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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRocha, Ana Aparecida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1680770332038510por
dc.contributor.advisor1Queiroz, Edilene Freire de-
dc.contributor.referee1Barros, Paula Cristina Monteiro de-
dc.contributor.referee2Andrade, Cleyton de-
dc.date.accessioned2025-03-26T21:51:15Z-
dc.date.issued2024-10-04-
dc.identifier.citationROCHA, Ana Aparecida. A posição feminina no ensino de Lacan e seu manejo na direção do tratamento analítico. 2024. 147 f. Mestrado (Dissertação) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica. Mestrado Profissional em Psicologia Clínica, Recife, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1989-
dc.description.resumoA partir da definição do que vem a ser a posição feminina no ensino de Lacan buscamos refletir sobre a compreensão da mesma junto aos psicanalistas de orientação lacaniana, assim como as suas manifestações na clínica psicanalítica e a sua relação com a posição do analista. Fizemos uma revisão da literatura pertinente sobre a posição feminina, de Freud à Lacan e autores brasileiros e estrangeiros de orientação lacaniana que discutem sobre o tema em questão. Como trabalho de campo entrevistamos treze analistas de orientação lacaniana oriundos de cinco instituições de formação psicanalítica com 10 ou mais anos de experiência clínica, de ambos os sexos e localizados na Região Nordeste do Brasil. Considerando a compreensão de cada analista sobre a posição feminina e o manejo do lugar do analista nas intervenções, tentamos identificar: 1) como os analistas compreendem a posição feminina; 2) Se percebem as manifestações desta posição feminina em suas clínicas; e 3) se a posição do analista, tem relação com a posição feminina na direção do tratamento. Os analistas consideraram que Lacan avançou com a noção da posição feminina, podendo esta ser ocupada por homens e mulheres, por não se tratar de uma questão ligada ao sexo biológico. Afirmam que observam manifestações dela na clínica como também reconhecem uma articulação desta com a posição do analista na direção do tratamento. Porém, verificamos que ao analisarmos as respostas sobre as questões formuladas, a despeito da compreensão expressa, encontramos percepções diversas e, nem sempre relacionadas àquilo que está proposto no ensino de Lacan como sendo a posição. Entendem que não cabe mais dirigir o tratamento apenas pela via do sentido e sua decifração.por
dc.description.abstractNão possui resumo em língua estrangeira.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2025-03-26T21:51:15Z No. of bitstreams: 1 Ok_ana_aparecida_rocha.pdf: 812199 bytes, checksum: dfe1bf4a3bdd3ec8f61ff756040d47f1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-26T21:51:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ok_ana_aparecida_rocha.pdf: 812199 bytes, checksum: dfe1bf4a3bdd3ec8f61ff756040d47f1 (MD5) Previous issue date: 2024-10-04eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Psicologia Clínicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDissertaçõespor
dc.subjectPsicanálisepor
dc.subjectMulheres - Aspectos psicológicospor
dc.subjectLacan, Jacques, 1901-1981por
dc.subjectDissertationseng
dc.subjectPsychoanalysiseng
dc.subjectWomen - Psychological aspectseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleA posição feminina no ensino de Lacan e seu manejo na direção do tratamento analítico.por
dc.typeDissertaçãopor
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