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Tipo do documento: Dissertação
Título: O letramento social da Comunidade Indígena Tapeba e o ensino de Língua portuguesa na Escola Indígena Índios Tapeba.
Autor: Forte, Ana Cristina 
Primeiro orientador: Henz, Rossana Regina Guimarães Ramos
Primeiro membro da banca: Barros, Isabela Barbosa do Rêgo
Segundo membro da banca: Oliveira, Edney Alexandre de
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar o material pedagógico (livros didáticos) de ensino de língua portuguesa na Escola Indígena Índios Tapeba, no que se refere aos letramentos sociais da comunidade em questão. A escolha pela escola se justifica por ser a pioneira na educação escolar indígena do estado do Ceará, bem como referência no engajamento cultural e social para as demais escolas indígenas da etnia Tapeba. Como fundamentos teóricos, o estudo toma por base o sociointeracionismo que concebe a linguagem essencialmente um ato social pelo qual as pessoas interagem. Os estudos teóricos incluem ainda as concepções de letramento, o ensino de língua portuguesa e aspectos da educação indígena. Dada a natureza do estudo, do ponto de vista metodológico, a pesquisa é de cunho qualitativo, haja vista o foco em compreender as complexidades entre os aspectos sociais e culturais que envolvem esta investigação. De modo geral, a pesquisa é dividida em quatro etapas principais: contextualização da escola, bem como do ensino de língua portuguesa e do letramento social da comunidade; realização de entrevistas, por meio de questionários, com a comunidade; descrição da estrutura e das atividades do livro didático de língua portuguesa e análise do corpus. Os resultados obtidos revelam que essa escola é um espaço de manutenção da cultura e da ancestralidade Tapeba. Em relação à análise dos livros didáticos e o letramento da comunidade, compreende-se que há aproximações e distanciamentos, tendo em vista as especificidades deste povo.
Abstract: This dissertation aims to analyze the pedagogical material (textbooks) for teaching the Portuguese language at the Escola Indígena Índios Tapeba, with regard to the social literacies of the community in question. The choice for the school is justified because it is the pioneer in indigenous school education in the state of Ceará, as well as a reference in cultural and social engagement for other indigenous schools of the Tapeba ethnic group. As theoretical foundations, the study is based on sociointeractionism, which sees language as essentially a social act through which people interact. Theoretical studies also include concepts of literacy, teaching the Portuguese language and aspects of indigenous education. Given the nature of the study, from a methodological point of view, the research is qualitative in nature, given the focus on understanding the complexities between the social and cultural aspects that involve this investigation. In general, the research is divided into four main stages: contextualization of the school, as well as Portuguese language teaching and social literacy in the community; conducting interviews, using questionnaires, with the community; description of the structure and activities of the Portuguese language textbook and corpus analysis. The results obtained reveal that this school is a space for maintaining Tapeba culture and ancestry. In relation to the analysis of textbooks and the literacy of the community, it is understood that there are similarities and differences, taking into account the specificities of these people.
Palavras-chave: Dissertações
Letramento
Indígenas - Educação
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Dissertations
Literacy
Indigenous - Education
Portuguese language - Study and teaching
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Mestrado em Ciências da Linguagem
Citação: FORTE, Ana Cristina. O letramento social da Comunidade Indígena Tapeba e o ensino de Língua portuguesa na Escola Indígena Índios Tapeba. 2024. 118 f. Mestrado (Dissertação) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação Ciências da Linguagem. Mestrado Interinstitucional em Ciências da Linguagem, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1883
Data de defesa: 22-Fev-2024
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

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