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Tipo do documento: Dissertação
Título: Jargões no funcionamento multimodal da linguagem de crianças autistas em interação com um parceiro enunciativo.
Autor: Berg, William 
Primeiro orientador: Fonte, Renata Fonseca Lima da
Primeiro membro da banca: Barros, Isabela Barbosa do Rêgo
Segundo membro da banca: Cavalcante, Marianne Carvalho Bezerra
Resumo: O jargão é uma produção vocal presente na trajetória linguistica de crianças (a)típicas que, muitas das vezes, é despercebida pelos interlocutores. Isto acontece porquanto tal produção vocal jargonizada assemelha-se às palavras reconheciveis na lingua no quesito estrutura consoante-vogal, mas, semanticamente, não apresenta um significado aparente se analisada isoladamente, além de ser pontuada como uma pista para o diagnóstico de pessoas em condição atipica, como no caso de crianças autistas. Todavia, distanciando- nos dessa concepção, percebemos o jargão como possibilidade de linguagem que pode ser (re)significado pelo parceiro enunciativo tal como ocorre com os outros elementos prosódicos-vocais (balbucio, holófrase, bloco de enunciado). A luz da multimodalidade, o jargão recebe um realce semiótico na medida em que a perspectiva multimodal permite uma análise multissemiótica, isto é, além do jargão (produção vocal) as semioses: gesto, olhar, expressão facial etc. coautuam numa mesma instância, formando, assim, uma matriz única de significação - tese defendida por pesquisadores (inter)nacionais como Kendon (1982, 2000, 2016), McNeill (1985, 1992, 2000), Butcher, Goldin-Meadow (2000), Fonte, Barros, Cavalcante e Soares (2014), Fonte e Cavalcante (2016), Cavalcante (2018). Diante disso, a presente pesquisa busca investigar os jargões produzidos por crianças autistas no funcionamento multimodal da linguagem mediante o efeito produzido no parceiro interativo. Mais especificamente, identificar e descrever os elementos multimodais integrados aos jargões de crianças autistas em situações interativas, analisar os contornos entonacionais dos jargões dessas crianças associados aos elementos multimodais, sobretudo a modalidade gestual, em cena interativa, verificar o papel dos elementos multimodais associados aos jargões de crianças autistas e o efeito produzido no seu parceiro interativo. Para isso, fizemos uso de videos de três crianças autistas em contextos interativos variados e que foram armazenados no banco de dados do Laboratório de Práticas de Linguagem do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) da Universidade Católica de Pernambuco. As cenas interativas analisadas ocorreram no Grupo de Estudos e Acolhimento ao Autismo (GEAUT). Para transcrição da produção vocal, dos gestos e do olhar, utilizamos o software ELAN, enquanto o PRAAT auxiliou na análise acústica dos jargões. Em nossas análises, identificamos que as crianças autistas Jorge, Bruno e Henrique produziram diferentes semioses (gestos, expressão facial e olhar) concomitante às produções vocais jargonizadas, provocando efeitos e reações nos interlocutores, tais como estranhamento e empolgação. Com isso, percebemos, a partir de uma análise holistica do jargão, que as crianças autistas são capazes de enunciar seus pensamentos e ideias assim como uma criança em condição típica. Basta tão somente que o interlocutor compreenda que a natureza do funcionamento da linguagem é multimodal, de modo a transpor o jargão para o nivel significativo. Outrossim, a presente pesquisa empreendeu discussões promissoras acerca do jargão na criança autista e para a ciência da linguagem, haja visto ser um tema pouco explorado.
Abstract: Jargon is a vocal production present in the linguistic trajectory of (a)typical children that is often unnoticed by interlocutors. This is because this jargonized vocal production resembles recognizable words in the language in terms of consonant-vocal structure, but, semantically, it has no apparent meaning whether analyzed in isolation, in addition to being used as a clue for diagnosing people with atypical conditions, as in the case of autistic children. However, moving away from this conception, we perceive jargon as a language possibility that can be (re)signified by the enunciative partner, just as occurs with the other prosodic-vocal elements (babbling, holophrase, enunciation block) of the oral axis. In the light of multimodality, jargon is given semiotic prominence insofar as the multimodal perspective allows for a multisemiotic analysis, ie in addition to jargon (vocal production) the semioses: gesture, gaze, facial expression etc. co-exist in the same instance, thus forming a single matrix of meaning a thesis defended by (inter)national researchers such as Kendon (1982, 2000, 2016), McNeill (1985, 1992, 2000), Butcher, Goldin-Meadow (2000), Fonte, Barros, Cavalcante e Soares (2014), Fonte and Cavalcante (2016), Cavalcante (2018). In view of this, this research aims to investigate the jargon produced by autistic children in the multimodal functioning of language through the effect produced on the interactive partner. More specifically, to identify and describe the multimodal elements integrated into the jargon of autistic children in interactive situations; to analyze the intonational contours of the jargon of these children associated with multimodal elements, especially the gestural modality, in an interactive scene; to verify the role of the multimodal elements associated with the jargon of autistic children and the effect produced on their interactive partner. To do this, we used videos of three autistic children in a variety of interactive contexts, which were stored in the database of the Language Practices Laboratory of the Graduate Program in Language Sciences (PPGCL) at the Catholic University of Pernambuco. The interactive scenes analyzed took place in the Autism Study and Reception Group (GEAUT). We used ELAN software to transcribe vocal production, gestures and gaze, while PRAAT helped with the acoustic analysis of jargon. In our analysis, we identified that the autistic children Jorge, Bruno and Henrique produced different semioses (gestures, facial expression and gaze) concomitantly with the jargonized vocal productions, provoking effects and reactions in the interlocutors, such as strangeness and excitement. With this, we realize, from a holistic analysis of jargon, that autistic children are able to enunciate their thoughts and ideas just like a typical child. All that is needed is for the interlocutor to understand that the nature of how language works is multimodal, in order to transpose jargon to a meaningful level. Furthermore, this research has led to promising discussions about jargon in autistic children and for the science of language, since it is a little-explored topic.
Palavras-chave: Dissertações
Aquisição de linguagem
Multimodalidade (Linguística)
Crianças autistas
Dissertations
Language acquisition
Multimodality (Linguistics)
Autistic children
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Mestrado em Ciências da Linguagem
Citação: BERG, William. Jargões no funcionamento multimodal da linguagem de crianças autistas em interação com um parceiro enunciativo. 2024. 115 f. Mestrado (Dissertação) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação Ciências da Linguagem. Mestrado Interinstitucional em Ciências da Linguagem, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1877
Data de defesa: 8-Mar-2024
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

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