Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1843
Tipo do documento: Dissertação
Título: O reconhecimento do princípio responsabilidade para o enfrentamento do vazio ético da sociedade tecnológica.
Autor: Porto, Ivan Wilson 
Primeiro orientador: Souza, José Tadeu Batista de
Primeiro membro da banca: Nascimento, Ermano Rodrigues do
Segundo membro da banca: Costa, Marcos Roberto Nunes
Resumo: A presente dissertação tem por objetivo demonstrar o pensamento filosófico de Hans Jonas, sobretudo a sua dimensão ética. Mais ainda: à moda da modernidade, portanto, no sentido hegeliano, dar as razões por que se deve reconhecer a ética da responsabilidade proposta pelo pensador judeu-alemão como indispensável para o enfrentamento dos desafios éticos que caracterizam o mundo contemporâneo, mundo que, à toda evidência, parece padecer de um verdadeiro vazio ético, espécie de crepúsculo moral já apontado por pensadores modernos, neomodernos, pós-modernos, hipermodernos e até mesmo pós-moralistas. A lista é inconclusa. Aqui, pois, sob a perspectiva metodológica analítica-fenomenológica, cuidar-se-á da tecnociência como poder hegemônico que ameaça a preservação da natureza e dos seres em geral, da humanidade tal como a conhecemos, inclusive a essência do homem e das futuras gerações. Não obstante, não seria bastante, de um lado, empreender a caracterização do contexto frente ao qual se há de exigir um novo paradigma ético, isto é, em que há de atuar o Princípio Responsabilidade proposto por Hans Jonas, e, de outro, tão somente dizer que a técnica moderna, em razão de sua efetiva exorbitância, constituir-se-ia no seu objeto. Fez-se necessário, pois, rumar à proposição ética do pensador judeu-alemão mediante os estágios do seu percurso filosófico, portanto, desde a sua pesquisa sobre a gnose da antiguidade tardia, onde vislumbrou a questão da dualidade e do niilismo antigo e moderno, passando, ao depois, pela formulação de uma ontobiologia, filosofia da biologia ou fenomenologia da vida, até desaguar na propositura de uma ética da responsabilidade, cuja fundamentação é claramente metafísica, porém atualizada com base no Princípio Vida, possibilitado pela ontobiologia pensada por Hans Jonas. Por conseguinte, trilhando e evocando o caminho filosófico do autor do Princípio Responsabilidade, intenta-se, ao final, confirmar a necessidade de se levar em conta o imperativo categórico ontológico nele contido, ou seja, de uma ética para o futuro, em ordem a contribuir para o debate ético que se trava no contexto da chamada civilização tecnológica, com o telos de ver superado o vazio ético que nela se impregnou.
Abstract: This dissertation aims to demonstrate the philosophical thinking of Hans Jonas, especially its ethical dimension. Even more: in the fashion of modernity, therefore, in the Hegelian sense, give the reasons why one should recognize the ethics of responsibility proposed by the Jewish-German thinker as indispensable for facing the ethical challenges that characterize the contemporary world, a world that, at the all evidence, seems to suffer from a true ethical void, a kind of moral twilight already pointed out by modern, neomodern, postmodern, hypermodern and even postmoralist thinkers. The list is incomplete. Here, therefore, under the analytical-phenomenological methodological perspective, technoscience will be taken care of as a hegemonic power that threatens the preservation of nature and beings in general, of humanity as we know it, including the essence of man and future generations . However, it would not be enough, on the one hand, to undertake the characterization of the context in the face of which a new ethical paradigm must be demanded, that is, in which the Principle of Responsibility proposed by Hans Jonas must act, and, on the other hand, so just to say that modern technology, due to its effective exorbitance, would constitute its object. It was necessary, therefore, to move towards the ethical proposition of the Jewish-German thinker through the stages of his philosophical journey, therefore, from his research on the gnosis of late antiquity, where he glimpsed the issue of duality and ancient and modern nihilism, passing, later, through the formulation of an ontobiology, philosophy of biology or phenomenology of life, until it flows into the proposition of an ethics of responsibility, whose foundation is clearly metaphysical, but updated based on the Life Principle, made possible by the ontobiology thought by Hans Jonas. Therefore, treading and evoking the philosophical path of the author of the Principle of Responsibility, the aim is, at the end, to confirm the need to take into account the ontological categorical imperative contained therein, that is, of an ethics for the future, in order to contribute to the ethical debate that takes place in the context of the so-called technological civilization, with the telos of seeing the ethical void that permeated it overcome.
Palavras-chave: Dissertações
Ética
Vida
Responsabilidade
Dissertations
Ethic
Life
Responsibility
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Mestrado em Filosofia
Citação: PORTO, Ivan Wilson. O reconhecimento do princípio responsabilidade para o enfrentamento do vazio ético da sociedade tecnológica. 2023. 78 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Filosofia. Mestrado em Filosofia, Recife, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1843
Data de defesa: 7-Ago-2023
Aparece nas coleções:Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_ivan_wilson_porto.pdfDissertação na íntegra1,22 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.