Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/182
Tipo do documento: Dissertação
Título: Adolescência e psicanálise: uma possibilidade teórica
Título(s) alternativo(s): Adolescence and psychoanalysis a theoretical possibility
Autor: Dantas, Nara Maria 
Primeiro orientador: Ribas, Maria Cicília
Primeiro membro da banca: Andrade, Luis Francisco Gonçalves de
Segundo membro da banca: Queiroz, Edilene Freire de
Resumo: Temos verificado, desde algum tempo, um crescente número de estudos voltados para a adolescência. Há quem classifique a modernidade como um tempo adolescente, cujo modelo de referência é a adolescência. Observamos que muitos dos comportamentos apresentados por alguns adultos são imitações dos encontrados nos adolescentes. Com a falência da função paterna, o processo adolescente tem se alongado através dos tempos, bem como, temos visto novas formas de manifestações sintomáticas características dessa idade. Com a descoberta do complexo de Édipo, a adolescência perde a importância que tivera no início da construção da psicanálise. Vemos ela reaparecer nos Três Ensaios (1905) como última etapa da sexualidade e é eleita, por Freud, como lugar de uma das mais difíceis e dolorosas tarefas que se deve empreender, ou seja, o desligamento das figuras parentais. Nosso objetivo nesse trabalho é eleger a adolescência como tempo de re- significação edípica, resgatando-a da obra freudiana, transformando-a num conceito operante, a partir das contribuições trazidas por Lacan à psicanálise, para oferecer-lhes um estatuto metapsicológico. Essa construção teórica possibilitará dar um lugar de destaque à adolescência na psicanálise, visto que não podemos negar sua existência nos fenômenos contemporâneos
Abstract: It has been verified in literature a growing number of studies concerning adolescence. One may classify modernity as an adolescent time whose model is adolescence. It has been observed that a great number of the behaviors presented by some adults are actually imitations of those found in adolescents. With the failure of the parental function, the adolescence process has been lengthened throughout the times and also new forms of symptomatic manifestations characteristic of this period have been observed. With the discovery of the oedipus complex, adolescence loses the importance it has had at the begining of the psychoanalysis construction. It reappears at Three Essays on the Theory of Sexuality (1905) as the last stage of sexuality and it is assigned by Freud to be the place where one of the hardest and most painful tasks are to be endured: the detachment from the parental figures. In the present work adolescence is chosen as an oedipal re-signification time, recovering from freudian works and transforming it in an operant concept considering Lacan s contributions to psychoanalysis, with the purpose of offering a metapsychological statute. This theoretical construction will make possible to give emphasis to adolescence in psychoanalysis given that we cannot deny its existence is contemporary phenomena
Palavras-chave: adolescência
psicologia da adolescência
complexo de Édipo
psicanálise
adolescence
adolescent psychology
meaning (psychology)
Oedipus complex
psychoanalysis
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Psicologia Clínica
Programa: Mestrado em Psicologia Clínica
Citação: DANTAS, Nara Maria. Adolescence and psychoanalysis a theoretical possibility. 2002. 56 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2002.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/182
Data de defesa: 19-Jul-2002
Aparece nas coleções:Psicologia Clinica

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Nara Dantas.pdf357,17 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.