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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Ewerton Dantas de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8755645006085096por
dc.contributor.advisor1Caiado, Roberta Varginha Ramos-
dc.contributor.referee1Morais, Antônio Coutelo de-
dc.contributor.referee2Barros, Isabela Barbosa do Rêgo-
dc.date.accessioned2024-05-20T23:04:29Z-
dc.date.issued2024-02-08-
dc.identifier.citationSOUSA, Ewerton Dantas de. Alfabetização em tempos de pandemia: ensino remoto e práticas de ensino exitosas. 2024. 126 f. Mestrado (Dissertação) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação Ciências da Linguagem. Mestrado Interinstitucional em Ciências da Linguagem, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1864-
dc.description.resumoA pandemia de SARS-CoV-2, conhecida como Covid-19, estabeleceu-se, oficialmente, entre os anos de 2020 e 2023, com o advento de um vírus que rapidamente se espalhou pelo planeta, contaminando e subtraindo vidas, pressionando a sociedade a tomar medidas de restrição e distanciamento social que impactaram o convívio em sociedade. Neste cenário, escolas foram obrigadas a interromper suas atividades por um longo período comprometendo o ensino e a aprendizagem. Sem perspectivas de retorno às atividades presenciais, os sistemas de ensino do País implementaram o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Na cidade de Caucaia o acontecimento acarretou numa série de desafios para as professoras alfabetizadoras, sobretudo, na própria maneira de ensinar, prevalecendo a “pedagogia do possível”, à medida que não receberam formação para o uso didático do meio digital, tampouco recursos tecnológicos. Focando na adaptação aos novos métodos de ensino, principalmente, aqueles do período de alfabetização, o ponto interrogativo da dissertação assim é expresso: Em razão das adversidades do ensino remoto, na realidade pandêmica, existiram práticas alfabetizadoras de ensino que favoreceram a aprendizagem? O estudo investiga ensino remoto e as práticas alfabetizadoras nas turmas do ciclo de alfabetização 1º e 2º anos, da rede pública municipal de Caucaia, Município da Região Metropolitana de Fortaleza - CE, no recorte pandêmico entre 2020-2021, período que as atividades presenciais nas escolas foram interrompidas, em dois eixos: organização do trabalho pedagógico e reflexões sobre os procedimentos remotos de alfabetização. Especificamente, a dissertação recobrou, com suporte nas narrativas das professoras, as práticas relacionadas à alfabetização no ensino remoto emergencial, e discutiu, nos grupos focais, com as professoras, a organização pedagógica e a alfabetização durante o ensino remoto. A pesquisa conta com o aporte teórico de Soares (2016; 2020), Ferreiro et al. (2008), Freire (2002), Morais (2012), Mortatti (2019) e Frade (2004; 2022), Caiado (2021; 2022). Metodologicamente, realizou-se investigação qualitativa, de análise descritiva composta pela narrativa das alfabetizadoras, em encontros de grupos focais. As narrativas revelaram um cenário que se mostrara impreterivelmente desafiador acentuado pela falta de uma preparação adequada para a implementação do ERE na cidade de Caucaia. Ao mesmo instante, os diálogos expressam a postura das professoras alfabetizadoras deste município, que enfrentando seus medos, adaptando, reinventando traçando novas práticas de ensino foram determinantes para conseguir alcançar seus alunos.por
dc.description.abstractThe SARS-CoV-2 pandemic, known as Covid-19, was officially established between 2020 and 2023, with the advent of a virus that quickly spread across the planet, contaminating and taking lives, putting pressure on society. to take restriction and social distancing measures that impacted social interaction in society. In this scenario, schools were forced to interrupt their activities for a long period, compromising teaching and learning. With no prospect of returning to in-person activities, the country's education systems implemented Emergency Remote Education (ERE). In the city of Caucaia, the event resulted in a series of challenges for literacy teachers, above all, in the way they teach, with the “pedagogy of the possible” prevailing, as they did not receive training in the didactic use of digital media, nor technological resources. Focusing on adapting to new teaching methods, mainly those during the literacy period, the dissertation's questioning point is expressed as follows: Due to the adversities of remote teaching, in the pandemic reality, were there literacy teaching practices that favored learning? The study investigates remote teaching and literacy practices in classes of the 1st and 2nd year literacy cycle, in the municipal public network of Caucaia, Municipality of the Metropolitan Region of Fortaleza - CE, in the pandemic period between 2020-2021, a period in which face- to-face activities in Schools were interrupted, in two areas: organization of pedagogical work and reflections on remote literacy procedures. Specifically, the dissertation recovered, supported by the teachers' narratives, the practices related to literacy in emergency remote teaching, and discussed, in focus groups, with the teachers, the pedagogical organization and literacy during remote teaching. The research relies on theoretical support from Soares (2016; 2020), Ferreiro et al. (2008), Freire (2002), Morais (2012), Mortatti (2019) and Frade (2004; 2022), Caiado (2021; 2022). Methodologically, a qualitative investigation was carried out, with descriptive analysis composed of the narrative of literacy teachers, in focus group meetings. The narratives revealed a scenario that proved to be undeniably challenging, accentuated by the lack of adequate preparation for the implementation of ERE in the city of Caucaia. At the same time, the dialogues express the stance of the literacy teachers in this municipality, who facing their fears, adapting, reinventing and outlining new teaching practices were decisive in reaching their students.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2024-05-20T23:04:29Z No. of bitstreams: 1 Ok_ewerton_dantas_sousa.pdf: 1734403 bytes, checksum: 3083b0acae6cf9c373433687358bdc8a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-05-20T23:04:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ok_ewerton_dantas_sousa.pdf: 1734403 bytes, checksum: 3083b0acae6cf9c373433687358bdc8a (MD5) Previous issue date: 2024-02-08eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDissertaçõespor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectPrática de ensinopor
dc.subjectEnsino à distânciapor
dc.subjectPandemiaspor
dc.subjectDissertationseng
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectTeaching practiceeng
dc.subjectDistance learningeng
dc.subjectPandemicseng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titleAlfabetização em tempos de pandemia: ensino remoto e práticas de ensino exitosas.por
dc.typeDissertaçãopor
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