Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1834
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Josivaldo Barbosa da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4524340400074762por
dc.contributor.advisor1Henz, Rossana Regina Guimarães-
dc.contributor.referee1Fonte, Renata Fonseca Lima da-
dc.contributor.referee2Barros, José Batista de-
dc.date.accessioned2024-03-20T21:21:49Z-
dc.date.issued2024-01-22-
dc.identifier.citationSILVA, Josivaldo Barbosa da. O que dizem os professores sobre alfabetização e letramento numa perspectiva interdisciplinar. 2023. 204 f. Mestrado (Dissertação) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação Ciências da Linguagem. Mestrado Interinstitucional em Ciências da Linguagem, Recife, 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1834-
dc.description.resumoA alfabetização e o letramento representam processos que devem incluir ações que possibilitem ensinar com significado para a criança, de modo que a leitura e a escrita não sejam apenas uma forma de codificar e decodificar palavras, mas sim uma maneira de depreender um sentido ao que está escrito, a fim de que o mesmo processo seja praticado em situações concretas da sociedade. Para isso, faz-se necessário alfabetizar e letrar dentro do contexto da interdisciplinaridade. Com base nisso, o presente estudo teve como objetivo analisar os saberes e a práxis dos docentes nas questões referentes à alfabetização e ao letramento na perspectiva interdisciplinar. O método de pesquisa utilizado foi qualitativo, exploratório e descritivo, e a coleta de dados envolveu pesquisa bibliográfica e de campo. A pesquisa bibliográfica teve como foco fundamentar o processo histórico do saber sobre a alfabetização que envolve a interlocução entre o campo educacional e o da linguagem com a temática da interdisciplinaridade. A pesquisa de campo foi realizada por meio de estudo de caso, a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com professores do 1º ano do Ensino Fundamental, da Rede Municipal de Ensino de Recife (PE), visando entender a incursão dos docentes pela alfabetização e letramento numa perspectiva interdisciplinar. Os resultados indicaram que a maioria dos participantes desta pesquisa não utilizam práticas interdisciplinares no contexto da alfabetização e letramento, ou o fazem sem qualquer planejamento e alheios às teorias atuais de alfabetização. A maioria faz uso de métodos de alfabetização tradicionais e, muitas vezes, não conhecem o seu significado.por
dc.description.abstractLiteracy and literacy represent processes that must include actions that make it possible to teach with meaning for the child, so that reading and writing are not just a way of decoding words, but rather a way of deriving meaning from what is written, so that the same process is practiced in concrete situations of society. For this, it is necessary to teach literacy within the context of interdisciplinarity. Based on this, the present study aimed to analyze the knowledge and practice of teachers in questions related to literacy and literacy in an interdisciplinary perspective. The research method used was qualitative, exploratory and descriptive and data collection involved bibliographical and field research. The bibliographical research focused on substantiating the historical process of knowledge about literacy that involves the dialogue between the educational field and that of language with the theme of interdisciplinarity. The field research was carried out through case studies, based on semi-structured interviews with teachers of the 1st year of elementary education in the municipal education network of Recife (PE), aiming to understand the incursion of teachers into literacy and literacy from a perspective interdisciplinary. The results indicated that most of the participants in this research do not use interdisciplinary practices in the context of literacy and literacy, or do so without any planning and unrelated to current theories of literacy. Most make use of traditional literacy methods and often do not know their meaning.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2024-03-20T21:21:49Z No. of bitstreams: 1 Ok_josivaldo_barbosa_silva.pdf: 1787559 bytes, checksum: cd911b9bbf025f276e363fb32e24cabf (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-20T21:21:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ok_josivaldo_barbosa_silva.pdf: 1787559 bytes, checksum: cd911b9bbf025f276e363fb32e24cabf (MD5) Previous issue date: 2024-01-22eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDissertaçõespor
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectPrática de ensinopor
dc.subjectDissertationseng
dc.subjectInterdisciplinary approach to knowledge in educationeng
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectTeaching practiceeng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titleO que dizem os professores sobre alfabetização e letramento numa perspectiva interdisciplinar.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_josivaldo_barbosa_silva.pdfDissertação na íntegra1,75 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.