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dc.creatorSantos, Jacquelane Bezerra dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4113106368523593por
dc.contributor.advisor1Souza, José Tadeu Batista de-
dc.contributor.referee1Raimundo, Valdenice José-
dc.contributor.referee2Aragão, Gilbraz de Souza-
dc.contributor.referee3Bosco Filho, João-
dc.contributor.referee4Silva, Lilian Conceição da-
dc.date.accessioned2025-03-18T22:51:36Z-
dc.date.issued2024-04-30-
dc.identifier.citationSANTOS, Jacquelane Bezerra dos. Invisibilidade, silêncios e angústia: o suicídio de jovens LGBTQIA+ e o embate entre família, religiosidade e o desejo e direito de ser e pertencer. 2024. 195 f. Tese (Doutorado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião. Doutorado em Ciências da Religião, Recife, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1984-
dc.description.resumoA crescente dos casos de intolerância religiosa e LGBTfobia nas redes sociais, protagonizadas por lideranças religiosas e seus discursos de ódio têm contribuído direta ou indiretamente para o avanço dos casos de transtornos mentais, como ansiedade e depressão, resultando de casos de suicídios de adolescentes e jovens LGBTQIA+. Posicionamentos herméticos e cruéis expostos nos discursos LGBTfóbicos, proferidos na internet por lideranças religiosas que endossam situações de grandes sofrimentos a pessoas e a grupos não heteronormativos; instigando pessoas que pertencem a famílias fundamentalistas a oprimirem seus entes dentro de seus lares, embebecidas por uma visão excludente, preconceituosa e distorcida da boa notícia da prática do amor, preconizada por Jesus Cristo, em meio ao confinamento social por consequência das normas sanitárias para controle pandemiológico da Covid-19, e sobrepujadas pelos discursos de ódio nas redes sociais, ganharam exorbitantes seguidores, que partilham da mesma postura. Essa toxidade acarretou num grande impacto para o aumento dos fundamentalismos religiosos cristãos que demonizam e rechaçam tudo aquilo que for contrário aos seus dogmas, aumentando o sofrimento mental de seus subjugados e mediocrizando a postura agregadora que deveriam ter as instituições religiosas, em ambientes de subjugação do ser desviante. O presente estudo nos leva a refletir como o Brasil alcançou o título de país com maiores números de ansiedade no mundo; ao mesmo passo que, pelo último censo do IBGE, temos um país com um maior número de igrejas do que de escolas. Na mesma toada, o Brasil está na contramão do mundo com o aumento do número de casos de suicídios entre adolescentes e jovens, e, pela 14ª vez seguida, lidera o ranking dos países que mais tiram vidas de pessoas LGBTQIA+ em todo o mundo. É necessário afirmar que nada disto é mera coincidência. A internet proporcionou um ambiente propício para ampliar o discurso de ódio a partir de posturas conservadoras e fundamentalistas nas famílias, sob o lema nazista “Deus, Pátria e Família”, unificando três das principais instituições sociais, aparelhando ideologias, rechaçando diversidades e diferenças como parte de um projeto de perpetuação de poder. Mesmo em cenário adverso, há resistências, mobilizações de coletivos pela diversidade. Significativa parte da sociedade civil, especialmente igrejas progressistas se mantêm firmes na luta para garantir a existência e a sobrevivência da pluralidade, do respeito e do amor, fazendo ecoar o dito na composição de Milton Nascimento e Caetano Veloso: “qualquer maneira de amor vale a pena, qualquer maneira de amor vale amar”.por
dc.description.abstractThe growing number of cases of religious intolerance and LGBTphobia on social media, led by religious leaders and their hate speech, has contributed directly or indirectly to the increase in cases of mental disorders, such as anxiety and depression, resulting in cases of suicide among teenagers and young people. LGBTQIA+. Hermetic and cruel positions exposed in LGBTphobic speeches given on the internet by religious leaders who endorse situations of great suffering for non-heteronormative people and groups; instigating people who belong to fundamentalist families to oppress their loved ones within their homes, drunk by an exclusionary, prejudiced and distorted vision of the good news of the practice of love, recommended by Jesus Christ, in the midst of social confinement as a result of health standards for control Covid-19 pandemic, and overwhelmed by hate speech on social media, gained exorbitant followers, who share the same stance. This toxicity has had a great impact on the increase in Christian religious fundamentalisms that demonize and reject everything that is contrary to their dogmas, increasing the mental suffering of those they subjugate and mediocriizing the aggregating stance that religious institutions should have, in environments of subjugation of the be deviant. The present study leads us to reflect on how Brazil achieved the title of country with the highest levels of anxiety in the world; at the same time that, according to the latest IBGE census, we have a country with a greater number of churches than schools. In the same vein, Brazil is going against the grain of the world with the increase in the number of suicide cases among adolescents and young people, and, for the 14th time in a row, it leads the ranking of countries that take the most lives of LGBTQIA+ people around the world. It is necessary to state that none of this is a mere coincidence. The internet provided a favorable environment to expand hate speech from conservative and fundamentalist positions in families, under the Nazi motto of “God, country and family”, unifying three of the main social institutions, equipping ideologies, rejecting diversities and differences such as part of a project to perpetuate power. Even in an adverse scenario, there is resistance, mobilizations of collectives for diversity. A significant part of civil society, especially progressive churches, remains firm in the fight to guarantee the existence and survival of plurality, respect and love, echoing the saying in the composition by Milton Nascimento and Caetano Veloso: “any form of love is worth Too bad, any form of love is worth loving. ”eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2025-03-18T22:51:36Z No. of bitstreams: 1 Ok_jacquelane_bezerra_santos.pdf: 5286760 bytes, checksum: d541b3fe562dbbd38fec5645aed05bf6 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-18T22:51:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ok_jacquelane_bezerra_santos.pdf: 5286760 bytes, checksum: d541b3fe562dbbd38fec5645aed05bf6 (MD5) Previous issue date: 2024-04-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programDoutorado em Ciências da Religiãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTesespor
dc.subjectTolerância religiosapor
dc.subjectFundamentalismo religiosopor
dc.subjectDiscurso de ódio na Internet - Aspectos religiosospor
dc.subjectSuicídio - Aspectos religiosospor
dc.subjectIdentidade de gêneropor
dc.subjectTheseseng
dc.subjectReligious toleranceeng
dc.subjectReligious fundamentalismeng
dc.subjectHate speech on the Internet - Religious aspectseng
dc.subjectSuicide - Religious aspectseng
dc.subjectGender identityeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.titleInvisibilidade, silêncios e angústia: o suicídio de jovens LGBTQIA+ e o embate entre família, religiosidade e o desejo e direito de ser e pertencer.por
dc.typeTesepor
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