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Tipo do documento: Dissertação
Título: Perspectiva de letramento social nas atividades propostas para o livro didático: A Conquista.
Autor: Andrade, Maria Lenira Borges de 
Primeiro orientador: Henz, Rossana Regina Guimarães Ramos
Primeiro membro da banca: Bezerra, Benedito Gomes
Segundo membro da banca: Maciel, Débora Amorim Gomes da Costa
Resumo: Este trabalho resulta de uma pesquisa que se propõe a investigar a temática do Letramento Social a partir da análise documental do Livro Didático A Conquista de Língua Portuguesa (manual do professor, edição 2021) organizado pela autora Isabela Carpaneda para o 1º do Ensino Fundamental da rede pública de Fortaleza-CE. Como arcabouço teórico fundante da investigação, elencamos autores que compõem um grupo de respaldo científico nas pesquisas concernentes à temática: Magda Soares (2020), Angela Kleiman (1995), Leda Verdiani Tfouni (2010) e Brian Street (2014). O problema lançado ao nosso objeto de estudo é: como o Livro Didático pode evoca os letramentos sociais para além dos muros da instituição escolar? É possível tal feito? Definimos, pois, como objetivo geral analisar a presença ou não de propostas de Letramento(s) Social(s) nas seções do Livro Didático A Conquista e como objetivos específicos: identificar as perspectivas teórico-metodológicas acerca do(s) letramentos(s) nas seções do Livro Didático A Conquista; observar as concepções de alfabetização e letramento; analisar a presença ou ausência de proposta (s) de letramento social nas unidades do LD. Metodologicamente, estabelecemos as categorias da análise documental a partir dos objetivos específicos, sendo cada um deles direcionado para uma parte específica da estrutura do livro: parte introdutória; evolução sequencial; desenvolvimento das unidades. O trabalho está organizado em cinco seções, sendo a primeira introdutória, a segunda com o debate teórico sobre alfabetização e letramento, a terceira com a explanação em torno dos livros didáticos na prática alfabetizadora, a quarta com a demonstração dos critérios metodológicos e a quinta com a apresentação dos resultados. Como resultados da análise detectamos perspectivas de Letramento Social no LD deixadas na maioria dos casos em aberto conforme a autonomia dos professores em seu processo de mediação do ensino-aprendizagem. Como concepção de alfabetização e letramento, observamos uma abordagem que presa em seu início pelo Sistema de Escrita Alfabética e ao longo das unidades evolui na utilização de mais repertórios textuais e por fim, na maior parte dos casos identificamos abordagem direta de Letramento Social, contudo, são direcionadas mais na parte do roteiro de aula do que nos objetivos e habilidades da Base Nacional Comum Curricular.
Abstract: This work results from research that proposes to investigate the theme of Social Literacy from the documentary analysis of the Textbook the Conquest of the Portuguese Language (teacher's manual, 2021 edition) organized by the author Isabela Carpaneda for the 1st year of Elementary School in the public network of Fortaleza-CE. As a founding theoretical framework for the investigation, we list authors who make up a group of scientific support in research on the subject: Magda Soares (2020), Angela Kleiman (1995), Leda Verdiani Tfouni (2010) and Brian Street (2014). The problem posed to our object of study is: how can the Textbook evoke social literacies beyond the walls of the school institution? Is such a feat possible? Therefore, we have defined as a general objective to analyze the presence or not of proposals of Social Literacy(s) in the sections of the Textbook A Conquista and as specific objectives: to identify the theoretical-methodological perspectives about literacies in the sections of The Conquest Textbook; observe the conceptions of literacy and literacy; analyze the presence or absence of social literacy proposal(s) in the textbook units. Methodologically, we established the categories of document analysis based on the specific objectives, each of which is directed to a specific part of the book's structure: introductory part; sequential evolution; development of the units. The work is organized in five sections, the first being introductory, the second with the theoretical debate on literacy and literacy, the third with the explanation of textbooks in literacy practice, the fourth with the demonstration of the methodological criteria and the fifth with the presentation of the results. As a result of the analysis, we detected perspectives of Social Literacy in textbooks left open in most cases, according to the autonomy of teachers in their teaching-learning mediation process. As a conception of literacy and literacy, we observed an approach that stuck in its beginning with the Alphabetic Writing System and throughout the units evolves in the use of more textual repertoires and finally, in most cases we identified a direct approach to Social Literacy, however, they are directed more in the part of the lesson script than in the objectives and skills of the Common National Curriculum Base.
Palavras-chave: Dissertações
Alfabetização
Letramento
Livros
Dissertations
Literacy
Books
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Doutorado em Ciências da Linguagem
Citação: ANDRADE, Maria Lenira Borges de. Perspectiva de letramento social nas atividades propostas para o livro didático : A Conquista. 2024. 120 f. Mestrado (Dissertação) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação Ciências da Linguagem. Mestrado Interinstitucional em Ciências da Linguagem, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1867
Data de defesa: 23-Fev-2024
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

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