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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRangel, Caroline Barbosa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5766231701259556por
dc.contributor.advisor1Bezerra, Cláudio Roberto de Araújo-
dc.contributor.referee1Amorim, Andrea de Lima Trigueiro de-
dc.contributor.referee2Lopez, Debora Cristina-
dc.date.accessioned2024-05-15T18:28:18Z-
dc.date.issued2019-08-29-
dc.identifier.citationRANGEL, Caroline Barbosa. Rádio para ouvir e assisitir / tendências e estratégias do radiojornalismo na plataforma Facebook. 2019. 250 f. Mestrado (Dissertação) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Indústrias Criativas. Mestrado Profissional em Indústrias Criativas, Recife, 2019.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1859-
dc.description.resumoInserido no processo comunicativo de remediação, e em constante mutação, o rádio se faz presente no atual contexto da convergência midiática das indústrias criativas, registrando nova fase no Facebook. O presente estudo tem o objetivo de analisar as estratégias comunicativas utilizadas pelas rádios que apresentam conteúdos jomalisticos na programação, transmitidos ao vivo na plataforma em rede e no meio tradicional, no dial, e discutir se o produto apresentado na rede social pode ser considerado rádio. A partir da análise de 26 programas, selecionados através de uma metodologia exploratória mista, o estudo reflete sobre a apropriação de elementos televisivos e interativos, procedentes da rede social, na linguagem utilizada para as audiências do dial e Facebook. O processo de remediação e hibridização do meio também foram analisados. O cruzamento das discussões teóricas com os dados obtidos através das pesquisas empíricas nos permitiu concluir que, ao inserir diferentes elementos na programação do Facebook, o rádio reforça sua presença no contexto de convergência e remediação dos meios dialogando com diferentes plataformas, ao mesmo tempo em que reitera os conceitos do rádio contemporâneo definidos por Debora Lopez (2009) e Marcelo Kischinhevsky (2016), de hipermidiático e expandido. Mesmo que ainda em processo paulatino, com a inserção de poucas emissoras inseridas no cenário tratado, a pesquisa sugere, por fim, uma ideia de rádio transmídia, diante do cenário remediado e multiplataforma.por
dc.description.abstractInserted in the communicative process of remediation, and in a continuous changing, radio is present in the current context of creative industries media convergence, registering a new phase on Facebook. This study aims to analyze the communicative strategies used by radios that present journalistic content in programming, broadcasting live on the network platform and in the traditional channel, on the dial, and discuss whether the product presented on the social network can be considered radio. From the analysis of 26 radio programs, selected through a mixed exploratory methodology, the study dwells on the appropriation of television and interactive elements, coming from the social network, in the language used for dial and Facebook audiences. The process of remediation and hybridization of the media outlet were also analyzed. The intersection of theoretical discussions with data obtained through empirical research allowed to conclude that, by inserting different elements into Facebook programming, the radio empowers its presence in the context of media convergence and remediation, dialoguing with different platforms, while reiterates the concepts of contemporary radio, defined by Debora Lopez (2009) and Marcelo Kischinhevsky (2016), regarding its hypermediatic and expanded behaviors. Even though still in a gradual process, with the joining in of few broadcasters inserted in the treated scenario, the research, as a final point, suggests an idea of transmedia radio, given the remediated and multiplatform scenario.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2024-05-15T18:28:18Z No. of bitstreams: 1 Ok_caroline_barbosa_rangel.pdf: 21078914 bytes, checksum: 477cc23fe5a1347a9847e3e48e5c9174 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-05-15T18:28:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ok_caroline_barbosa_rangel.pdf: 21078914 bytes, checksum: 477cc23fe5a1347a9847e3e48e5c9174 (MD5) Previous issue date: 2019-08-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Indústrias Criativaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDissertaçõespor
dc.subjectRadiojornalismopor
dc.subjectRadiodifusãopor
dc.subjectMultimídia interativapor
dc.subjectCultura da convergênciapor
dc.subjectDissertationseng
dc.subjectRadio journalismeng
dc.subjectBroadcastingeng
dc.subjectInteractive multimediaeng
dc.subjectConvergence cultureeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleRádio para ouvir e assisitir: tendências e estratégias do radiojornalismo na plataforma Facebook.por
dc.typeDissertaçãopor
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