Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1983
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, Ana Paula-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9665996572155245por
dc.contributor.advisor1Lins, Anthony José da Cunha Carneiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8374444110347392por
dc.contributor.advisor-co1Costa Júnior, Luiz Carlos Pinto da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9722381535544398por
dc.contributor.referee1Teixeira, Carla Patrícia Pacheco-
dc.contributor.referee2Faltay, Paulo-
dc.date.accessioned2025-03-17T23:46:04Z-
dc.date.issued2024-06-05-
dc.identifier.citationALMEIDA, Ana Paula. Banco de imagens digitais e invisibilidade: a falta de representatividade e as questões raciais ocultadas pelos racismo algorítmico. 2024. 84 fl. Relatório técnico (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Indústrias Criativas. Mestrado Profissional em Indústrias Criativas, Recife, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1983-
dc.description.resumoO presente trabalho busca estabelecer uma agenda de pesquisas sobre uma questão específica que permeia o mercado de mídias, sendo a falta de diversidade racial nos bancos de imagens digitais. Com o advento das redes sociais no início do século XX, o uso de imagens para a difusão das marcas e produtos de empresas e empreendedores de vários setores da economia ganharam ainda mais espaço e relevância do que já haviam conquistado. Entretanto, as imagens de pessoas negras apresentadas nestes bancos de imagens muitas vezes refletem vieses racistas que são expressos em seus algoritmos, criados (na maioria das vezes) por pessoas brancas sem nenhuma consciência racial ou de classe. Essa pesquisa pretende mapear, através do levantamento de trabalhos e casos relacionados aos bancos de imagens, e debater o impacto do racismo algorítmico nas representações estereotipadas de pessoas negras nestes bancos de imagens e seu reflexo no setor mercadológico. Assim pretendemos contribuir para uma análise crítica da falta representatividade de pessoas negras em banco de imagens digitais e que os empreendedores da Indústria Criativa possam ser refletir sobre a diversidade do mundo real em seus negócios - permitindo, com isso, uma maior representação imagética nos ecossistemas das redes sociais.por
dc.description.abstractThis work seeks to establish a research agenda on a specific issue that permeates the media market, which is the lack of racial diversity in digital image banks. With the advent of social networks at the beginning of the 20th century, the use of images to promote the brands and products of companies and entrepreneurs from various sectors of the economy gained even more space and relevance than they had already achieved. However, the images of black people presented in these image banks often reflect racist biases that are expressed in their algorithms, created (most of the time) by white people with no racial or class consciousness. This research aims to map, through a survey of works and cases related to image banks and debate the impact of algorithmic racism on the stereotypical representations of black people in these image banks and its impact on the marketing sector. Thus, we intend to contribute to a critical analysis of the lack of representation of black people in digital image banks and that entrepreneurs in the Creative Industry can reflect on the diversity of the real world in their businesses - thus allowing greater image representation in the ecosystems of social media.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2025-03-17T23:46:04Z No. of bitstreams: 1 Ok_ana_paula_almeida.pdf: 28391935 bytes, checksum: 5c191c2d2a7289d5f0cda2ae58137958 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-17T23:46:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ok_ana_paula_almeida.pdf: 28391935 bytes, checksum: 5c191c2d2a7289d5f0cda2ae58137958 (MD5) Previous issue date: 2024-06-05eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Indústrias Criativaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDissertaçõespor
dc.subjectMídia socialpor
dc.subjectRacismopor
dc.subjectEmpreendedorismopor
dc.subjectImagens digitaispor
dc.subjectImagens digitais - Banco de dadospor
dc.subjectAlgoritmos - Aspectos sociaispor
dc.subjectDissertationseng
dc.subjectSocial mediaeng
dc.subjectRacismeng
dc.subjectEntrepreneurshipeng
dc.subjectDigital imageseng
dc.subjectDigital images - Databaseseng
dc.subjectAlgorithms - Social aspectseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleBanco de imagens digitais e invisibilidade: a falta de representatividade e as questões raciais ocultadas pelos racismo algorítmico.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Indústrias Criativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_ana_paula_almeida.pdfDissertação na íntegra27,73 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.