Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1948
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLourenço, Paula Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8770402128990191por
dc.contributor.advisor1Rocha Júnior, Dario Brito-
dc.contributor.advisor-co1Teixeira, Carla Patrícia Pacheco-
dc.contributor.referee1Peixoto, João Guilherme de Melo-
dc.contributor.referee2Santos, Maria Salett Tauk-
dc.date.accessioned2024-10-21T17:56:30Z-
dc.date.issued2024-03-25-
dc.identifier.citationLOURENÇO, Paula Santos. Da pisada do barro ao streaming: um estudo do samba de coco de Arcoverde-PE como indústria criativa para o desenvolvimento local. 2024. 408 fl. Relatório técnico (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Indústrias Criativas. Mestrado Profissional em Indústrias Criativas, Recife, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1948-
dc.description.resumoEsta dissertação busca compreender de que maneira os grupos de samba de coco de Arcoverde- PE podem contribuir com o desenvolvimento local. Para isso, empregou-se um estudo de caso do Festival Sesc PE de Economia Criativa: Na Pisada dos Cocos do Nordeste, uma iniciativa de indústria criativa protagonizada por coquistas e realizada nos anos de 2021, 2022 e 2023 na cidade. O projeto foi criado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), com apoio de entes públicos e privados. O presente trabalho contou com revisão bibliográfica, entrevistas em profundidade e observações diretas e participativas dos artistas e de diversos atores desse processo. Foram usados como referenciais teóricos: Almeida (2011) e Lima (2018) para a manifestação popular do coco; Canclini (1983) e Abib (2015) para culturas populares; Barbalho (2007), Calabre (2019), Canclini (1998) e Rubim (2007) para políticas culturais; Bendassolli (2009), Howkins, (2013) e Leitão (2011 e 2023) para economia criativa e Indústrias Criativas; Serrão e Costa (2020) e Jara (2001) para desenvolvimento local; Tauk Santos (2015 e 2016) e Reis (2018) para desenvolvimento local e comunicação; e Chiavenato e Sapiro (2004) para planejamento estratégico. O estudo pretende responder a seguinte pergunta de pesquisa: como um festival pautado na cultura popular contribui com o desenvolvimento local? Dessa forma, espera-se identificar os impactos culturais, sociais e econômicos gerados pelo projeto nos grupos de coco e no município. Como produto de intervenção, foi elaborado um planejamento estratégico destinado ao festival. A proposta de solução pode servir de inspiração para o Sesc e instituições culturais atuarem em outros contextos e lugares.por
dc.description.abstractThis dissertation seeks to understand how coconut samba groups from Arcoverde-PE can contribute to local development. For this, a case study of the Sesc PE Festival of Creative Economy: Na Pisada dos Cocos do Nordeste, a creative industry initiative led by coconut artists and held in the years 2021, 2022 and 2023 in the city. The project was created by the Social Service of Commerce (Sesc), with support from public and private entities. This work included a bibliographical review, in-depth interviews and direct and participatory observations of the artists and various actors in this process. Almeida (2011) and Lima (2018) were used as theoretical references for the popular demonstration of coconut; Canclini (1983) and Abib (2015) for popular cultures; Barbalho (2007), Calabre (2019), Canclini (1998) and Rubim (2007) for cultural policies; Bendassolli (2009), Howkins, (2013) and Leitão (2011 and 2023) for creative economy and Creative Industries; Serrão e Costa (2020) and Jara (2001) for local development; Tauk Santos (2015 and 2016) and Reis (2018) for local development and communication and Chiavenato and Sapiro (2004) for strategic planning. The study aims to answer the following research question: how does a festival based on popular culture contribute to local development? In this way, it is expected to identify the cultural, social and economic impacts generated by the project on the coconut groups and the municipality. As a product of intervention, a strategic plan was developed for the festival. The proposed solution can serve as inspiration for Sesc and cultural institutions to act in other contexts and places.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2024-10-21T17:56:30Z No. of bitstreams: 1 Ok_paula_santos_lourenco_COMPLETO.pdf: 18289191 bytes, checksum: ea6f3cbc96ac6193f8bda34dd85446d8 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-21T17:56:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ok_paula_santos_lourenco_COMPLETO.pdf: 18289191 bytes, checksum: ea6f3cbc96ac6193f8bda34dd85446d8 (MD5) Previous issue date: 2024-03-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Indústrias Criativaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDissertaçõespor
dc.subjectCoco (dança) - Arcoverde (PE)por
dc.subjectCultura popularpor
dc.subjectIndústrias culturaispor
dc.subjectPolítica culturalpor
dc.subjectEconomia criativapor
dc.subjectDissertationseng
dc.subjectCoco (dance) - Arcoverde (PE)eng
dc.subjectPopular cultureeng
dc.subjectCultural industrieseng
dc.subjectCultural policyeng
dc.subjectCreative economyeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleDa pisada do barro ao streaming: um estudo do samba de coco de Arcoverde-PE como indústria criativa para o desenvolvimento local.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Indústrias Criativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_paula_santos_lourenco_COMPLETO.pdfDissertação na íntegra17,86 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.