Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1842
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Viviane Natália Victor Pereira da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5528703714591951por
dc.contributor.advisor1Francisco, Ana Lúcia-
dc.contributor.referee1Souza, Severino Ramos Lima de-
dc.contributor.referee2Battistelli, Bruna Moraes-
dc.date.accessioned2024-04-01T23:20:34Z-
dc.date.issued2023-10-20-
dc.identifier.citationSILVA, Viviane Natália Victor Pereira da. Juventude em conflito com a lei e violência racial: a prática da psicologia diante dos jovens que cumprem medida socioeducativa em meio aberto. 2023. 86 f. Mestrado (Dissertação) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica. Mestrado Profissional em Psicologia Clínica, Recife, 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1842-
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo cartografar as práticas dos(as) psicólogos(as) diante da temática da violência racial no acompanhamento de jovens em medida socioeducativa de liberdade assistida na cidade do Recife. A pesquisa traz como foco a temática da violência racial com o intuito de problematizar como isso vem sendo trabalhado na medida socioeducativa em meio aberto. Como referencial teórico, o trabalho está apoiado nos estudos de Michel Foucault, na perspectiva da necropolítica de Mbembe, bem como nos aportes teóricos de Deleuze e Guattari, sobretudo aqueles que dizem respeito às forças instituídas presentes nessas práticas. Subsidiamos o trabalho de dissertação a partir de uma pesquisa-intervenção de abordagem cartográfica. Para tanto, foram realizadas entrevistas narrativas, objetivando identificar as linhas duras e as linhas flexíveis, as rupturas e resistências, no âmbito das práticas psicológicas adotadas na medida socioeducativa em meio aberto. Participaram da pesquisa seis psicólogos(as), todos com mais de cinco anos de experiência e que atuavam nos Centros de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) da cidade do Recife. Também utilizamos como recurso o diário de campo, a partir do qual relatamos os elementos presentes no processo de pesquisar. As narrativas põem em relevo experiências com ramificações rizomáticas diferentes. Embora os desafios que se colocam diante da atuação em práticas socioeducativas sejam os mesmos, ressaltamos a conciliação entre o compromisso ético, estético e político e os aspectos técnicos que requerem tomadas de decisões quanto ao sistema judiciário, além dos dispositivos que nos levam a perceber que em sua base de atuação está o racismo estrutural, muitas vezes sequer percebido pelos(as) participantes da pesquisa. No acompanhamento das experiências narradas pelos(as) colaboradores(as), construímos os pontos de análise, que nomeamos como “Plano de afetações”. Nessa perspectiva, dividimos a análise em três planos: “Juventude em conflito com a lei, violência racial e políticas públicas: caminhos que se cruzam”; “A prática da psicologia com jovens em medida socioeducativa de liberdade assistida: por uma atuação antirracista”; e “As relações raciais e o regime de poder: governabilidade e neoliberalismo”. Baseado no contexto para o qual essa dissertação se direcionou, pois não temos como desvincular a prática da psicologia nas medidas socioeducativas em meio aberto da Política da Assistência Social e as questões raciais que as atravessam, cumpre destacar que o sistema genocida da população negra é uma política de morte e um ataque à democracia no Brasil, que se engendra no interior das instituições.por
dc.description.abstractThis dissertation aims to map the experience of psychological on the theme of racial violence in the monitoring of young people in a socio-educational measure of assisted freedom in the city of Recife. The work focuses on the theme of racial violence in order to problematize how this has been work in the socio-educational measure in an open environment. As a theoretical framework, we support the studies of Michel Foucault, Mbembe's perspective of necropolitics, as well as the theoretical contributions of Deleuze and Guattari, especially those concerning the instituted forces present in these practices. We subsidize the dissertation work from an intervention research with a cartographic approach. For this purpose, narrative interviews were carried out with the aim of identifying the hard and soft lines, the ruptures and resistances, within the scope of the psychological experience adopted in the socio-educational measure in an open environment. Six psychologists participated in the research, all with more than five years of experience and who worked in the Specialized Reference Centers for Social Assistance (CREAS) in the city of Recife. We also used the field diary as a resource, from which we reported the elements present in the research process . The narratives highlight experiences with different rhizomatic ramifications. Although the challenges facing acting in socio-educational practices are the same, we emphasize the conciliation between the ethical – aesthetic and political commitment and the technical aspects that require decision-making regarding the judicial system, in addition to the devices that lead us to perceive that its basis of action is structural racism, often nerver even noticed by the research participants. In monitoring the experiences narrated by the collaborator(s), we built the points of analysis, which we named as “Plan of allocations”. In this perspective, we divided the analysis into three levels: Youth in conflict with the law, racial violence and public policies: Paths that intersect; the practice of psychology with young people in a socio-educational measure of assisted freedom: for an anti- racist action and racial relations and the power regime: Governability and neoliberalism. Based on the context to which this dissertation was directed, since we cannot unlink the practice of psychology in socio-educational measures in an open environment from the Social Assistance Policy and the racial issues that cross them, fulfill important highlight that the genocidal system of the black population is a policy of death, and an attack on democracy in Brazil, which is engendered within the institutions.eng
dc.description.abstractEsta disertación tiene como objetivo mapear las prácticas de psicólogos sobre el tema de la violencia racial en el acompañamiento de jóvenes en una medida socioeducativa de libertad asistida en la ciudad de Recife. El trabajo se centra en el tema de la violencia racial con el fin de problematizar cómo este ha sido el trabajo en la medida socioeducativa en un ambiente abierto. Apoyamos como marco teórico los estudios de Michel Foucault, la perspectiva de la necropolítica de Mbembe, así como los aportes teóricos de Deleuze y Guattari, especialmente los referentes a las fuerzas instituidas presentes en estas prácticas. El trabajo de tesis lo sustentamos a partir de una investigación-intervención con enfoque cartográfico. Para ello, se realizaron entrevistas narrativas con el objetivo de identificar las líneas duras y blandas, las rupturas y resistencias, en el ámbito de las prácticas psicológicas adoptadas en la medida socioeducativa en ambiente abierto. Participaron de la investigación seis psicólogos, todos con más de cinco años de experiencia y que actuaban en los Centros de Referencia Especializados en Asistencia Social (CREAS) de la ciudad de Recife. También utilizamos como recurso el diario de campo, a partir del cual reportamos los elementos presentes en el proceso de investigación. Las narraciones destacan experiencias con diferentes ramificaciones rizomáticas. Si bien los desafíos que enfrenta el actuar en las prácticas socioeducativas son los mismos, destacamos la conciliación entre el compromiso ético-estético y político y los aspectos técnicos que exigen la toma de decisiones en torno al sistema judicial, además de los dispositivos que nos llevan a percibir que su base de acción es el racismo estructural, muchas veces ni siquiera percibido por los participantes de la investigación. En el seguimiento de las experiencias narradas por el(los) colaborador(es), construimos los puntos de análisis, a los que denominamos “Plan de asignaciones”. En esta perspectiva, dividimos el análisis en tres niveles: Jóvenes en conflicto con la ley, violencia racial y políticas públicas: Caminos que se cruzan; la práctica de la psicología con jóvenes en una medida socioeducativa de libertad asistida: para una acción antirracista y las relaciones raciales y el régimen de poder: Gobernabilidad y neoliberalismo. A partir del contexto al que se dirigió esta disertación, dado que no podemos desvincular la práctica de la psicología en las medidas socioeducativas en un ámbito abierto de la Política de Asistencia Social y las cuestiones raciales que las atraviesan, cabe señalar que el sistema genocida de la población negra es una política de muerte y un ataque a la democracia en Brasil, que se engendra dentro de las instituciones.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2024-04-01T23:20:33Z No. of bitstreams: 1 Ok_viviane_natalia_victor_pereira_silva.pdf: 1912509 bytes, checksum: 3959147fa527315dae8293dfb4ddf01d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-01T23:20:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ok_viviane_natalia_victor_pereira_silva.pdf: 1912509 bytes, checksum: 3959147fa527315dae8293dfb4ddf01d (MD5) Previous issue date: 2023-10-20eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Psicologia Clínicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDissertaçõespor
dc.subjectPsicologia clínicapor
dc.subjectJovens - Psicologiapor
dc.subjectRacismopor
dc.subjectLiberdade assistidapor
dc.subjectDelinquentes juvenis - Reabilitaçãopor
dc.subjectDissertationseng
dc.subjectClinical psychologyeng
dc.subjectYoung people - Psychologyeng
dc.subjectRacismeng
dc.subjectAssisted libertyeng
dc.subjectJuvenile delinquents - Rehabilitationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleJuventude em conflito com a lei e violência racial: a prática da psicologia diante dos jovens que cumprem medida socioeducativa em meio aberto.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Psicologia Clinica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_viviane_natalia_victor_pereira_silva.pdfDissertação na íntegra1,87 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.