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Tipo do documento: Dissertação
Título: Plantão psicológico em instituições: possibilidades compreensivas da ação clínica.
Autor: Veríssimo, Jéssica Caroline de Moraes 
Primeiro orientador: Barreto, Carmem Lúcia Brito Tavares
Primeiro coorientador: Morato, Henriette Tognetti Penha
Primeiro membro da banca: Francisco, Ana Lúcia
Segundo membro da banca: Santos, Suely Emília de Barros
Resumo: O Plantão Psicológico (PP) é uma modalidade de prática psicológica, que surgiu em 1969, na Universidade de São Paulo (USP), fundamentado no Aconselhamento Psicológico, constituindo como serviço, com o objetivo de diminuir as filas de espera no Serviço de Aconselhamento Psicológico (SAP), do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (Ipusp). A presente pesquisa tem como objetivo compreender a Ação Clínica de psicólogos no Plantão Psicológico em instituições, a partir de pressupostos fenomenológicos existenciais. Especificamente: apresentar o percurso histórico e epistemológico do Plantão Psicológico; problematizar as singularidades dos modos de fazer o Plantão Psicológico; e compreender as diversas possibilidades de Plantão Psicológico em instituições. Na tentativa de compreender a questão norteadora: “Como é para você ser plantonista/supervisor do Plantão Psicológico no Departamento Jurídico (DJ) / Projeto de Atendimento em Plantão Psicológico (APP) / Hospital Universitário (HU) / Conjunto Residencial da USP (Crusp)?” Os pressupostos da fenomenologia hermenêutica contribuíram para a tematização da Ação Clínica e do Plantão Psicológico em instituições. Participaram da pesquisa cinco plantonistas e/ou supervisores de campo que tivessem mais de dois anos de experiência nesta modalidade de prática psicológica. Foram feitas entrevistas narrativas, gravadas e transcritas; bem como, a pesquisadora escreveu diários de campo e a cartografia clínica. Como via de acesso à análise das entrevistas narrativas, foi utilizado como método a “Movimento de Realização”: desvelamento, revelação, testemunho, veracização e autenticação de Dulce Critelli (1996) e as “Constelações Centrais” de sentido inspiradas em Heloísa Szymanski (2018). O trânsito cotidiano em instituições apresentou ressonâncias na relação dialógica do encontro do ser plantonista/supervisor. Com os clientes no PP. O PP, em instituições, mostrou-se como possibilidade da apropriação compreensiva do acontecimento clínico. O caminho da pesquisa, enquanto viagem sentida e vivida, desvela a Ação Clínica da natalidade da experiência de ser plantonista, enquanto narrativa-viva. A narrativa, seja ela falada ou escrita, apresentou ressonâncias da tematização da elaboração da experiência em atendimento individual, em grupo ou atendimento domiciliar. Apontando o modo de ser cuidadoso no encontro, como via de acesso da pluralidade-singular de ser plantonista/supervisor em instituições.
Abstract: The Psychological Duty (PD) is a modality of psychological practice that arosed in 1969 at the University of São Paulo (USP), based on Psychological Counseling, constituting as a service with the aim of reducing the queues in the Psychological Counseling Service (PCS), from the Institute of Psychology of the University of São Paulo (IPUSP). This research aims to understand the clinical action of psychologists in the Psychological Duty in institutions from existential phenomenological assumptions. Specifically: To introduce the historical and epistemological path of the Psychological Duty; Problematize the singularities of the ways of doing the Psychological Duty and Understand the possibilities of Psychological Duty in Institutions. In an attempt to understand the guiding question: “How is it for you to be an psychologist on duty / Supervisor of the Psychological Duty in the Legal Department (LD) / Psychological Duty Care Project (DCP) / University Hospital (UH) / Residential Complex of the University of São Paulo (RCUSP)?”, The assumptions of hermeneutic phenomenology, contributed to the thematization of Clinical Action and Psychological Duty in institutions. Five psychologists on duty and / or field supervisors who had more than two years of experience in this type of psychological practice, participated of this research. Narrative interviews were realized, recorded and transcribed; the researcher wrote field diaries and clinical cartography. As a way to access the analysis of narrative interviews, “Movement of Realization” was used as method of unveiling, revelation, testimony, veracity and authentication (Critelli, 1996) and the “Central Constellations” of meaning inspired by Heloisa Szymanski (2018). The daily passage in institutions came up with resonances in the dialogical relationship of the meeting of being a psychologist on duty / supervisor with clients in P.D. The P.D in institutions proved to be a possibility of comprehensive appropriation of the clinical event. The path of research as a lived journey unveils the clinical action of birth from the experience of being on duty, as a living narrative.The narrative, whether spoken or written, presented resonances of the thematization of the elaboration of the experience in individual, group or home care. Pointing the way to be careful in the meeting, as a way of accessing the singular plurality of being an psychologist on duty / supervisor in institutions.
Palavras-chave: Dissertações
Psicologia clínica
Aconselhamento psicanalítico
Consulta psicológica
Fenomenologia existencial
Dissertations
Clinical psychology
Psychoanalytic counseling
Psychological consultation
Existential phenomenology
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Mestrado em Psicologia Clínica
Citação: VERÍSSIMO, Jéssica Caroline de Moraes. Plantão psicológico em instituições: possibilidades compreensivas da ação clínica. 2019. 149 f. Mestrado (Dissertação) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica. Mestrado Profissional em Psicologia Clínica, Recife, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1884
Data de defesa: 31-Out-2019
Aparece nas coleções:Psicologia Clinica

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