Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1891
Tipo do documento: Tese
Título: “Gestão de tempo, gestão de vida”: os desafios da coordenação dos Cursos de Psicologia inseridos no Sertão Nordestino.
Autor: Amaral, Ana Patrícia de Souza 
Primeiro orientador: Francisco, Ana Lúcia
Primeiro membro da banca: Barreto, Carmem Lúcia Brito Tavares
Segundo membro da banca: Dias, Cristina Maria de Souza Brito
Terceiro membro da banca: Macedo, Lucinda Maria da Rocha
Quarto membro da banca: Silva Sobrinho, Jorge Gomes da
Resumo: Nesta tese, intentamos cartografar os desafios da coordenação em três cursos de Psicologia de instituições de ensino superior privadas do interior nordestino, a partir das variáveis que permeiam o exercício dessa função nas IES estudadas, em um contexto de competitividade em que predomina a captação predatória de alunos. Em específico, pretendemos: 1) caracterizar os trabalhos exercidos pelas coordenadoras de curso de Psicologia no sertão; 2) mapear os desafios da coordenação desses cursos nas experiências de coordenadoras; e 3) identificar os mecanismos facilitadores e limitadores dos processos institucionais. Para a realização dos objetivos propostos, conduzimos uma pesquisa de caráter exploratório e de natureza qualitativa, ancorada na perspectiva teórico-metodológica da Cartografia, que se propõe a mapear o campo de forças em ação no território a ser pesquisado. Participaram desta pesquisa três coordenadoras e uma ex-vice coordenadora de cursos de Psicologia. Usamos como recursos o diário de campo e a entrevista narrativa, adotando como questão norteadora: Como tem sido sua experiência na coordenação do curso de graduação, considerando que o curso se localiza no interior do Nordeste? Os resultados indicaram que a logística para a efetivação dos cursos foi um grande desafio para as coordenadoras. As longas distâncias entre as cidades, a estrada, o transporte, o tempo de viagem, a dificuldade de contato com profissionais das IES e o deslocamento dos(as) estudantes para as cidades onde estão as IES foram as principais dificuldades. As coordenadoras apontaram a colaboração docente e discente como estratégia rica para o enfrentamento dessas dificuldades, ressaltando grandes responsabilidades e carga de trabalho atrelada. Concluímos que a construção de uma rede coordenação-docentes-estudante-sociedade civil-instituições é um modo possível de coordenar com mais fluidez.
Abstract: In this thesis, we intend to map the challenges of the coordination in three Psychology courses of private higher education institutions in the Northeast Outback, from the variables that permeate the exercise of this assignment on the HEIs studied, in a context of competitivity in which the predatory capture of students predominates. Specifically, we intend to: 1) characterize the scope of roles exert by the coordinators in courses of Psychology in the Outback region; 2) map the challenges of the coordinators of these courses by their own experiences; and 3) identify the enabler and limiters mechanisms of institutional processes. To achieve the proposed objectives, we lead an exploratory research and qualitative in nature, rooted in the perspective theoretical methodological of Cartography, that proposes maping the field of forces in action in the research territory. Three coordinators and a former vice-coordinator of Psychology courses took part in this research. We used the field diary and the narrative interview as resources, adopting as guiding question: How has it been your experience as coordinator in the course of graduation, taking to account the course is found in the Northeast Outback? The results indicated that the logistics to the courses to take effect were a great challenge to the coordinators. The great distances between towns, road, transportation, the travel time, the difficulty to contact professionals from the HEIs and displacement of students to the towns where the HEIs are located were the main difficulties. The coordenators point out the collabotarion of the faculty and students as a rich strategy to the confrontation of these difficulties, highlighting the great responsabilities and the tied workload. Therefore, the construction of a net coordinators-faculty-students-civil society-institutions is a possible way to coordinate with more fluidity.
En esta tesis, lo quedamos mapear a los desafíos de la coordinación en tres carreras de Psicología en instituciones de educación superior privadas del interior del Noreste, a partir de las variables que permean el ejercicio de esta tarea en las IES estudiadas, en un contexto competitivo en el que predomina el reclutamiento predatorio de los estudiantes. Específicamente nos proponemos: 1) caracterizar el trabajo realizado por los coordinadores de carreras de Psicología en el interior del país; 2) mapear los desafíos de la coordinación de estos cursos en las experiencias de los coordinadores; y 3) identificar los mecanismos que facilitan y limitan los procesos institucionales. Para alcanzar los objetivos propuestos, realizamos una investigación exploratoria y cualitativa, anclada en la perspectiva teórico-metodológica de la Cartografía, que tiene como objetivo mapear el campo de fuerzas en acción en el territorio a investigar. En esta investigación participaron tres coordinadores y un ex vicecoordinador de carreras de Psicología. Utilizamos como recursos el diario de campo y la entrevista narrativa, adoptando como pregunta orientadora: ¿Cómo ha sido su experiencia en la coordinación de la carrera de pregrado, considerando que la carrera está ubicada en el interior del Noreste? Los resultados indicaron que la logística de los cursos fue un gran desafío para los coordinadores. Las largas distancias entre las ciudades, la carretera, el transporte, el tiempo de viaje, la dificultad de contacto con los profesionales de las IES y el movimiento de los estudiantes a las ciudades donde se ubican las IES fueron las principales dificultades. Los coordinadores señalaron la colaboración entre profesores y alumnos como una rica estrategia para afrontar estas dificultades, destacando las grandes responsabilidades y la carga de trabajo asociada. Se concluye que la construcción de una red de coordinación-docentes-estudiantes-sociedad civil-instituciones es una forma posible de coordinar de manera más fluida.
Palavras-chave: Teses
Psicologia - Pesquisa
Estudantes - Psicologia
Ensino superior - Administração
Pesquisa qualitativa
Theses
Psychology - Research
Students - Psychology
Higher education - Administration
Qualitative research
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Doutorado em Psicologia Clínica
Citação: AMARAL, Ana Patrícia de Souza. 'Gestão de tempo, gestão de vida': os desafios da coordenação dos Cursos de Psicologia inseridos no Sertão Nordestino. 2024. 225 f. Tese (Doutorado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica. Doutorado em Psicologia Clínica, Recife, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1891
Data de defesa: 15-Mar-2024
Aparece nas coleções:Psicologia Clinica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_ana_patricia_souza_amaral.pdfTese na íntegra2,05 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.