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dc.creatorAlbuquerque, Tatiany Maria Melo Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4659097642682204por
dc.contributor.advisor1Leite, Danielle de Fátima da Cunha Cavalcanti de Siqueira-
dc.contributor.referee1Souza, Severino Ramos Lima de-
dc.contributor.referee2Marques, Denilson Bezerra-
dc.date.accessioned2024-12-12T17:37:26Z-
dc.date.issued2024-07-17-
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Tatiany Maria Melo Silva. Uma compreensão fenomenológica hermenêutica da experiência do tédio: narrativas do setting terapêutico. 2024. 101 f. Mestrado (Dissertação) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica. Mestrado Profissional em Psicologia Clínica, Recife, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1969-
dc.description.resumoO tédio ao longo da história tem sido compreendido como emoção e, nessa direção, tende a ser considerado um estado de humor momentâneo relacionado às mudanças de ânimo vivenciadas pelos indivíduos em seu cotidiano. Dificilmente é enquadrado como existencial. Heidegger, ao propor essa leitura sobre o tédio aponta que ele pode ter três formas de apresentação: o tédio corporificado ou materializado; o tédio sem explicação aparente; e, por fim, o tédio profundo, este último considerado uma tonalidade afetiva fundamental, ou seja, uma dada afinação ou sintonia entre o Dasein e o mundo. O presente trabalho é resultado de uma investigação em que se buscou compreender a experiência do tédio no setting clínico a partir das narrativas de psicoterapeutas. Adotou-se como metodologia a pesquisa de enfoque qualitativo de cunho fenomenológico hermenêutico. Os dados foram colhidos por meio do depoimento oral dos colaboradores da pesquisa, evocados mediante pergunta disparadora. Como método de conhecimento e interpretação dos depoimentos foi utilizada a conversação e a construção das constelações orientadas pelo pensamento de Gadamer. Os resultados revelam que o fenômeno do tédio se desvelou sob duas formas na escuta clínica dos participantes: como tonalidade afetiva principal e com o predomínio de outras tonalidades. Nesse contexto, a dimensão dialógico-hermenêutica aponta para a possibilidade do caráter libertador da ação clínica que se afasta dos parâmetros da técnica moderna e considera as particularidades do ser-aí em seu contexto e sua cultura, estando, portanto, atenta às transformações e buscando uma compreensão profunda do tédio como tonalidade afetiva que se revela nos diferentes modos de existência.por
dc.description.abstractBoredom throughout history has been understood as an emotion and, in this sense, it tends to be considered a momentary mood state related to changes in mood experienced by individuals in their daily lives. It is hardly framed as existential. Heidegger, when proposing this reading of boredom, points out that it can have three forms of presentation: embodied or materialized boredom; boredom with no apparent explanation; and, finally, deep boredom, the latter considered a fundamental affective tone, that is, a given tuning or tune between Dasein and the world. The present work is the result of an investigation in which we sought to understand the experience of boredom in the clinical setting based on the narratives of psychotherapists. The research methodology with a qualitative approach of a hermeneutic phenomenological nature was adopted. Data were collected through oral testimony from research collaborators, evoked by a triggering question. As a method of understanding and interpreting the statements, conversation and the construction of constellations guided by Gadamer's thinking were used. The results reveal that the phenomenon of boredom was revealed in two ways in the participants' clinical listening: as the main affective tone and with the predominance of other tones. In this context, the dialogical-hermeneutic dimension points to the possibility of the liberating character of clinical action that moves away from the parameters of modern technique and considers the particularities of being-there in its context and culture, being, therefore, attentive to transformations and seeking a deep understanding of boredom as an affective tone that reveals itself in different modes of existence.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2024-12-12T17:37:26Z No. of bitstreams: 1 Ok_tatiany_maria_melo_silva_albuquerque.pdf: 830627 bytes, checksum: 2397943bfd0adbc1d4316c24cb875730 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-12T17:37:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ok_tatiany_maria_melo_silva_albuquerque.pdf: 830627 bytes, checksum: 2397943bfd0adbc1d4316c24cb875730 (MD5) Previous issue date: 2024-07-17eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Psicologia Clínicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDissertaçõespor
dc.subjectTédiopor
dc.subjectEscuta (Psicologia)por
dc.subjectFenomenologia existencial - Aspectos psicológicospor
dc.subjectDissertationseng
dc.subjectBoredom Existential Phenomenology - Psychological Aspectseng
dc.subjectListening (Psychology)eng
dc.subjectExistential Phenomenology - Psychological Aspectseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleUma compreensão fenomenológica hermenêutica da experiência do tédio: narrativas do setting terapêutico.por
dc.typeDissertaçãopor
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