Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1846
Tipo do documento: Tese
Título: Flexibilidade psicológica em idosos: uma proposta de intervenção on-line em grupo.
Autor: Medeiros, Antônio Gabriel Araújo Pimentel de 
Primeiro orientador: Santana, Suely de Melo
Primeiro membro da banca: Hartmann Júnior, José Antônio Spencer
Segundo membro da banca: Barbosa, Leopoldo Nelson Fernandes
Terceiro membro da banca: Sales, Cirlene Francisca
Quarto membro da banca: Mariano, Tailson Evangelista
Resumo: O presente estudo investigou os efeitos de uma intervenção em grupo, baseada na Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) para a flexibilidade psicológica de pessoas idosas, tendo como hipótese a sua contribuição para o desenvolvimento deste processo. Este foi um estudo misto, com delineamento quase-experimental e descritivo e qualitativo, com uma população de 10 pessoas idosas com idades entre 66 e 73 anos. Para participação na pesquisa, respondeu-se a um Questionário Biossociodemográfico, ao Mini-Exame do Estado Mental e à Escala de Depressão Geriátrica Adaptada. Os selecionados foram divididos em dois grupos com cinco integrantes cada e então ingressaram em um Protocolo de Intervenção Grupal para Flexibilidade Psicológica com dez encontros. Foram realizados pré-teste, pós-teste e follow-up de três meses, sendo utilizados o Questionário de Aceitação e Ação Comprometida (AAQ-II) e o Questionário de Fusão Cognitiva (CFQ-7). Ao final dos encontros, oito dos 10 participantes aceitaram responder a uma Entrevista Semiestruturada com seis itens. Para a análise quantitativa, foram realizadas Anovas de Friedman e testes post hoc Wilcoxon Signed Ranks para investigar as diferenças temporais nos níveis da AAQ-II e CFQ-7 entre os três períodos avaliados (p < 0,05). Também foram realizados testes de correlação de Kendall tau-b com as duas medidas. Uma análise de conteúdo temática foi utilizada na compreensão de núcleos temáticos dos relatos dos participantes sobre as suas experiências com a intervenção. Os resultados indicaram uma diferença estatisticamente significativa entre os grupos (χ²(2) = 10,7; p = 0,005). Mais especificamente, houve diferenças entre os tempos 1 e 2 (p = 0,010; tamanho do efeito = 0,81) e entre os tempos 1 e 3 (p = 0,005; tamanho do efeito = 0,88). Foram encontradas correlações positivas nos tempos 2 (τ = 0,707, p < 0,01) 3 (τ = 0,847, p = 0,001). A análise de conteúdo resultou em três núcleos de sentido e cinco categorias: Ganhos (ganhos percebidos, troca de experiências, aprendizagem conceitual e autonomia), Protocolo de Intervenção (sugestões, dificuldades e intervenção), e TDICs. Os resultados apontam que houve aumento da flexibilidade psicológica a partir do aumento nos níveis de aceitação e ação comprometida e fusão cognitiva. Em consonância com o modelo ACT, a correlação positiva encontrada entre os instrumentos sugere a influência mútua entre os processos de flexibilidade psicológica do modelo. As entrevistas levantaram qualitativamente os ganhos percebidos nas testagens, bem como a experiência on-line e sugestões e dificuldades apresentadas pelos participantes. Os trechos analisados apontaram satisfação geral com a intervenção, levando à ganhos percebidos pelos participantes, bem como trocas de experiências, inserção digital e percepção de ações autônomas. Em conclusão, considera-se que o objetivo fora alcançado, apresentando limitações para generalização dos dados e importantes apontamentos para pesquisas futuras, nas quais o levantamento de evidências a partir de pesquisas experimentais focadas em desfechos específicos, sejam processos gerais de intervenções clínicas ou particulares de uma abordagem, como os de flexibilidade psicológica, pode gerar maior segurança para o trabalho de profissionais de psicologia nos próximos anos.
Abstract: The present study investigated the effects of a group intervention, based on Acceptance and Commitment Therapy (ACT), on the psychological flexibility of elderly people, hypothesizing its contribution to the development of this process. We chose a mixed study, with a quasi-experimental and descriptive and qualitative design, with a population of 10 elderly people aged between 66 and 73 years. To participate in the research, a Bio-Sociodemographic Questionnaire, the Mini Mental State Examination and the Adapted Geriatric Depression Scale were completed. Those selected were divided into two groups with five members each and then entered a Group Intervention Protocol for Psychological Flexibility with ten meetings. A pre-test, post-test and three-month follow-up were carried out, using the Acceptance and Committed Action Questionnaire (AAQ-II) and the Cognitive Fusion Questionnaire (CFQ-7). At the end of the meetings, eight of the 10 participants agreed to respond to a Semi-structured Interview with six items. For quantitative analysis, Friedman ANOVAs and Wilcoxon Signed Ranks post hoc were performed to investigate temporal differences in AAQ-II and CFQ-7 levels between the three periods evaluated (p < 0.05). Kendall tau-b correlation tests were also performed with the two measurements. A thematic content analysis was used to understand the thematic cores of participants' reports about their experiences with the intervention. The results indicated a statistically significant difference between the groups (χ²(2) = 10.7; p = 0.005). More specifically, there were differences between times 1 and 2 (p = 0.010; effect size = 0.81) and between times 1 and 3 (p = 0.005; effect size = 0.88). Positive correlations were found at times 2 (τ = 0.707, p < 0.01) 3 (τ = 0.847, p = 0.001). The content analysis resulted in three meaning cores and five categories: Gains (perceived gains, exchange of experiences, conceptual learning and autonomy), Intervention Protocol (suggestions, difficulties and intervention), and TDICs. The results indicate that there was an increase in psychological flexibility from the increase in levels of acceptance and committed action and cognitive fusion. In line with the ACT model, the positive correlation found between the instruments suggests the mutual influence between the model's psychological flexibility processes. The interviews qualitatively surveyed the gains perceived in the testing, as well as the online experience and suggestions and difficulties presented by the participants. The excerpts analyzed showed general satisfaction with the intervention, leading to gains perceived by the participants, as well as exchanges of experiences, digital insertion and perception of autonomous actions. In conclusion, it is considered that the objective was achieved, presenting limitations for the generalization of data and important notes for future research, in which the collection of evidence from experimental research focused on specific outcomes, whether general processes of clinical interventions or particular processes of an approach, such as psychological flexibility, can generate greater job security for psychology professionals for the next years.
El presente estudio investigó los efectos de una intervención grupal, basada en la Terapia de Aceptación y Compromiso (ACT), sobre la flexibilidad psicológica de las personas mayores, planteando la hipótesis de su contribución al desarrollo de este proceso. Se optó por un estudio mixto, con diseño cuasiexperimental y descriptivo y cualitativo, con una población de 10 ancianos con edades entre 66 y 73 años. Para participar de la investigación se completó un Cuestionario Biosociodemográfico, el Mini-Examen del Estado Mental y la Escala de Depresión Geriátrica Adaptada. Los seleccionados fueron divididos en dos grupos de cinco integrantes cada uno y luego ingresaron a un Protocolo de Intervención Grupal para la Flexibilidad Psicológica con diez reuniones. Se realizó un pretest, postest y seguimiento a tres meses, utilizando el Cuestionario de Aceptación y Acción Comprometida (AAQ-II) y el Cuestionario de Fusión Cognitiva (CFQ-7). Al final de las reuniones, ocho de los 10 participantes acordaron responder a una Entrevista Semiestructurada con seis ítems. Para el análisis cuantitativo, se realizaron ANOVA de rangos con signo de Friedman y Wilcoxon post hoc para investigar las diferencias temporales en los niveles de AAQ-II y CFQ-7 entre los tres períodos evaluados (p <0,05). También se realizaron pruebas de correlación Kendall tau-b con las dos mediciones. Se utilizó un análisis de contenido temático para comprender los núcleos temáticos de los informes de los participantes sobre sus experiencias con la intervención. Los resultados indicaron una diferencia estadísticamente significativa entre los grupos (χ²(2) = 10,7; p = 0,005). Más específicamente, hubo diferencias entre los tiempos 1 y 2 (p = 0,010; tamaño del efecto = 0,81) y entre los tiempos 1 y 3 (p = 0,005; tamaño del efecto = 0,88). Se encontraron correlaciones positivas en los tiempos 2 (τ = 0,707, p < 0,01) 3 (τ = 0,847, p = 0,001). El análisis de contenido resultó en tres núcleos de significado y cinco categorías: Ganancias (ganancias percibidas, intercambio de experiencias, aprendizaje conceptual y autonomía), Protocolo de Intervención (sugerencias, dificultades e intervención) y TDIC. Los resultados indican que hubo un aumento en la flexibilidad psicológica a partir del aumento en los niveles de aceptación y acción comprometida y fusión cognitiva. En línea con el modelo ACT, la correlación positiva encontrada entre los instrumentos sugiere la influencia mutua entre los procesos de flexibilidad psicológica del modelo. Las entrevistas examinaron cualitativamente los beneficios percibidos en las pruebas, así como la experiencia en línea y las sugerencias y dificultades presentadas por los participantes. Los extractos analizados mostraron satisfacción general con la intervención, generando ganancias percibidas por los participantes, así como intercambios de experiencias, inserción digital y percepción de acciones autónomas. En conclusión, se considera que se logró el objetivo, presentando limitaciones para la generalización de datos y notas importantes para futuras investigaciones, en las que la recolección de evidencia de investigaciones experimentales se centró en resultados específicos, ya sean procesos generales de intervenciones clínicas o procesos particulares de Un enfoque, como la flexibilidad psicológica, puede generar una mayor seguridad laboral para los profesionales de la psicología en los próximos años.
Palavras-chave: Teses
Psicologia cognitiva
Idosos - Psicologia
Terapia cognitiva - Inovações tecnológicas
Psicologia clínica
Internet na psicoterapia
Theses
Cognitive psychology
Cognitive therapy - Technological innovations
Clinical psychology
Internet in psychotherapy
Elderly - Psychology
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Doutorado em Psicologia Clínica
Citação: MEDEIROS, Antônio Gabriel Araújo Pimentel de. Flexibilidade psicológica em idosos: uma proposta de intervenção on-line em grupo. 2023. 186 f. Tese (Doutorado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica. Doutorado em Psicologia Clínica, Recife, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1846
Data de defesa: 20-Out-2023
Aparece nas coleções:Psicologia Clinica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_antonio_gabriel_araujo_pimentel_medeiros.pdfTese na íntegra2,95 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.