Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1943
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Kyssia Marcelle Calheiros-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7702798090963687por
dc.contributor.advisor1Barros, Paula Cristina Monteiro de-
dc.contributor.referee1Queiroz, Edilene Freire de-
dc.contributor.referee2Silva, Edineide Maria da-
dc.contributor.referee3Zanotti, Susane Vasconcelos-
dc.contributor.referee4Lima Filho, Ivo de Andrade-
dc.date.accessioned2024-10-08T18:53:34Z-
dc.date.issued2024-04-15-
dc.identifier.citationSANTOS, Kyssia Marcelle Calheiros. A trama de posições na clínica universitária de psicologia e o entrecruzamento de demandas dos/as usuários/as, estagiários/as, supervisores/as e instituição : um estudo psicanalítico. 2024. 189 f. Tese (Doutorado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica. Doutorado em Psicologia Clínica, Recife, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1943-
dc.description.resumoNo âmbito de uma clínica universitária de psicologia, assim como os/as usuários/as relatam suas queixas e as endereçam ao/à estagiário/a-terapeuta e/ou à instituição universitária, os/as estagiários/as também endereçam demandas que atravessam a sua formação e a prática clínica. Frente aos acompanhamentos que são realizados, a permanência prolongada de alguns casos no serviço por anos, chamou-nos a atenção. Assim, para além dos casos em que o prolongamento se faz necessário, o que a permanência estendida de alguns/algumas pacientes no serviço poderia indicar? Considerando as especificidades da clínica universitária, esta pesquisa teve como objetivo geral problematizar a permanência prolongada de alguns/algumas pacientes em clínicas universitárias e os impasses na construção de demandas, considerando o jogo de posições ocupadas por seus/suas integrantes - usuários/as, estagiários/as, supervisores/as e instituição. No que concerne ao procedimento metodológico, foi realizada uma pesquisa em psicanálise, fundamentando-se principalmente nos estudos freudianos e lacanianos acerca das noções de demanda, transferência, endereçamento e tratamento. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com supervisores/as de serviços-escola e grupos de conversação com estagiários/as-terapeutas, de modo que os discursos e narrativas foram agrupados em temas-eixo e analisados à luz do método de interpretação da psicanálise. Dada a complexidade que perpassa o dispositivo de escuta ofertado nesses serviços, que conjugam, a um só tempo, um espaço de acolhimento para pessoas que demandam tratamento e falam de seus sofrimentos e um espaço de formação acadêmico-clínica para os/as estagiários/as, ressaltamos a relevância de se pensar nos fios que se cruzam transversalmente, compondo a tecitura da clínica universitária. Longe de definirmos qual seria o tempo ideal de um acompanhamento, sustentamos que a noção de cronificação de tratamento não se restringe à questão do tempo, mas está relacionada com os diversos aspectos que perpassam o tratamento e que podem dificultar, por vezes, o surgimento da dialética própria da demanda. Ao final deste estudo, propomos a construção do caso clínico como um importante dispositivo a ser instituído nas clínicas-escola, visto que a sua escrita poderá ser um suporte na identificação das transferências, das contingências e da singularidade de cada caso, em meio ao jogo de posições ao entrecruzamento das demandas de formação e de assistência que tangenciam cada tratamento.por
dc.description.abstractIn a university psychology clinic, just as the users complain to the interns/therapists and/or the institution, the interns also address the demands that cross their training and clinical practice. Considering the follow-ups enacted, the prolonged persistence of some cases caught our attention. Besides the cases in which this extension is needed, what can indicate the prolonged permanence of some patients? Due to the specificities of the university clinic, this research sought to question the prolonged permanence of some patients in these spaces and the impasses in building demands, taking into account the position game established by its players—users, interns, supervisors, and the institution. We held a psychoanalysis research, mainly grounded in Freudian and Lacanian studies on demand, transfer, addressing, and treatment. We conducted semistructured interviews with service-school supervisors and conversation groups with interns-therapists. The discourses and narratives were grouped into thematic axes and analyzed through the psychoanalysis interpretation method. Given the complexity that permeates the listening device offered in these services, which simultaneously merge a space to welcome people who need treatment and talk about their suffering and a space of clinic-academic training for interns, we highlight the relevance of considering the transversally crossed threads that make up the tissue of a university clinic. Far from defining an ideal follow-up time, we believe that the notion of treatment chronification is not restricted to time but is related to several aspects that permeate the treatment and that can sometimes hamper the emergence of the typical dialectics of demand. At the end of this study, we propose the construction of clinical cases as an important device to be implemented in university clinics, considering that it can help identify the transfers, contingencies, and singularities of each case amidst the position game when intercrossing the formation and assistance demands that cross each treatment.eng
dc.description.abstractEn el ámbito de una clínica universitaria de psicología, así como los usuarios relatan sus quejas y las direccionan al becario, terapeuta o a la institución universitaria, los becarios también direccionan demandas que cruzan su formación y la práctica clínica. Ante a los acompañamientos que son realizados, la permanencia alargada de algunos casos en el servicio por años, nos llamó la atención. Así, además de los casos donde el alargamiento se hace necesario, ¿qué nos indica la permanencia extendida de algunos pacientes en el servicio? Considerando las especificidades de la clínica universitaria, esta investigación tuvo como objetivo general problematizar la permanencia alargada de algunos pacientes en clínicas universitarias y los problemas en la construcción de demandas, considerando el juego de posiciones ocupadas por sus integrantes – usuarios, becarios, supervisores e institución. Sobre el procedimiento metodológico, fue realizada una investigación en psicoanálisis, fundamentándose principalmente en los estudios freudianos y lacanianos sobre las nociones de demanda, transferencia, direccionamiento y tratamiento. Fueron realizadas entrevistas semiestructuradas con supervisores de servicios-escuela y grupos de conversación con becarios-terapeutas, de manera que los discursos y narrativas fueron agrupados en temas-eje y analizados a la luz del método de interpretación del psicoanálisis. Dada la complejidad que pasa por el dispositivo de escucha ofertado en estos servicios, que conjugan, a un solo tiempo, un espacio de acogida para personas que demandan tratamiento y hablan de sus sufrimientos y un espacio de formación académico-clínico para los becarios, resaltamos la relevancia de pensar en los hilos que se cruzan transversalmente, componiendo la tesitura de la clínica universitaria. Lejos de definir cuál sería el tiempo ideal de un acompañamiento, sostuvimos que la noción de cronificación de tratamiento no se restringe a la cuestión del tiempo, pero está relacionada con los diversos aspectos que pasan por el tratamiento y que pueden dificultar, por veces, el surgimiento de la dialéctica propia de la demanda. Al final de este estudio, proponemos la construcción del caso clínico como un importante dispositivo a ser instituido en clínicas-escuela, ya que su escrita podrá ser un suporte en la identificación de las transferencias, de las contingencias y de la singularidad de cada caso, en medio al juego de posiciones al entrecruce de las demandas de formación y de asistencia que tangencian cada tratamiento.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2024-10-08T18:53:34Z No. of bitstreams: 1 Ok_kyssia_marcelle_calheiros_santos.pdf: 1274162 bytes, checksum: fb80bf287a407a154eebdb989481191e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-08T18:53:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ok_kyssia_marcelle_calheiros_santos.pdf: 1274162 bytes, checksum: fb80bf287a407a154eebdb989481191e (MD5) Previous issue date: 2024-04-15eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programDoutorado em Psicologia Clínicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTesespor
dc.subjectPsicologia clínicapor
dc.subjectPsicanálisepor
dc.subjectEstudantes - Psicologiapor
dc.subjectEstudantes universitáriospor
dc.subjectDeficientes mentais - Cuidado e tratamentopor
dc.subjectTheseseng
dc.subjectClinical Psychologyeng
dc.subjectPsychoanalysiseng
dc.subjectPsychology Studentseng
dc.subjectUniversity Studentseng
dc.subjectMentally Disabled - Care and Treatmenteng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleA trama de posições na clínica universitária de psicologia e o entrecruzamento de demandas dos/as usuários/as, estagiários/as, supervisores/as e instituição: um estudo psicanalítico.por
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Psicologia Clinica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_kyssia_marcelle_calheiros_santos.pdfTese na íntegra1,24 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.