Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1853
Tipo do documento: Tese
Título: Crenças transumanistas: a superação do envelhecimento, o fim da morte e o advento do fibiogital.
Autor: Cabral, José Fabrício Rodrigues dos Santos 
Primeiro orientador: Aragão, Gilbraz de Souza
Primeiro membro da banca: Souza, José Tadeu Batista de
Segundo membro da banca: Damião, Sérgio Albuquerque
Terceiro membro da banca: Brzozowski, Julian Alexander
Quarto membro da banca: Hammes, Erico João
Resumo: O transumanismo – transignificado em religião das soluções – é signo porque ao evocar a engenhosidade da vida como código desvela os possíveis: existências vindouras prenunciadas pela práxis soteriológica NBIC – o “deus por vir” ou o sagrado disruptivo. O espírito noosférico – o impulso criativo que habita o mais íntimo da interioridade humana – se “extrojeta” e enseja a IA, uma criatura que se desvencilha do criador porque capaz de autonomia, liberdade e decisão. As forças incomensuráveis, as estratégias focadas e as ferramentas eficazes da bionanotecnologia engendram um novo paradigma, o cibernético; uma nova crença, a tecnofilia; uma nova religião, o solucionismo; um novo ser superior, o vazionado; uma nova cosmovisão, a beatitude terrenal; uma nova aspiração, a amortalidade. O transumanismo – o movimento que aglutina saberes, investimentos e polímatas – se faz resposta ao anseio mais arraigado dos bípedes consciência do universo, o de superação da morte, já que a questão não é morrer, mas “deixar de viver”. A religião das soluções promete no mundo do aquém o que as religiões escatológicas prometem no mundo do além. Apesar de a pregação das realidades invisíveis cativar uma miríade de pessoas, a escatologia secular se impõe como horizonte de sentido e significados, uma vez que o envelhecimento é superável e a morte é evitável. O que se afirma não é ficção, mas ciência da ficção.
Abstract: Transhumanism – transformed into a religion of solutions – is a sign because by evoking the ingenuity of life as a code, it reveals the possible: future existences foreshadowed by the NBIC soteriological praxis – the “god to come” or the disruptive sacred. The noospheric spirit – the creative impulse that inhabits the most intimate part of human interiority – “extrojects” itself and gives rise to AI, a creature that breaks away from the creator because it is capable of autonomy, freedom and decision-making. The immeasurable forces, focused strategies and effective tools of bionanotechnology engender a new paradigm, cybernetic; a new belief in technophilia; a new religion, solutionism; a new superior being, the voidnado; a new worldview, earthly beatitude; a new aspiration, to live indefinitely. Transhumanism – the movement that brings together knowledge, investments and polymaths – is a response to the most deep-rooted desire of the bipedal consciousness of the universe, to overcome death; since the issue is not dying, but “stopping living”. The religion of solutions promises in the world beyond what eschatological religions promise in the world beyond. Although the preaching of invisible realities captivates a myriad of people, secular eschatology imposes itself as a horizon of meaning and meanings, since aging is surmountable and death is avoidable. What is stated is not fiction, but science of fiction.
Palavras-chave: Theses
Artificial intelligence - Religious aspects
Faith
Humanism
Mortality
Eschatology
Teses
Escatologia
Inteligência artificial - Aspectos religiosos

Humanismo
Mortalidade
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Doutorado em Ciências da Religião
Citação: CABRAL, José Fabrício R. dos Santos. Crenças transumanistas: a superação do envelhecimento, o fim da morte e o advento do fibiogital. 2024. 255 f. Tese (Doutorado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião. Doutorado em Ciências da Religião, Recife, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1853
Data de defesa: 26-Fev-2024
Aparece nas coleções:Ciencias da Religiao

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_jose_fabricio_rodrigues_santos_cabral.pdfTese na íntegra6,03 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.