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dc.creatorBraga, Flaviana Bezerra Pinheiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1352258030247491por
dc.contributor.advisor1Barros, Isabela Batista do Rêgo-
dc.contributor.referee1Sousa, Wilma Pastor de Andrade-
dc.contributor.referee2Fonte, Renata Fonseca Lima de-
dc.date.accessioned2024-09-23T23:09:51Z-
dc.date.issued2024-05-29-
dc.identifier.citationBRAGA, Flaviana Bezerra Pinheiro. Enunciação e linguagem: um estudo sobre a escrita do sujeito autista. 2024. 76 f. Mestrado (Dissertação) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação Ciências da Linguagem. Mestrado Interinstitucional em Ciências da Linguagem, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1928-
dc.description.resumoO Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma desordem do neurodesenvolvimento presente desde o nascimento ou começo da infância, que, por se tratar de um espectro, pode se manifestar de forma e intensidade diferentes nos sujeitos. De modo geral, o comprometimento de linguagem oral envolve desde a persistência em assuntos específicos ou dificuldade em manter um diálogo até o mutismo e a ecolalia. Estudos sobre a linguagem escrita e o autismo ainda são poucos quando comparados à oralidade. O objetivo geral desta pesquisa é analisar o processo de aprendizagem da escrita e sua relação com o sujeito, considerando a singularidade da criança autista. Para isso tivemos como objetivos específicos examinar as marcas enunciativas na escrita do sujeito autista e analisar se há especificidades que caracterizem o processo de aquisição da escrita no autismo. Apresentamos como marco teórico os estudos linguístico-enunciativos de Émile Benveniste (2022) e seus desdobramentos nas pesquisas de Endruweit (2004; 2006; 201O), Silva e Endruweit (2011) e Flores (2018) para tratar da aquisição da escrita e da enunciação, construindo, a partir destes estudos, um percurso dentro da clínica do autismo. Trata­ se de uma pesquisa qualitativa e longitudinal do tipo de estudo de caso, realizada a partir da escrita de uma criança de 9 anos de idade, diagnosticada com Autismo, nível 1 de suporte e em acompanhamento psicopedagógico, estudante do 3° ano de uma escola particular do município de Fortaleza, no estado do Ceará. Durante oito meses, foi feito acompanhamento psicopedagógico na clínica, realizado em sessões semanais de 40 minutos, para serem coletados dados da escrita infantil, por meio de fotos, gravações em vídeo, os quais foram posteriormente analisados seguindo as orientações enunciativas benvenistianas. Ao final das análises observamos especificidades no processo de aquisição da escrita da criança autista, que configuraram uma relação singular do sujeito. As especificidades não dizem respeito as características da escrita tratadas na psicogênese da escrita, mas ao tardio envolvimento do sujeito com a modalidade escrita da linguagem, caracterizadas por fugas do tema escrita e a persistência em não registrar o nome próprio completo. Buscamos com os nossos achados contribuir para uma pedagogia, que valorize não somente a língua, mas a linguagem e suas mais variadas manifestações. Para que, assim, possamos incluir a criança autista no processo de aquisição da linguagem escrita, afinal, o ambiente fornece os estímulos linguísticos e a criança fornece as repostas.por
dc.description.abstractAutism Spectrum Disorder (ASO) is a neurodevelopmental disorder present from birth or early childhood, which, as it is a spectrum, can manifest itself in different ways and intensity in individuais. ln general, oral language impairment ranges from persistence on specific subjects or difficulty in maintaining a dialogue to mutism and echolalia. Studies on written language and autism are still few when compared to oral language. The general objective of this research is to analyze the process of acquiring writing and its relationship with the subject, considering the uniqueness of the autistic child. For this, we had the specific objectives of examining the enunciative marks in the autistic subject's writing and analyzing whether there are specificities that characterize the process of writing acquisition in autism. We presentas a theoretical framework the linguistic-enunciative studies of Émile Benveniste (2022) and their developments in the research of Endruweit (2004; 2006; 201O), Silva and Endruweit (2011) and Flores (2018) to address the acquisition of writing and enunciation, building, from these studies, a path within the autism clinic. This is a qualitative and longitudinal case study type research, carried out based on the writing of a 9-year­ old child, diagnosed with Autism, levei 1 of support and undergoing psychopedagogical monitoring, a 3rd year student at a school particular to the municipality of Fortaleza, in the state of Ceará. For eight months, psychopedagogical monitoring was carried out at the clinic, carried out in weekly 40 minutes sessions, to collect data on children's writing, through photos and video recordings, which were later analyzed following Benvenist's enunciative guidelines. At the end of the analyzes we observed specificities in the autistic child's writing acquisition process, which configured a unique relationship between the subject. The specificities do not concern the characteristics of writing treated in the psychogenesis of writing, but the subject's late involvement with the written form of language, characterized by escapes from the written theme and the persistence in not recording the full proper name. With our findings, we seek to contribute to a pedagogy that values not only language, but language and its most varied manifestations. So that we can include the autistic child in the process of acquiring written language, after all, the environment provides the linguistic stimuli and the child provides the answers.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2024-09-23T23:09:51Z No. of bitstreams: 1 Ok_flaviana_bezerra_pinheiro_braga.pdf: 36417958 bytes, checksum: 11a27bcbbf547d3ccacb92c454f3bc48 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-23T23:09:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ok_flaviana_bezerra_pinheiro_braga.pdf: 36417958 bytes, checksum: 11a27bcbbf547d3ccacb92c454f3bc48 (MD5) Previous issue date: 2024-05-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDissertaçõespor
dc.subjectAquisição de linguagempor
dc.subjectAutismopor
dc.subjectTeoria da Enunciaçãopor
dc.subjectDissertationseng
dc.subjectLanguage Acquisitioneng
dc.subjectAutismeng
dc.subjectEnunciation Theoryeng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titleEnunciação e linguagem: um estudo sobre a escrita do sujeito autista.por
dc.typeDissertaçãopor
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