Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1960
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Zélia Cristina Pedrosa do-
dc.contributor.advisor1Correia Júnior, João Luiz-
dc.contributor.referee1Gomes, Rita Maria-
dc.contributor.referee2Silva, Romero Júnior Venâncio-
dc.contributor.referee3Marques, Mariosan de Sousa-
dc.contributor.referee4Cabral, Newton Darwin de Andrade-
dc.date.accessioned2024-12-03T18:47:19Z-
dc.date.issued2024-04-15-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Zélia Cristina Pedrosa do. Leitura popular da Bíblia como prática de educação para a consciência crítica: a experiência do CEBI em Mossoró (décadas de 80 e 90). 2024. 182 f. Tese (Doutorado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião. Doutorado em Ciências da Religião, Recife, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1960-
dc.description.resumoA Leitura Popular da Bíblia (LPB), na forma realizada pelo Centro de Estudos Bíblicos (CEBI), é uma prática educativa que contribui para a formação da consciência crítica. A veracidade dessa hipótese será demonstrada no nosso trabalho a partir da experiência vivida na Diocese de Mossoró da Igreja Católica Romana nas décadas de 80 e 90 do século XX. Partimos de um resgate histórico recordando o nascimento do CEBI em parceria e comunhão com outras experiências de educação e ação libertadoras que surgiram no Brasil a partir dos anos 60 e contribuíram para a formação de diversos movimentos populares. Destaca-se, no percurso, a estreita relação entre leitura popular da bíblia e Educação Popular a partir de suas influências mútuas, diferenciações e inspirações no método Ver, Julgar e Agir. Como processo educativo e místico, a Leitura Popular da Bíblia gerou adesões e transformações na compreensão de mundo e nas opções políticas e profissionais de várias pessoas que construíram a LPB na Diocese de Mossoró, a principal delas foi a criação de uma nova consciência crítica, como ficará demonstrado a partir das falas dos sujeitos. Essa é uma experiência revolucionária que pode iluminar a atual conjuntura religiosa brasileira marcada pela polarização e pelo fundamentalismo, pois a Leitura Popular da Bíblia desperta para uma ação na realidade e um compromisso com os empobrecidos como exigência ética da fé em Jesus. A religião sempre tem uma presença política na sociedade, seja revolucionária ou conservadora. A forma como lemos o mundo e a Palavra de Deus é que vai definir nossas opções.por
dc.description.abstractPopular Bible Reading (LPB), as carried out by the Center for Biblical Studies (CEBI), is an educational practice that contributes to the formation of critical consciousness. The veracity of this hypothesis will be demonstrated in our work based on the experience lived in the Diocese of Mossoró of the Roman Catholic Church in the 80s and 90s of the 20th century. We start with a historical review, remembering the birth of CEBI in partnership and communion with other experiences of liberating education and action that emerged in Brazil from the 1960s onwards and contributed to the formation of several popular movements. Along the way, the close relationship between popular reading of the Bible and Popular Education stands out, based on their mutual influences, differentiations and inspirations in the See, Judge and Act method. As an educational and mystical process, Popular Reading of the Bible generated adherences and transformations in the understanding of the world and in the political and professional options of several people who built the LPB in the Diocese of Mossoró, the main one was the creation of a new critical consciousness, as will be demonstrated from the subjects’ statements. This is a revolutionary experience that can illuminate the current Brazilian religious situation marked by polarization and fundamentalism, as the Popular Reading of the Bible awakens to action in reality and a commitment to the impoverished as an ethical requirement of faith in Jesus. Religion always has a political presence in society, whether revolutionary or conservative. The way we read the world and the Word of God will define our options.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2024-12-03T18:47:19Z No. of bitstreams: 1 Ok_zelia_cristina_pedrosa_nascimento.pdf: 1456817 bytes, checksum: 4415bfebab79d67efa534176a1e92386 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-03T18:47:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ok_zelia_cristina_pedrosa_nascimento.pdf: 1456817 bytes, checksum: 4415bfebab79d67efa534176a1e92386 (MD5) Previous issue date: 2024-04-15eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programDoutorado em Ciências da Religiãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTesespor
dc.subjectBíblia - Estudo e ensinopor
dc.subjectTeologia da libertaçãopor
dc.subjectEducação popularpor
dc.subjectBíblia - Crítica e interpretaçãopor
dc.subjectTheseseng
dc.subjectBible - Study and teachingeng
dc.subjectLiberation theologyeng
dc.subjectPopular educationeng
dc.subjectBible - Criticism and interpretationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.titleLeitura popular da Bíblia como prática de educação para a consciência crítica: a experiência do CEBI em Mossoró (décadas de 80 e 90).por
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Ciencias da Religiao

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_zelia_cristina_pedrosa_nascimento.pdfTese na íntegra1,42 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.