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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Joseildo Inácio dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4794477224042503por
dc.contributor.advisor1Souza, José Tadeu Batista de-
dc.contributor.referee1Flores, Alberto Vivar-
dc.contributor.referee2Ribeiro Júnior, Nilo-
dc.date.accessioned2024-08-23T21:50:05Z-
dc.date.issued2024-04-05-
dc.identifier.citationSANTOS, Joseildo Inácio dos. A ideia do infinito e do desejo metafísico como saída da filosofia da imanência em Levinas. 2024. 67 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Filosofia. Mestrado em Filosofia, Recife, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1908-
dc.description.resumoOs muitos conflitos armados, internos ou entre nações, pelos quais a humanidade tem passado, ao longo de sua história, trazendo consigo violência, catástrofe e sofrimentos, inquietam no homem o desejo de compreender o seu fundamento. Foi movido por essa mesma inquietação que, no século XX, o filósofo Franco-Lituano Emmanuel Levinas desenvolveu uma hermenêutica da guerra, abordando seus efeitos imediatos e nocivos. Onde percebe não apenas a existência de uma similaridade entre o poder totalitário e violento próprio de estados de guerra e a maneira de pensar da Tradição Filosófica em seu víeis ontológico, mas também aponta que o fenômeno da guerra tem seu fundamento nesse modo violento de pensar da racionalidade ocidental. Em função disso, denuncia a ontologia como a filosofia do poder e da violência, bem como acusa a subjetividade moderna como ratificadora do processo violento de totalização e imanentização da Realidade. Entretanto, Emmanuel Levinas, fala a favor da transcendência, ao compreender o Outro como o Infinito e em benefício da relação ética, que é o movimento metafísico, onde o Eu finito desloca-se de sua interioridade à exterioridade manifestada pelo Outro, num Desejo Metafísico onde não há nenhuma possibilidade de imanentização, pois o Outro sendo o infinito é um horizonte incontornável, fechado ao processo Racional de apreensão, mas aberto ao encontro ético.por
dc.description.abstractThe many armed conflicts, internal or between nations, that humanity has gone through throughout its history, bringing with them violence, catastrophe and suffering, disturb man's desire to understand their meaning. It was driven by this same concern that, in the 20th century, the Franco-Lithuanian philosopher Emmanuel Levinas developed a hermeneutics of war, addressing its immediate and harmful effects. Where he notices not only the existence of a similarity between the totalitarian and violent power typical of states of war and the way of thinking of the Philosophical Tradition in its ontological bias, but also the point that the phenomenon of war has its foundation in this violent way of thinking of Western rationality. As a result, it denounces ontology as the philosophy of power and violence, as well as accusing modern subjectivity as ratifying the violent process of totalization and immanentization of Reality. However, Emmanuel Levinas speaks in favor of transcendence, by understanding the Other as the Infinite and in benefit of the ethical relationship, which is the metaphysical movement, where the finite Self moves from its interiority to the exteriority manifested by the Other, in a Metaphysical Desire where there is no possibility of immanentization, since the Other, being infinite, is an unavoidable horizon, closed to the Rational process of apprehension, but open to ethical encounter.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2024-08-23T21:50:05Z No. of bitstreams: 1 Ok_joseildo_inacio_santos.pdf: 712095 bytes, checksum: 20bff27fad2ace006f94703e4f0c6341 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-23T21:50:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ok_joseildo_inacio_santos.pdf: 712095 bytes, checksum: 20bff27fad2ace006f94703e4f0c6341 (MD5) Previous issue date: 2024-04-05eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Filosofiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDissertaçõespor
dc.subjectOntologiapor
dc.subjectTodo e partes (Filosofia)por
dc.subjectGuerrapor
dc.subjectViolênciapor
dc.subjectCríticapor
dc.subjectDissertationseng
dc.subjectOntologyeng
dc.subjectWhole and parts (Philosophy)eng
dc.subjectWareng
dc.subjectViolenceeng
dc.subjectCriticismeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.titleA ideia do infinito e do desejo metafísico como saída da filosofia da imanência em Levinaspor
dc.typeDissertaçãopor
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