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dc.creatorCavalcante Filho, Pedro Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1432793327334584por
dc.contributor.advisor1Barreto, Carmem Lúcia Brito Tavares-
dc.contributor.referee1Amazonas, Maria Cristina Lopes de Almeida-
dc.contributor.referee2Leite, Danielle de Fátima da Cunha C. de Siqueira-
dc.contributor.referee3Dutra, Elza Maria do Socorro-
dc.contributor.referee4Chohfi, Laiz Maria Silva-
dc.date.accessioned2025-03-26T23:18:29Z-
dc.date.issued2024-11-01-
dc.identifier.citationCAVALCANTE FILHO, Pedro Pereira. A experiência de filho(a) enlutado(a) de pais que deram fim à própria vida. 2024. 247 f. Tese (Doutorado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica. Doutorado em Psicologia Clínica, Recife, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1991-
dc.description.resumoO pôr fim à vida surge como possibilidade do ser humano da Antiguidade à contemporaneidade. Ante tal acontecimento, o luto, como resposta do existir humano à perda de um ente querido, também se faz presente, enquanto fenômeno, no mesmo lapso de tempo ao qual se aludiu. Este trabalho tem como objetivo geral compreender a experiência de filho(a) enlutado(a) de pais que deram fim à própria vida, e como objetivos específicos: a) problematizar brevemente o fenômeno do pôr fim à vida e do luto no Ocidente; b) descrever o modo “como” está sendo experienciado o enlutamento de filhos(as) cujo pai/mãe deu fim à própria vida; e c) explicitar as possibilidades compreensivas do modo como a “situação hermenêutica” vai se apresentando na narrativa dos(as) colaboradores(as), em atenção à circularidade hermenêutica, que aponta para a dimensão do sentido. A pesquisa é de natureza qualitativa fenomenológica, iluminada pelos pressupostos da Fenomenologia Hermenêutica de Martin Heidegger, sobretudo os que tratam da situação hermenêutica e suas coordenadas – ponto de vista, perspectiva e horizonte. Entrevistamos cinco filhos(as), quatro do gênero feminino e um do masculino. O caminho metódico foi trilhado a partir das narrativas dos(as) colaboradores(as) e do diário de afetações deste pesquisador, para compreender como cada um(a) experienciou a perda de seu ente querido. Em diálogo com os(as) colaboradores(as), apresentou-se como ponto de partida a busca de explicações para justificar a dor e o sofrimento pela perda do pai/mãe. As narrativas chamaram atenção por revelarem a luta enfrentada pelos(as) colaboradores(as) da pesquisa para reencaminharem as suas vidas. Em suas singularidades, vivenciaram medo, desespero, tristeza, ansiedade, desorientação, desamparo, raiva, culpa, perda da memória, abandono, julgamentos e preconceitos. Professar uma crença espiritual possibilitou a elaboração da experiência do luto com menos pesar pela perda. A rede de apoio, quando presente junto aos(às) colaboradores(as), foi fundamental para o acolhimento do sofrimento. Percebemos que o estigma e o tabu que envolvem o pôr fim à vida reforçam, na sociedade, conceitos prévios, que podem vincular o ato à profissão de psicólogo(a), como se esse(a) profissional tivesse o poder de impedir a morte da pessoa que decidiu desistir da vida. Observamos também que a mídia pode amplificar o acontecimento e gerar, na sociedade, comoção popular, dificultando a realização dos atos fúnebres, como ocorreu com uma das colaboradoras.por
dc.description.abstractThe end of life emerges as a possibility of the human being from Antiquity to contemporaneity. In the face of such an event, mourning, as a response of human existence to the loss of a loved one, is also present, as a phenomenon, in the same period of time to which it was alluded to. The general objective of this work is to understand the experience of the bereaved child of parents who have ended their own life, and the specific objectives are: a) to briefly problematize the phenomenon of ending life and mourning in the West; b) describe the way "how" the grief of children whose father or mother ended their own life is being experienced; and c) to explain the comprehensive possibilities of the way in which the "hermeneutic situation" is presented in the narrative of the collaborators, in attention to the hermeneutic circularity, which points to the dimension of meaning. The research is of a phenomenological qualitative nature, illuminated by the assumptions of Martin Heidegger's Hermeneutic Phenomenology, especially those that deal with the hermeneutic situation and its coordinates – point of view, perspective and horizon. We interviewed five children, four females and one male. The methodical path was followed from the narratives of the collaborators and the diary of affectations of this researcher, to understand how each one experienced the loss of their loved one. In dialogue with the collaborators, the starting point was the search for explanations to justify the pain and suffering for the loss of the father/mother. The narratives draw attention for revealing the struggle faced by collaborators of the research to redirect their lives. In their singularities, they experienced fear, despair, sadness, anxiety, disorientation, helplessness, anger, guilt, memory loss, abandonment, judgments and prejudices. Professing a spiritual belief made it possible to elaborate the experience of grief with less grief for the loss. The support network, when present with the collaborators, was fundamental for the reception of suffering. We noticed that the stigma and taboo surrounding the end of life reinforce, in society, previous concepts, which can link the act to the profession of psychologist, as if this professional had the power to prevent the death of the person who decided to give up on life. We also observed that the media can amplify the event and generate, in society, popular commotion, making it difficult to carry out funeral acts, as occurred with one of the collaborators.eng
dc.description.abstractEl fin de la vida emerge como posibilidad del ser humano desde la Antigüedad hasta la contemporaneidad. Ante semejante acontecimiento, el dolor, como respuesta de la existencia humana a la pérdida de un ser querido, también está presente, como fenómeno, en el mismo período de tiempo al que se aludía. El objetivo general de este trabajo es comprender la experiencia del hijo en dolor de padres que han terminado con su propia vida, y los objetivos específicos son: a) problematizar brevemente el fenómeno del final de la vida y el dolor en Occidente; b) describir la forma en que se experimenta "cómo" se experimenta el dolor de los niños cuyo padre o madre acabaron con su propia vida; y c) explicar las posibilidades comprensivas del modo en que se presenta la "situación hermenéutica" en la narrativa de los colaboradores, en atención a la circularidad hermenéutica, que apunta a la dimensión del sentido. La investigación es de naturaleza cualitativa fenomenológica, iluminada por los supuestos de la Fenomenología Hermenéutica de Martin Heidegger, especialmente aquellos que se ocupan de la situación hermenéutica y sus coordenadas: punto de vista, perspectiva y horizonte. Entrevistamos a cinco niños, cuatro mujeres y un hombre. El camino metódico se siguió a partir de las narrativas de los colaboradores y el diario de afectaciones de este investigador, para comprender cómo cada uno vivió la pérdida de su ser querido. En diálogo con los colaboradores, el punto de partida fue la búsqueda de explicaciones para justificar el dolor y el sufrimiento por la pérdida del padre/madre. Las narraciones llaman la atención por revelar la lucha que enfrentan los colaboradores para reconducir sus vidas. En sus singularidades, experimentaron miedo, desesperación, tristeza, ansiedad, desorientación, impotencia, ira, culpa, pérdida de memoria, abandono, juicios y prejuicios. Profesar una creencia espiritual permitió elaborar la experiencia del dolor con menos dolor por la pérdida. La red de apoyo, cuando estaba presente con los supervivientes, era fundamental para la recepción del sufrimiento. Notamos que el estigma y el tabú que rodea al final de la vida refuerzan, en la sociedad, conceptos previos, que pueden vincular el acto con la profesión de psicólogo, como si este profesional tuviera el poder de evitar la muerte de la persona que decidió renunciar a la vida. También observamos que los medios de comunicación pueden amplificar el evento y generar, en la sociedad, conmoción popular, dificultando la realización de actos fúnebres, como ocurrió con uno de los colaboradores. Palabras clave: dolor por suicidio, suicidio, hijos afligidos por el suicidio, investigación fenomenológica, situación hermenéutica.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2025-03-26T23:18:29Z No. of bitstreams: 1 Ok_pedro_pereira_cavalcante_filho.pdf: 1072940 bytes, checksum: 3e30d1cac17d173da3c569ac3405b0b7 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-26T23:18:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ok_pedro_pereira_cavalcante_filho.pdf: 1072940 bytes, checksum: 3e30d1cac17d173da3c569ac3405b0b7 (MD5) Previous issue date: 2024-11-01eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programDoutorado em Psicologia Clínicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTesespor
dc.subjectLuto - Aspectos psicológicospor
dc.subjectSuicídio - Aspectos psicológicospor
dc.subjectPais - Comportamento suicidapor
dc.subjectHermenêutica - Aspectos psicológicospor
dc.subjectFenomenologia - Pesquisapor
dc.subjectTheseseng
dc.subjectGrief - Psychological aspectseng
dc.subjectSuicide - Psychological aspectseng
dc.subjectParents - Suicidal behavioreng
dc.subjectHermeneutics - Psychological aspectseng
dc.subjectPhenomenology - Researcheng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleA experiência de filho(a) enlutado(a) de pais que deram fim à própria vida.por
dc.typeTesepor
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