Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1818
Tipo do documento: Tese
Título: Os sentidos da inovação no ensino jurídico: a expansão do movimento de clínicas jurídicas no Brasil e na França.
Autor: Castilho, Natalia Martinuzzi 
Primeiro orientador: Teixeira, João Paulo Allain
Segundo orientador: Hennette-Vauchez, Stéphanie
Primeiro coorientador: Schiocchet, Taysa
Primeiro membro da banca: Félix, Loussia Musse Penha
Segundo membro da banca: Nicácio, Camila Silva
Terceiro membro da banca: Ghirardi, José Garcez
Quarto membro da banca: Almeida, Eloísa Machado de
Resumo: Na primeira década do século XXI, o chamado ensino jurídico clínico alcança dimensões globais. Esta tese trata do processo de expansão internacional, e de chegada, em âmbito local, das clínicas jurídicas em dois cenários distintos: Brasil e França. Através de entrevistas com professores de clínicas de distintas nacionalidades, estudantes e membros de organizações da sociedade civil parceiras, observação e participação em seminários, congressos e atividades sobre ensino jurídico clínico, análise bibliográfica e documental, esta pesquisa busca uma compreensão etnográfica dos nexos entre ensino jurídico clínico, inovação, formação prático-profissional e função social das universidades em torno do processo de incorporação das clínicas jurídicas no Brasil e na França. Na primeira parte, descrevemos os aportes teóricos - a economia política do conhecimento jurídico e o pensamento descolonial - sob os quais se interpreta o processo de globalização das clínicas jurídicas e identifica, com a primeira parte dos dados da pesquisa empírica, as escolhas intelectuais, políticas e institucionais que levaram ao surgimento e à implementação das clínicas jurídicas nos dois países. Na segunda parte, abordamos os aspectos que possibilitam, ou desafiam, a consolidação e a expansão, local e global, do ensino jurídico clínico, a partir da análise da segunda parte dos dados da pesquisa empírica. Estabelecer e conhecer as aproximações e divergências entre os dois cenários pesquisados, Brasil e França, nos possibilitou: i) identificar que os significados de ensino jurídico clínico, central nas discussões pedagógicas, profissionais e sociais do ensino jurídico, também indicam, nos contextos locais e globais, dinâmicas desiguais de poder, especialmente diante da categorização "inovação" versus "atraso"; ii) identificar e analisar como as condicionantes, internas e externas, do processo de expansão global do ensino jurídico clínico, podem contribuir para impulsionar reflexões e propostas pedagógicas que visem à superação de tais assimetrias e à “descompartimentalização” do conhecimento jurídico, pautadas pelo diálogo e reconhecimento mútuo.
Abstract: In the first decade of the 21st century, clinical legal education has reached global dimensions. This thesis addresses the process of international expansion and local implementation of legal clinics in two distinct scenarios: Brazil and France. Through interviews with professors from clinics of different nationalities, students, and members of non-governmental organizations, as well as through observation and participation in seminars, conferences, and activities related to clinical legal education, and analysis of bibliographic and documentary sources, this research aims to provide an ethnographic understanding of the connections between clinical legal education, innovation, practical-professional training, and the social role of universities in the process of incorporating legal clinics in Brazil and France. In the first part, the thesis describes the theoretical contributions - the political economy of legal knowledge and decolonial thinking - which provide the framework for interpreting the globalization of legal clinics. It identifies, based on the first set of empirical research data, the intellectual, political, and institutional choices that led to the emergence and implementation of legal clinics in both countries. In the second part, we address the aspects that enable or challenge the consolidation and global/local expansion of clinical legal education, based on the analysis of the second set of empirical research data. Establishing and understanding the similarities and differences between the two researched scenarios, Brazil and France, enabled us to: i) identify that the meanings of clinical legal education, central to pedagogical, professional, and social discussions within legal education, also reflect unequal power dynamics in local and global contexts, especially in the categorization of 'innovation' versus 'backwardness'; ii) identify and analyze how the internal and external conditions of the global expansion process of clinical legal education can contribute to fostering reflections and pedagogical proposals aimed at overcoming such asymmetries and 'decompartmentalizing' legal knowledge, guided by dialogue and mutual recognition.
Palavras-chave: Teses
Direito - Estudo e ensino
Extensão universitária
Direito e economia
Inovações educacionais
Theses
Law - Study and teaching
University Extension
Law and economics
Educational innovations
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Doutorado em Direito
Citação: CASTILHO, Natalia Martinuzzi. Os sentidos da inovação no ensino jurídico: a expansão do movimento de clínicas jurídicas no Brasil e na França. 2023. 332 f. Tese (Doutorado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Direito. Doutorado em Direito, Recife, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1818
Data de defesa: 5-Set-2023
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_natalia_martinuzzi_castilho.pdfTese na íntegra2,23 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.