Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1837
Tipo do documento: Dissertação
Título: A escrita como invenção de uma adolescente negra, com deficiência física, no encontro com o feminino: uma construção de caso clínico em psicanálise.
Autor: Paz, Quezia Menezes da 
Primeiro orientador: Barros, Paula Cristina Monteiro de
Primeiro membro da banca: Queiroz, Edilene Freire de
Segundo membro da banca: Pontes, Suely Aires
Resumo: Na psicanálise, a adolescência é uma construção, efeito dos emaranhados de nossa época; implica um trabalho psíquico, no que tange ao desligamento mais efetivo dos pais, à constatação da fragilização dos referenciais, à inconsistência do Outro, ao confronto com os impasses referentes ao corpo e ao real do sexo. É na adolescência que os referenciais simbólicos da infância passam a não bastar para dar conta desse real (im)possível de simbolizar. Na prática e escuta clínica em uma instituição de saúde mental, as narrativas de uma adolescente apontavam para os embaraços característicos desse momento. Eram impasses que convocavam a uma elaboração psíquica e que, concomitantemente, apontavam para o que é possível de se criar; foi diante disso que a escrita surgiu como sua invenção singular. Para abarcar essa dimensão, propusemos, como objetivo geral desta pesquisa, discutir a escrita como invenção de uma adolescente negra e com deficiência física, atendida em uma instituição de saúde mental, frente ao encontro com o feminino, a partir de proposições psicanalíticas lacanianas. Como objetivos específicos: investigar a construção da noção de feminino a partir da perspectiva psicanalítica lacaniana; discutir a errância da sexualidade adolescente a partir das ressonâncias da atualidade, no que tange à inconsistência dos laços sociais; analisar o modo como o feminino aparece na clínica com uma adolescente negra e com deficiência física em relação ao corpo; analisar a escrita de uma adolescente como uma invenção possível frente ao impossível de dizer do feminino. A proposta metodológica desta pesquisa foi a construção do caso clínico em psicanálise, realizada a partir dos registros clínicos da praticante da psicanálise, pautada no que foi vivenciado na relação transferencial, o que permitiu uma articulação entre teoria e prática clínica, visando sustentar uma dimensão do singular do caso. A partir da construção do caso, reitera-se o recurso à escrita como uma invenção adolescente e uma saída possível para os conflitos vivenciados nesse momento da vida. Buscou-se contribuir com uma leitura e uma prática mais atentas aos impasses da adolescente, com o feminino e com a sexualidade, como também, com a singularidade das demandas dessa adolescente negra e com deficiência física, oferecendo, assim, subsídios teórico-clínicos para o atendimento clínico institucional ao sujeito adolescente.
Abstract: In psychoanalysis, adolescence is a construction, an effect of the entanglements of our time. It implies psychic effort in terms of more effective disconnection from parents, the realization of the weakening of references, the inconsistency of the Other, and the confrontation with impasses regarding the body and the reality of sex. In adolescence, the symbolic references of childhood are no longer enough to fulfill this reality (im)possible to symbolize. In clinical practice and listening in a mental health institution, a teenager's narratives pointed to the embarrassment characteristic of this moment. They were impasses that called for a psychic elaboration and, concomitantly, directed to what was possible to create. It was in light of this that writing emerged as his singular invention. To encompass this dimension, we proposed, as a general objective of this research, to discuss writing as an invention of a black teenager with a physical disability, treated in a mental health institution, in the face of the encounter with the feminine, based on Lacanian psychoanalytic propositions. Specific objectives: investigate the construction of the notion of feminine from the Lacanian psychoanalytic perspective; discuss the errancy of adolescent sexuality based on current resonances, regarding the inconsistency of social ties; analyze how the feminine appears in the clinic with a black teenager with a physical disability about her body; analyze the writing of a teenager as a possible invention in the face of the impossible to say about the feminine. The methodological proposal of this research was the construction of the clinical case in psychoanalysis, carried out based on the clinical records of the psychoanalysis practitioner, based on what was experienced in the transference relationship, which allowed an articulation between theory and clinical practice, aiming to support a dimension of the unique to the case. From the construction of the case, the use of writing is reiterated as an adolescent invention and a possible way out of the conflicts experienced at this moment in life. The aim was to contribute with a reading and practice that is more attentive to the adolescent's impasses, with the feminine and with sexuality, as well as with the singularity of the demands of this black teenager with physical disabilities, thus offering theoretical-clinical support for institutional clinical care for adolescent subjects.
Palavras-chave: Dissertações
Psicanálise
Psicanálise do adolescente
Errância
Escrita
Adolescentes (Meninas)
Dissertations
Psychoanalysis
Adolescent psychoanalysis
Wandering
Writing
Teenagers (Girls)
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Mestrado em Psicologia Clínica
Citação: PAZ, Quezia Menezes da. A Escrita como invenção de uma adolescente negra, com deficiência física, no encontro com o feminino: uma construção de caso clínico em psicanálise. 2023. 99 f. Mestrado (Dissertação) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica. Mestrado Profissional em Psicologia Clínica, Recife, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1837
Data de defesa: 18-Out-2023
Aparece nas coleções:Psicologia Clinica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_quezia_menezes_paz.pdfDissertação na íntegra1,01 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.