Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1823
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Genilson Sousa da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9464755759436804por
dc.contributor.advisor1Ribeiro Júnior, Nilo-
dc.contributor.referee1Vasconcelos, Sérgio Sezino Douets-
dc.contributor.referee2Andrade, Joachim-
dc.date.accessioned2024-03-01T16:44:09Z-
dc.date.issued2023-08-11-
dc.identifier.citationSILVA, Genilson Sousa da. A singularidade do sacrifício de Cristo/ uma abordagem ético-teológica a partir da obra de René Girard. 2023. 156 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Teologia. Mestrado em Teologia, Recife, 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1823-
dc.description.resumoEsta pesquisa objetivou aprofundar, à luz da teoria mimética de René Girard, o significado do sacrifício de Cristo como superação da lógica sacrificial, buscando problematizar a missão do cristianismo e o seu papel ético na contemporaneidade. De maneira específica, buscou-se verificar a lógica do desejo mimético a partir do seu desenvolvimento cultural, desde a perspectiva das relações conflituosas à construção do bode expiatório. Para isso, fez-se uma alusão ao conceito de vítima sacrificial, levando em consideração os relatos da Paixão, a partir das escrituras proféticas do Antigo Testamento bem como, a diferenciação reveladora pela inteligência da vítima doadora no Novo Testamento; tendo em vista o sacrifício nas culturas míticas, ou seja, através das narrativas mitológicas, abarcada pela cultura grega e demais culturas. Além disso, construiu-se um caminho reflexivo que interliga a presença do cristianismo no cenário atual, que é marcado pela violência e cultura de morte, bem como o papel ético dos cristãos na preservação da vida. Dessa forma, percebeu-se que, com as luzes advindas da antropologia, a teologia redescobriu o papel ético do cristianismo no mundo atual. A retomada dessa consciência deu-se, sobretudo, pelo aprofundamento sobre o desejo mimético e seus desdobramentos, que têm várias referências, especialmente, nas relações humanas. Com esse embasamento, o cristianismo se apresenta como um modelo de resolução dos conflitos, que desde a tradição judaica comprometia-se em resolvê-los pelo amor solidário em defesa das vítimas, não pela própria violência. A singularidade do sacrifício de Cristo aponta, através do modo de vida de Jesus, mecanismos que direcionam para modelos de relações voltadas para ética, tanto do cuidado em defesa das vítimas, quanto da libertação humana dos ciclos miméticos. A teoria mimética de Girard, em consonância com os dados antropológicos, viabiliza a compreensão da vocação cristã em nossos dias e, ao mesmo tempo, potencializa e revitaliza a ação do cristão no mundo – como testemunhas de relações fraternas e sadias, que evidenciem no ser humano a capacidade de viver a sabedoria solidária advinda de Jesus e através dos sobreviventes resilientes. Com isso, esse trabalho traz como resultado, a conscientização dos cristãos, da atualidade, tendo em vista a inteligência da vítima, ou seja, a relação trinitária que movia a vida de Jesus, e que dá sentido a vida de cada cristão, bem como, a compreensão da lógica amorosa de Cristo em doar-se conscientemente e livremente, contrariando a cultura do mecanismo conflituoso nas relações humanas.por
dc.description.abstractThis research aimed to deepen, in the light of René Girard's mimetic theory, the meaning of Christ's sacrifice as overcoming the sacrificial logic, seeking to problematize the mission of Christianity and its ethical role in contemporary times. Specifically, we sought to verify the logic of mimetic desire from its cultural development, from the perspective of conflicting relationships to the construction of the scapegoat. For this, we made an allusion to the concept of sacrificial victim, taking into account the accounts of the Passion, from the prophetic scriptures of the Old Testament, as well as the revealing differentiation by intelligence of the donor victim in the New Testament; in view of sacrifice in mythical cultures, that is, through mythological narratives, encompassed by Greek culture and other cultures. In addition, a reflective path was built that interconnects the presence of Christianity in the current scenario, which is marked by violence and a culture of death, as well as the ethical role of Christians in the preservation of life. In this way, it was noticed that, with the light coming from anthropology, theology rediscovered the ethical role of Christianity in today's world. The resumption of this awareness occurred, above all, by deepening the mimetic desire and its consequences, which have several references, especially in human relationships. With this foundation, Christianity presents itself as a model of conflict resolution, which since the Jewish tradition was committed to resolving them through solidary love in defense of the victims, not through violence itself. The uniqueness of Christ's sacrifice points out, through Jesus' way of life, mechanisms that direct towards models of relationships focused on ethics, both in terms of care in defense of the victims, as well as human liberation from mimetic cycles. Girard's mimetic theory, in line with anthropological data, enables the understanding of the Christian vocation in our days and, at the same time, enhances and revitalizes the Christian's action in the world - as witnesses of fraternal and healthy relationships, which show in the being human the ability to experience the solidary wisdom that comes from Jesus and through resilient survivors. With this, this work brings as a result, the awareness of Christians, of the present time, in view of the intelligence of the victim, that is, the Trinitarian relationship that moved the life of Jesus, and that gives meaning to the life of each Christian, as well as , the understanding of Christ's loving logic in giving himself consciously and freely, going against the culture of the conflicting mechanism in human relationships.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2024-03-01T16:44:09Z No. of bitstreams: 1 Ok_genilson_sousa_silva.pdf: 1002262 bytes, checksum: f27e4a8d5efac36b36a2aebc78c115bc (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-01T16:44:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ok_genilson_sousa_silva.pdf: 1002262 bytes, checksum: f27e4a8d5efac36b36a2aebc78c115bc (MD5) Previous issue date: 2023-08-11eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Teologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDissertaçõespor
dc.subjectSacrifice - Christianitypor
dc.subjectDesire (Philosophy)por
dc.subjectMimesispor
dc.subjectScapegoatpor
dc.subjectDissertationseng
dc.subjectSacrifice - Christianityeng
dc.subjectDesire (Philosophy)eng
dc.subjectMimesiseng
dc.subjectScapegoateng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.titleA singularidade do sacrifício de Cristo: uma abordagem ético-teológica a partir da obra de René Girard.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Teologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_genilson_sousa_silva.pdfDissertação na íntegra978,77 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.