos espaços de formação básica, representa o que buscamos desenvolver. A base teórica fundamentou-se nos trabalhos de Barkley, Teixeira; Lagares, Martelotta, Glat, Mazzotta, Mantoan, Figueiredo, dentre outros, tendo como pilar principal as concepções de Vygotsky sobre linguagem, aprendizagem e participação na sociedade de pessoas com deficiência que devem refletir sobre a práxis do ser docente frente a presença da linguística inclusiva no processo de ensino e aprendizagem na perspectiva igualmente inclusiva. Gardou, Gnerre e Rohde são também basilares para compreender o processo educacional na mesma perspectiva de inclusão e TDAH. Como metodologia aplicada, a abordagem foi de ordem qualitativa, com análise do corpus constituído de relatos de entrevistas com perguntas semiestruturadas respondidas por nove (09) professores do ensino médio, além dos registros das observações das aulas ministradas de uma escola inclusiva na cidade do Recife. Ao final deste trabalho, compreendemos melhor as ocorrências escolares e sociais que contornam o contexto no qual foram descritas, tornando possível adotarmos uma ação inclusiva ampla, melhorando a qualidade do desenvolvimento dos que participaram dessa investigação. Percebemos, ainda, que o processo de inclusão para o estudante com TDAH ainda precisa de uma atuação de todos os atores para que este processo aconteça de maneira real e concreta.
Abstract: This dissertation is the result of the research we developed in the master’s course in Language Sciences, in the research line Processes of Linguistic Organization and Social Identity to obtain the master's degree. The intention of the work is to analyze the strategies used by basic education teachers in the classroom with the student with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) seeking to understand inclusive education through the expression that considers inclusive linguistics, as a right of all to individuality. Imbued with a systemic look at the various facets of Brazilian education, a heterogeneous education, the teacher and his training, the neuroatypical student, the person with ADHD, considered included in the basic training spaces, represents what we seek to develop. The theoretical basis was based on the works of Barkley, Teixeira; Lagares, Martelotta, Glat, Mazzotta, Mantoan, Figueiredo, among others, having as main pillar the conceptions of Vygotsky on language, learning and participation in the society of people with disabilities who must reflect on the praxis of being a teacher in the presence of inclusive linguistics in the teaching and learning process in an equally inclusive perspective. Gardou, Gnerre and Rohde are also basic to understand the educational process in the same perspective of inclusion and ADHD. As applied methodology, the approach was qualitative, with analysis of the corpus consisting of reports of interviews with semi-structured questions answered by nine (09) high school teachers, in addition to the records of observations of classes taught in an inclusive school in the city of Recife. At the end of this work, we better understand the school and social occurrences that surround the context in which they were described, making it possible to adopt a broad inclusive action, improving the quality of the development of those who participated in this investigation. We also realize that the inclusion process for the student with ADHD still needs an action of all actors for this process to happen in a real and concrete way.
Palavras-chave: Dissertações
Linguistica - estudo e ensino
Educação inclusiva
Distúrbio da falta de atenção com hiperatividade
Estratégias de aprendizagem
Dissertations
Linguistics - study and teaching
inclusive education
Inattention disorder with hyperactivity
Learning Strategies
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Mestrado em Ciências da Linguagem
Citação: SANTOS, Regenilson Veras. A busca ativa de estudantes (in)visíveis: a palavra dos professores na perspectiva de uma educação inclusiva. 2023. 145 f. Mestrado (Dissertação) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação Ciências da Linguagem. Mestrado Interinstitucional em Ciências da Linguagem, Recife, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1817
Data de defesa: 14-Set-2023
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