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Tipo do documento: Tese
Título: Língua portuguesa, metodologias ativas e tecnologias digitais: uma análise das relações de (inter)dependência.
Autor: Macêdo, Idjane Mendes de Freitas 
Primeiro orientador: Caiado, Roberta Varginha Ramos
Primeiro membro da banca: Henz, Rossana Regina Guimarães Ramos
Segundo membro da banca: Morais, Antônio Henrique Coutelo de
Terceiro membro da banca: Nascimento, Mizael Inácio do
Resumo: A ampliação dos meios de comunicação e de novas tecnologias, com o advento da internet, tornou-se um fator decisivo para a introdução de novas linguagens em sala de aula. Com isso, novas formas de ensinar são requeridas, dada a dinamicidade do alcance ao conhecimento. Nesse contexto, analisar as relações de (inter)dependência entre: o ensino de Língua Portuguesa (LP), as Metodologias Ativas e as Tecnologias Digitais, nos eixos: oralidade, leitura, e produção de textos, em uma escola da rede estadual de Pernambuco, torna-se o objetivo central da presente pesquisa. Como objetivos específicos, propõe-se investigar e refletir sobre o uso pedagógico das metodologias ativas, utilizadas em uma escola da rede estadual de Pernambuco e identificar como as Tecnologias Digitais são utilizadas, nas aulas de Língua Portuguesa, nos eixos oralidade, leitura e produção de textos. Quanto à metodologia e à composição do corpus, optamos por uma pesquisa qualitativa-explicativa, na qual o estudo de caso é a metodologia de análise dominante. O corpus será constituído com coleta e análise de dados em situações reais de ensino, em uma turma de Ensino Médio, com aplicação de um questionário inicial a fim de identificar o perfil do professor de Língua Portuguesa da turma, bem como uma sequência de três entrevistas semiestruturadas com o professor, com o intuito de contribuir com a análise a fim de identificar os fatores que, efetivamente, contribuem para um ensino de Língua Portuguesa. À luz de tantos pontos que poderiam ser tratados, nos propomos a nos debruçar sobre a seguinte questão: O que significa ensinar a partir de metodologias ativas, tendo como meio as tecnologias digitais, na área de Língua Portuguesa? Para fundamentar esse estudo, partiremos das contribuições da Teoria do Pensamento Reflexivo, (DEWEY, 1959); da teoria sociocultural (VYGOTSKY, 1984), em relação com a teoria dialógica (BAKHTIN, 1981), compondo o arcabouço teórico que nos possibilitará realizar uma reflexão sobre as relações de (inter)dependência entre o ensino de Língua Portuguesa, dito inovador, apoiado em Metodologias Ativas, a partir do uso das Tecnologias Digitais. Como resultado, analisamos as (inter)dependências entre o que se ensina nos referidos eixos de LP, as estratégias utilizadas para isso e as tecnologias digitais objetivando um ensino inovador da língua materna.
Abstract: Expanding communication means and new technologies, with the advent of internet, have become a decisive factor for the introduction of new languages in the classroom. Therefore, new forms of teaching are required, given the dynamic reach of knowledge. In this context, analyzing the (inter)dependence relationships among teaching Portuguese language (LP), Active Methodologies, and Digital Technologies, in the axes of oral expression, reading, and text production, in a state school in Pernambuco becomes the central objective of this research, as well as investigating and reflecting on the pedagogical use of active methodologies, used in a state school in Pernambuco and identifying how Digital Technologies are used in Portuguese language classes, in the axes of oral expression, reading, and text production. Regarding methodology and corpus composition, we opted for a qualitativeexplanatory research, in which the case study is the dominant analysis methodology. The corpus will be constituted by collecting and analyzing data in real teaching situations, in a High School class, with the application of an initial questionnaire to identify the profile of the Portuguese language teacher of the class, as well as a sequence of three semi-structured interviews with the teacher, aiming to contribute to the analysis in order to identify the factors that effectively contribute to teaching Portuguese language. In light of so many points that could be addressed, we propose to focus on the following question: What does teaching based on active methodologies, using digital technologies mean in the field of Portuguese language? To support this study, we will start from the contributions of the Theory of Reflective Thinking (DEWEY, 1959); Sociocultural Theory (VYGOTSKY, 1984), in relation to Dialogic Theory (BAKHTIN, 1981), composing the theoretical framework that will enable us to reflect on the interdependence relationships between teaching Portuguese language, said to be innovative, supported by Active Methodologies, based on the use of Digital Technologies. As a result, we hope to analyze the interdependencies between what is taught in these LP axes, the strategies used for this and digital technologies, aiming for an innovative teaching of the mother tongue.
L'expansion des moyens de communication et des nouvelles technologies, avec l'avènement d'internet, est devenue un facteur décisif pour l'introduction de nouvelles langues dans la salle de classe. Par conséquent, de nouvelles formes d'enseignement sont requises, étant donné la portée dynamique de la connaissance. Dans ce contexte, l'analyse des relations interdépendance entre : l'enseignement du portugais (LP), les méthodologies actives et les technologies numériques, dans les axes de l'expression orale, de la lecture et de la production de texte, dans une école d'État de Pernambuco, devient l'objectif central de cette recherche, ainsi que l'investigation et la réflexion sur l'utilisation pédagogique des méthodologies actives, utilisées dans une école d'État de Pernambuco, et identifier comment les technologies numériques sont utilisées dans les cours de portugais, dans les axes de l'expression orale, de la lecture et de la production de texte. En ce qui concerne la méthodologie et la composition du corpus, nous avons opté pour une recherche qualitative-explicative, dans laquelle l'étude de cas est la méthodologie d'analyse dominante. Le corpus sera constitué par la collecte et l'analyse de données dans des situations d'enseignement réelles, dans une classe du secondaire, avec l'application d'un questionnaire initial pour identifier le profil de l'enseignant de portugais de la classe, ainsi qu'une séquence de trois entretiens semi-structurés avec l'enseignant, visant à contribuer à l'analyse pour identifier les facteurs qui contribuent effectivement à l'enseignement de la langue portugaise. À la lumière de tant de points qui pourraient être abordés, nous proposons de nous concentrer sur la question suivante: Que signifie enseigner à partir de méthodologies actives, en utilisant des technologies numériques dans le domaine de la langue portugaise ? Pour étayer cette étude, nous partirons des contributions de la théorie de la pensée réflexive (DEWEY, 1959); de la théorie socioculturelle (VYGOTSKY, 1984), en relation avec la théorie dialogique (BAKHTIN, 1981), composant le cadre théorique qui nous permettra de réfléchir aux relations d'interdépendance entre l'enseignement du portugais, dit innovant, soutenu par des méthodologies actives, basé sur l'utilisation de technologies numériques. En conséquence, nous espérons analyser les interdépendances entre ce qui est enseigné dans ces axes du LP, les stratégies utilisées pour cela et les technologies numériques, visant à un enseignement innovant de la langue maternelle.
Palavras-chave: Teses
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Aprendizagem
Educação - Efeito das inovações tecnológicas
Ensino - Metodologia
Theses
Portuguese language - Study and teaching
Learning
Education - Effect of technological innovations
Teaching - Methodology
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Doutorado em Ciências da Linguagem
Citação: MACEDO, Idjane Mendes de Freitas. Língua portuguesa, metodologias ativas e tecnologias digitais: uma análise das relações de (inter)dependência. 2023. 196 f. Tese (Doutorado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Ciências da liguagem. Doutorado em Ciências da linguagem, Recife, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1856
Data de defesa: 6-Nov-2023
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

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