Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/187
Tipo do documento: Dissertação
Título: Re-significando a ação clínica psicológica na assistência à criança queimada
Título(s) alternativo(s): Re-directing the psychological clinical action in the assistance of the burn child an experience in question
Autor: Carvalheira, Ivana Magaly Lima Alencar 
Primeiro orientador: Morato, Henriette Tognetti Penha
Primeiro coorientador: Lima, Albenise de Oliveira
Primeiro membro da banca: Dutra, Elza Maria do Socorro
Segundo membro da banca: Francisco, Ana Lúcia
Resumo: Considerando a experiência de aflição da criança queimada hospitalizada, buscou-se pensar, como maior propriedade, sobre os modelos assistenciais clínicos instituídos, disponibilizados no atendimento a sua demanda psicológica. Nessa perspectiva, ao pesquisar sobre o saber/fazer clínico psicológico, revelaram-se múltiplas atitudes, ações, intervenções, orientações, interpretações, possíveis e cabíveis, ao psicológico na relação/cuidado com o sujeito. Lançando como profissional e/ou pesquisador no vasto campo da clínica psicológica , é importante compreender o que facilita ou dificulta uma ação situada. Parte-se de uma compreensão de ação implicada como constituinte no modo de ser humano: sujeito que age. Assim, este trabalho visa, a partir de uma experiência específica, trazer um outro olhar, ressignificando o fazer clínico psicológico no contexto do hospital, à luz da fenomenologia existencial e de dispositivos para a ação clínica psicológica. Recorreu- se à metodologia qualitativa, inspirada na figura do narrador e amparada no método fenomenológico para interpretação. A matéria-prima desta obra consiste em narrativas da experiência do psicólogo/pesquisador e dos interlocutores nos atendimentos, criança e sua mãe, no Centro de Tratamento de Queimados, além de relatos de profissionais dessa mesma equipe de saúde. Ao final, procurou-se uma articulação entre o conhecimento vivido/afetivo e o conhecimento teórico, a partir do diálogo com autores. Vislumbrou-se que a ação psicológica no C.T.Q. situa-se no campo teórico-prático do Aconselhamento Psicológico, como prática clínico- psicológica e educacional, numa dimensão interdisciplinar de ação social clínica. Foram, ainda, evidenciadas peculiaridades da comunicação entre a psicóloga, a criança e sua mãe, compreendidas como utensílios/utilitários facilitadores da intervenção psicológica. Espera-se, com este trabalho, apontar aberturas para ousadias responsáveis na atuação clínica, com implicações para o estudo e prática interdisciplinar
Abstract: Considering the pain and suffering of the burned child who is in hospital, this author was concerned mostly with the kinds of current clinical help which are offered by the psychology professionals staff. From this view point when one researched about the saber fazer , that is, the psychological and clinical know-how, there were a great number of possibilities as to the fazer saber , e.g. how to reach the suffering child in his/her innerself and let him/her know that there is someone who in fact can help. It was found out that there were a number of attitudes, actions, interventation and interpretation which the psychologist could make use of in his relationship and care for the subject, the burned child. Therefore, the psychologist and/or researcher should be conscious about how broad the psychological clinical field is, and further he/she needs to understand clearly what may help as well as what may prevent a certain contextual action . One should start from understanding the subject s individual experience as a unique human being. This study aims to take a rather different look at the burned child specific experience, and tries to provide a new meaning to the psychological clinical action, inside a hospital, enlightened by both the existential phenomenon and attitudes for the psychological clinical action. The qualitative methodology was chosen, and it was inspired by the narrator himself. It was also supported by the phenomenal method for interpretation. The material analysed is made up of narratives based on the psychologist/researcher experiences, as well as from the burned child and the mother, who were in the Burned Treatment Center (BTC). In addition, reports from professionals belonging to the same health staff were considered. Finally , special attention was given to both the experienced/affectionate knowledge and the theoretical one, all deriving from talks to area field experts. It was discovered that the psychological action done at the BTC is in the pratical-theoretical field from the Psychological Advice, and it is deemed as an educational and psychological-clinical practice, in an interdisciplinary dimension of a clinical social action. M oreover, some special peculiarities were found from the communication among the professional psychologist, the burned child and the mother. Those peculiarities were the tools which facilitated the psychologist
Palavras-chave: criancas hospitalizadas
existencialismo
psicologia clinica
psicologia fenomenologica
psicologos clinicos
clinical psychologists
clinical psychology
existencialism
hospitalized children
phenomenological psychology
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Psicologia Clínica
Programa: Mestrado em Psicologia Clínica
Citação: CARVALHEIRA, Ivana Magaly Lima Alencar. Re-directing the psychological clinical action in the assistance of the burn child an experience in question. 2003. 138 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2003.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/187
Data de defesa: 28-Mar-2003
Aparece nas coleções:Psicologia Clinica

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ivana carvalheira.pdf1,46 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.