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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSá, Evanilson Alves de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9323307117033534por
dc.contributor.advisor1Silva, Drance Elias da-
dc.contributor.referee1Pessoa, Silverio Leal-
dc.contributor.referee2Aragão, Gilbraz de Souza-
dc.contributor.referee3Moura, Carlos André Silva de-
dc.contributor.referee4Moura, Dayse Cabral de-
dc.date.accessioned2025-03-25T23:12:32Z-
dc.date.issued2024-11-21-
dc.identifier.citationSÁ, Evanilson Alves de. É possível ter religião e ser laico? : A escola como espaço e tempo de mediação e coexistência de discursos seculares e religiosos. 2024. 247 f. Tese (Doutorado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião. Doutorado em Ciências da Religião, Recife, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1988-
dc.description.resumoA pesquisa teve como objetivo compreender a religião nas suas relações com o espaço público, especialmente na Educação de Jovens e Adultos - EJA, para assim chegar à compreensão de como os discursos seculares e religiosos coexistem no ambiente educativo. Para, desse modo, comprovar a tese de que é possível ter religião e ser laico e que a escola é uma instituição privilegiada de mediação entre os discursos seculares e religiosos. Posteriormente, avaliar experiências dessa mediação na e pela prática pedagógica e afirmar que práticas sociais específicas, em interação e diálogo com outras práticas sociais também específicas, resultam na formação de sujeitos aptos a participar dos esforços de pacificação e diálogos construtivos entre não crentes e crentes. A metodologia, de paradigma qualitativo, foi desenvolvida por meio da análise de documentos, observação e entrevistas semiestruturadas aplicadas com professores, gestores e estudantes. A pesquisa foi realizada em uma escola da Rede Municipal de Ensino do Jaboatão dos Guararapes (PE/BR), localizada na periferia urbana, em uma área de ocupação. Prosseguindo, passamos à apresentação dos principais referenciais teóricos que sustentam o nosso estudo, nossas intenções de pesquisa e os resultados delas decorrentes. Inicialmente, as nossas incursões se dirigiram à identificação de diversas concepções sobre laicidade, vinculadas aos processos históricos e seus contornos filosóficos, sociológicos, jurídicos e pedagógicos, para nos aproximarmos das concepções de laicidade colaborativa e de laicidade à brasileira. Doravante, destacamos alguns aspectos teóricos, a exemplo do conceito de habitus e as noções de estado, campo, capital e agente, que foram convertidos em categorias teóricas, assim, construíram-se em ideias-força a clarear os nossos objetivos de pesquisa. Adiante, passamos à teoria do discurso na perspectiva de Laclau e Mouffe, garimpando, assim, uma teoria para as análises dos dados. Em vista disso, procedemos à reflexão sobre o futuro da religião na contemporaneidade em cenário de mutações e deslocamentos religiosos, para melhor compreender os sentidos dos trânsitos entre o fiel e o peregrino, do fiel ao fiel pela metade, do religioso ao espiritualizado, em contexto de religiões refeitas a partir de religiões pré-constituídas. Prosseguindo, buscou-se esclarecer sobre as concepções relativas aos direitos humanos, nas sus concepções universalistas, relativistas e crítica, tidas como necessárias à compreensão da Educação em Direitos Humanos (EDH), considerando suas características e afiliações teóricas, entre elas, com as pedagogias críticas. Destacamos, ainda, a EJA, seus aspectos históricos e o contexto de juvenilização de seus/as estudantes, para melhor compreender os sentidos e as negociações de sentidos que conformam a laicidade na prática pedagógica. Ainda, com base na pesquisa empírica e na triangulação dos dados com as opções teóricas acolhidas, apresentamos a confirmação de nossa tese e as possíveis contribuições para a compreensão da relação entre Estado e religião e como ela se projeta no campo educacional. Portanto, constatou-se que na escola convivem não crentes e crentes de diversas religiões e denominações. Entretanto, as religiões de matriz africana são invisibilizadas, seus adeptos são sigilosos, discretos, muito reservados, sentem-se alijados dos seus pertencimentos religiosos e não se identificam, não se assumem, por medo de discriminação e preconceito. Logo, para esses sujeitos, a escola não é laica. Sendo assim, concluímos que nela coexistem várias concepções de laicidade e que o diálogo inter-religioso é estimulado entre as denominações religiosas de matriz cristã, a qual, no contexto da laicidade à brasileira, qualificamos como uma laicidade incompleta ou pela metade. Finalmente, concluímos que, no ambiente escolar, ideia de que ter uma religião significa ser cristão católico ou evangélico não tem sustentação empírica.por
dc.description.abstractThe research aimed to understand religion in its relationship with the public space, especially in Youth and Adult Education (EJA), in order to understand how secular and religious discourses coexist in the educational environment. In this way, the thesis was proven that it is possible to have religion and be secular and that the school is a privileged institution for mediation between secular and religious discourses. Subsequently, the experiences of this mediation in and through pedagogical practice were evaluated and the results were confirmed, and specific social practices, in interaction and dialogue with other specific social practices, resulted in the formation of subjects capable of participating in peacemaking efforts and constructive dialogues between non-believers and believers. The methodology, a qualitative paradigm, was developed through document analysis, observation and semi-structured interviews with teachers, administrators and students. The research was conducted in a school of the Municipal Education Network of Jaboatão dos Guararapes (PE/BR), located on the urban periphery, in an occupied area. Next, we present the main theoretical frameworks that support our study, our research intentions and the results that arise from them. Initially, our incursions were aimed at identifying various conceptions of secularism, linked to historical processes and their philosophical, sociological, legal and pedagogical contours, in order to approach the conceptions of collaborative secularism and Brazilian secularism. From now on, we highlight some theoretical aspects, such as the concept of habitus and the notions of state, field, capital and agent, which were converted into theoretical categories, thus, they were constructed as driving ideas to clarify our research objectives. Next, we move on to discourse theory from the perspective of Laclau and Mouffe, thus searching for a theory for data analysis. In view of this, we proceeded to reflect on the future of religion in contemporary times in a scenario of religious mutations and displacements, to better understand the meanings of the transitions between the faithful and the pilgrim, from the faithful to the half-faithful, from the religious to the spiritualized, in the context of religions remade from pre-established religions. Continuing, we sought to clarify the conceptions related to human rights, in their universalist, relativist and critical conceptions, considered as necessary to the understanding of Human Rights Education (HRE), considering its characteristics and theoretical affiliations, among them, with critical pedagogies. We also highlight EJA, its historical aspects and the context of Juvenilization of its students, to better understand the meanings and negotiations of meanings that shape secularism in pedagogical practice. Furthermore, based on empirical research and triangulation of data with the theoretical options adopted, we present the confirmation of our thesis and the possible contributions to the understanding of the relationship between State and religion and how it is projected in the educational field. Therefore, it was found that non-believers and believers of different religions and denominations coexist in the school. However, religions of African origin are invisible, their followers are secretive, discreet, very reserved, feel excluded from their religious affiliations and do not identify themselves, do not assume themselves, for fear of discrimination and prejudice. Therefore, for these subjects, the school is not secular. Therefore, we conclude that various conceptions of secularism coexist in it and that inter-religious dialogue is encouraged among religious denominations of Christian origin, which, in the context of Brazilian secularism, we qualify as incomplete or half-secularism. Finally, we conclude that, in the school environment, the idea that having a religion means being a Catholic or Evangelical Christian has no empirical support.eng
dc.description.abstractLa investigación tuvo como objetivo comprender la religión en sus relaciones con el espacio público, especialmente en la Educación de Jóvenes y Adultos EJA, con el fin de comprender cómo conviven los discursos secular es y religiosos en el ambiente educativo. De esta manera, probar la tesis de que es posible tener religión y ser laico y que la escuela es una institución privilegiada de mediación entre los discursos seculares y religiosos. Posteriormente, evaluar experie ncias de esta mediación en y a través de la práctica pedagógica y afirmar que prácticas sociales específicas, en interacción y diálogo con otras prácticas sociales específicas, resultan en la formación de sujetos capaces de participar en esfuerzos de pacif icación y diálogos constructivos entre no creyentes y creyentes. . La metodología, basada en un paradigma cualitativo, se desarrolló a través del análisis de documentos, observación y entrevistas semiestructuradas realizadas a docentes, directivos y estudi antes. La investigación se realizó en una escuela de la Red Municipal de Educación de Jaboatão dos Guararapes (PE/BR), ubicada en la periferia urbana, en un área ocupada. A continuación, presentamos los principales referentes teóricos que sustentan nuestro estudio, nuestras intenciones de investigación y los resultados resultantes de las mismas. Inicialmente, nuestras incursiones tuvieron como objetivo identificar diferentes concepciones sobre el laicismo, vinculadas a procesos históricos y sus contornos fi losóficos, sociológicos, jurídicos y pedagógicos, con el fin de acercarnos a las concepciones de laicismo colaborativo y de laicismo al estilo brasileño. A partir de ahora destacamos algunos aspectos teóricos, como el concepto de habitus y las nociones de estado, campo, capital y agente, que fueron convertidos en categorías teóricas, constituyéndose así en ideas fuerzas para clarificar nuestros objetivos de investigación. A continuación, pasamos a la teoría del discurso desde la perspectiva de Laclau y Mouf fe, desarrollando así una teoría para el análisis de datos. Ante esto, procedemos a reflexionar sobre el futuro de la religión en la época contemporánea en un escenario de mutaciones y desplazamientos religiosos, para comprender mejor los significados de l os tránsitos entre fiel y peregrino, de fiel a medio fiel, de lo religioso a lo espiritualizado, en un contexto de religiones rehechas a partir de religiones preconstituidas. A continuación, buscamos esclarecer las concepciones relativas a los derechos hum anos, en sus concepciones universalistas, relativistas y críticas, consideradas necesarias para comprender la Educación en Derechos Humanos (EDH), considerando sus características y filiaciones teóricas, entre ellas, con las pedagogías críticas. También de stacamos la EJA, sus aspectos históricos y el contexto de juventud de sus estudiantes, para comprender mejor los significados y las negociaciones de significados que configuran el secularismo en la práctica pedagógica. Además, a partir de investigaciones e mpíricas y la triangulación de datos con las opciones teóricas adoptadas, presentamos la confirmación de nuestra tesis y posibles contribuciones para comprender la relación entre Estado y religión y cómo se proyecta en el campo educativo. Por lo tanto, se encontró que en la escuela conviven no creyentes y creyentes de diferentes religiones y denominaciones. Sin embargo, las religiones de origen africano se vuelven invisibles, sus seguidores son reservados, discretos, muy reservados, se sienten alienados de sus afiliaciones religiosas y no se identifican, no se admiten, por miedo a la discriminación y al prejuicio. Por tanto, para estas materias la escuela no es laica. Por lo tanto, concluimos que en él coexisten várias concepciones de laicidad y que se fomen ta el diálogo interreligioso entre denominaciones religiosas de origen cristiano, lo que, en el contexto del laicismo brasileño, calificamos como un laicismo incompleto o a medio formar. Finalmente, concluimos que, en el ámbito escolar, la idea de que tene r una religión significa ser cristiano católico o evangélico no tiene sustento empírico.spa
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-25T23:12:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ok_evanilson_alves_sa.pdf: 2305710 bytes, checksum: 39b438863abc894a6f88a6197cf6643d (MD5) Previous issue date: 2024-11-21eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programDoutorado em Ciências da Religiãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDissertaçõespor
dc.subjectReligião nas escolas públicas - Pernambucopor
dc.subjectDireitos Humanos - Educaçãopor
dc.subjectLeigos (Religião)por
dc.subjectDissertationseng
dc.subjectReligion in public schools - Pernambucoeng
dc.subjectHuman Rights - Educationeng
dc.subjectLay people (Religion)eng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.titleÉ possível ter religião e ser laico? A escola como espaço e tempo de mediação e coexistência de discursos seculares e religiosos.por
dc.typeTesepor
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