Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1856
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMacêdo, Idjane Mendes de Freitas-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4115896262179696por
dc.contributor.advisor1Caiado, Roberta Varginha Ramos-
dc.contributor.referee1Henz, Rossana Regina Guimarães Ramos-
dc.contributor.referee2Morais, Antônio Henrique Coutelo de-
dc.contributor.referee3Nascimento, Mizael Inácio do-
dc.date.accessioned2024-05-13T18:46:35Z-
dc.date.issued2023-11-06-
dc.identifier.citationMACEDO, Idjane Mendes de Freitas. Língua portuguesa, metodologias ativas e tecnologias digitais: uma análise das relações de (inter)dependência. 2023. 196 f. Tese (Doutorado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Ciências da liguagem. Doutorado em Ciências da linguagem, Recife, 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1856-
dc.description.resumoA ampliação dos meios de comunicação e de novas tecnologias, com o advento da internet, tornou-se um fator decisivo para a introdução de novas linguagens em sala de aula. Com isso, novas formas de ensinar são requeridas, dada a dinamicidade do alcance ao conhecimento. Nesse contexto, analisar as relações de (inter)dependência entre: o ensino de Língua Portuguesa (LP), as Metodologias Ativas e as Tecnologias Digitais, nos eixos: oralidade, leitura, e produção de textos, em uma escola da rede estadual de Pernambuco, torna-se o objetivo central da presente pesquisa. Como objetivos específicos, propõe-se investigar e refletir sobre o uso pedagógico das metodologias ativas, utilizadas em uma escola da rede estadual de Pernambuco e identificar como as Tecnologias Digitais são utilizadas, nas aulas de Língua Portuguesa, nos eixos oralidade, leitura e produção de textos. Quanto à metodologia e à composição do corpus, optamos por uma pesquisa qualitativa-explicativa, na qual o estudo de caso é a metodologia de análise dominante. O corpus será constituído com coleta e análise de dados em situações reais de ensino, em uma turma de Ensino Médio, com aplicação de um questionário inicial a fim de identificar o perfil do professor de Língua Portuguesa da turma, bem como uma sequência de três entrevistas semiestruturadas com o professor, com o intuito de contribuir com a análise a fim de identificar os fatores que, efetivamente, contribuem para um ensino de Língua Portuguesa. À luz de tantos pontos que poderiam ser tratados, nos propomos a nos debruçar sobre a seguinte questão: O que significa ensinar a partir de metodologias ativas, tendo como meio as tecnologias digitais, na área de Língua Portuguesa? Para fundamentar esse estudo, partiremos das contribuições da Teoria do Pensamento Reflexivo, (DEWEY, 1959); da teoria sociocultural (VYGOTSKY, 1984), em relação com a teoria dialógica (BAKHTIN, 1981), compondo o arcabouço teórico que nos possibilitará realizar uma reflexão sobre as relações de (inter)dependência entre o ensino de Língua Portuguesa, dito inovador, apoiado em Metodologias Ativas, a partir do uso das Tecnologias Digitais. Como resultado, analisamos as (inter)dependências entre o que se ensina nos referidos eixos de LP, as estratégias utilizadas para isso e as tecnologias digitais objetivando um ensino inovador da língua materna.por
dc.description.abstractExpanding communication means and new technologies, with the advent of internet, have become a decisive factor for the introduction of new languages in the classroom. Therefore, new forms of teaching are required, given the dynamic reach of knowledge. In this context, analyzing the (inter)dependence relationships among teaching Portuguese language (LP), Active Methodologies, and Digital Technologies, in the axes of oral expression, reading, and text production, in a state school in Pernambuco becomes the central objective of this research, as well as investigating and reflecting on the pedagogical use of active methodologies, used in a state school in Pernambuco and identifying how Digital Technologies are used in Portuguese language classes, in the axes of oral expression, reading, and text production. Regarding methodology and corpus composition, we opted for a qualitativeexplanatory research, in which the case study is the dominant analysis methodology. The corpus will be constituted by collecting and analyzing data in real teaching situations, in a High School class, with the application of an initial questionnaire to identify the profile of the Portuguese language teacher of the class, as well as a sequence of three semi-structured interviews with the teacher, aiming to contribute to the analysis in order to identify the factors that effectively contribute to teaching Portuguese language. In light of so many points that could be addressed, we propose to focus on the following question: What does teaching based on active methodologies, using digital technologies mean in the field of Portuguese language? To support this study, we will start from the contributions of the Theory of Reflective Thinking (DEWEY, 1959); Sociocultural Theory (VYGOTSKY, 1984), in relation to Dialogic Theory (BAKHTIN, 1981), composing the theoretical framework that will enable us to reflect on the interdependence relationships between teaching Portuguese language, said to be innovative, supported by Active Methodologies, based on the use of Digital Technologies. As a result, we hope to analyze the interdependencies between what is taught in these LP axes, the strategies used for this and digital technologies, aiming for an innovative teaching of the mother tongue.eng
dc.description.abstractL'expansion des moyens de communication et des nouvelles technologies, avec l'avènement d'internet, est devenue un facteur décisif pour l'introduction de nouvelles langues dans la salle de classe. Par conséquent, de nouvelles formes d'enseignement sont requises, étant donné la portée dynamique de la connaissance. Dans ce contexte, l'analyse des relations interdépendance entre : l'enseignement du portugais (LP), les méthodologies actives et les technologies numériques, dans les axes de l'expression orale, de la lecture et de la production de texte, dans une école d'État de Pernambuco, devient l'objectif central de cette recherche, ainsi que l'investigation et la réflexion sur l'utilisation pédagogique des méthodologies actives, utilisées dans une école d'État de Pernambuco, et identifier comment les technologies numériques sont utilisées dans les cours de portugais, dans les axes de l'expression orale, de la lecture et de la production de texte. En ce qui concerne la méthodologie et la composition du corpus, nous avons opté pour une recherche qualitative-explicative, dans laquelle l'étude de cas est la méthodologie d'analyse dominante. Le corpus sera constitué par la collecte et l'analyse de données dans des situations d'enseignement réelles, dans une classe du secondaire, avec l'application d'un questionnaire initial pour identifier le profil de l'enseignant de portugais de la classe, ainsi qu'une séquence de trois entretiens semi-structurés avec l'enseignant, visant à contribuer à l'analyse pour identifier les facteurs qui contribuent effectivement à l'enseignement de la langue portugaise. À la lumière de tant de points qui pourraient être abordés, nous proposons de nous concentrer sur la question suivante: Que signifie enseigner à partir de méthodologies actives, en utilisant des technologies numériques dans le domaine de la langue portugaise ? Pour étayer cette étude, nous partirons des contributions de la théorie de la pensée réflexive (DEWEY, 1959); de la théorie socioculturelle (VYGOTSKY, 1984), en relation avec la théorie dialogique (BAKHTIN, 1981), composant le cadre théorique qui nous permettra de réfléchir aux relations d'interdépendance entre l'enseignement du portugais, dit innovant, soutenu par des méthodologies actives, basé sur l'utilisation de technologies numériques. En conséquence, nous espérons analyser les interdépendances entre ce qui est enseigné dans ces axes du LP, les stratégies utilisées pour cela et les technologies numériques, visant à un enseignement innovant de la langue maternelle.fra
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2024-05-13T18:46:35Z No. of bitstreams: 1 OK_idjane_mendes_freitas_macedo.pdf: 2976782 bytes, checksum: 9bf0d5fefd1210d3531090c2f7e6d989 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-05-13T18:46:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 OK_idjane_mendes_freitas_macedo.pdf: 2976782 bytes, checksum: 9bf0d5fefd1210d3531090c2f7e6d989 (MD5) Previous issue date: 2023-11-06eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programDoutorado em Ciências da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTesespor
dc.subjectLíngua portuguesa - Estudo e ensinopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectEducação - Efeito das inovações tecnológicaspor
dc.subjectEnsino - Metodologiapor
dc.subjectTheseseng
dc.subjectPortuguese language - Study and teachingeng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectEducation - Effect of technological innovationseng
dc.subjectTeaching - Methodologyeng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titleLíngua portuguesa, metodologias ativas e tecnologias digitais: uma análise das relações de (inter)dependência.por
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OK_idjane_mendes_freitas_macedo.pdfTese na íntegra2,91 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.