Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1982
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Cássia Xavier-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6934006177557798por
dc.contributor.advisor1Silva, Maria do Rosário da-
dc.contributor.referee1Amorim, Helder Remigio de-
dc.contributor.referee2Miranda, Humberto da Silva-
dc.date.accessioned2025-02-20T23:32:48Z-
dc.date.issued2024-08-23-
dc.identifier.citationPEREIRA, Cássia Xavier. Histórias da Orquestra de Câmara do Alto da Mina (2015 a 2022). 2024. 61 fl. Relatório técnico (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em História. Mestrado Profissional em História, Recife, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1982-
dc.description.resumoA finalidade desta pesquisa consistiu em analisar como a Orquestra de Câmara do Alto da Mina (OCAM) reverbera no cotidiano da comunidade, especialmente em relação a crianças e adolescentes que participam de suas atividades e se encontram em estado de vulnerabilidade social. Metodologicamente, foi desenvolvido um estudo de caso, por meio de entrevistas e análise documental, visando compreender melhor as experiências que as crianças e os jovens puderam obter através da inserção na música. Para tanto, foram utilizadas documentações de acervos pessoais de pessoas físicas e jurídicas que fizeram parte da pesquisa, bem como de documentos oficiais, disponibilizados em diários oficiais e jornais de grande circulação no estado de Pernambuco. Foi delimitado, na pesquisa, um marco cronológico (de 2015 a 2022) para o campo de estudo da OCAM com base na metodologia da história oral, por meio da elaboração de narrativas colhidas no processo de entrevistas com pessoas residentes na comunidade Alto da Mina, Olinda Pernambuco, ou que desenvolvem atividades na OCAM. Como resultado, identificou-se que o trabalho desenvolvido pela OCAM impactou positivamente no desempenho na educação formal (escolar) tendo em vista que os alunos reprovados seriam desligados do projeto, afastamento do acesso ao consumo de drogas ilícitas, melhora da autoestima, recebimento de alimentação elaborada por nutricionistas e oferecimento de novas oportunidades para os alunos, dando-lhes subsídios para um melhor exercício de cidadania. Como produto da pesquisa, elaborou-se um Memorial, no formato ebook destinado à divulgação da OCAM, cujo público-alvo abrange desde membros da comunidade como crianças e jovens. Busca-se incentivar que outras pessoas façam parte da OCAM, seja como aluno ou como colaborador.por
dc.description.abstractThe purpose of this research was to analyze how the Alto da Mina Chamber Orchestra (OCAM) reverberates in the daily life of the community, especially in relation to children and adolescents who participate in its activities and live in a state of social vulnerability. Methodologically, a case study was developed, through interviews and documentary analysis, aiming to better understand the experiences that children and young people were able to obtain through involvement in music. To aim that, documentation from the personal collections of individuals and legal entities that took part in the research were used, as well as official documents, made available in official gazettes and newspapers with large circulation in the state of Pernambuco. A chronological framework (from 2015 to 2022) was delimited in the research to delimit the field of study of OCAM based on the History of the Present Time, seeking, with this, to identify issues afflicting minors in the Alto do Mina community through the narrative of a story that takes place in the real lives of the residents of Alto do Mina. As a result, it was identified how the work developed by OCAM can have a positive impact on performance in formal (school) education, or on a better exercise of everyday citizenship. A memorial was created in PDF format as a product of the research, intended for dissemination, whose target audience ranges from community members to children and young people as possible supporters of OCAM.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2025-02-20T23:32:48Z No. of bitstreams: 2 Ok_cassia_xavier_pereira_RELATORIO.pdf: 6690423 bytes, checksum: fc6005f01d4c71f19ba23c7eb88c0db1 (MD5) Ok_cassia_xavier_pereira_PRODUTO.pdf: 11312812 bytes, checksum: 774c6852bcd426d35a6c49179cdb6dd7 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-20T23:32:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ok_cassia_xavier_pereira_RELATORIO.pdf: 6690423 bytes, checksum: fc6005f01d4c71f19ba23c7eb88c0db1 (MD5) Ok_cassia_xavier_pereira_PRODUTO.pdf: 11312812 bytes, checksum: 774c6852bcd426d35a6c49179cdb6dd7 (MD5) Previous issue date: 2024-08-23eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDissertaçõespor
dc.subjectOrquestra de Câmara do Alto da Mina - Históriapor
dc.subjectHistoriografiapor
dc.subjectMúsica na educaçãopor
dc.subjectDesenvolvimento social - Pernambucopor
dc.subjectMúsica - Instrução e estudopor
dc.subjectDissertationseng
dc.subjectAlto da Mina Chamber Orchestra - Historyeng
dc.subjectHistoriographyeng
dc.subjectMusic in educationeng
dc.subjectSocial development - Pernambucoeng
dc.subjectMusic - Instruction and studyeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleHistórias da Orquestra de Câmara do Alto da Mina (2015 a 2022).por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_cassia_xavier_pereira_RELATORIO.pdfRelatório na íntegra6,53 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Ok_cassia_xavier_pereira_PRODUTO.pdfProduto na íntegra11,05 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.