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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Emanuel Fagundes Bezerra da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8638374766737948por
dc.contributor.advisor1Carvalho, Breno José de-
dc.contributor.advisor-co1Lins, Anthony José da Cunha Carneiro-
dc.contributor.referee1Bezerra, Cláudio Roberto de Araújo-
dc.contributor.referee2Neves, André Menezes Marques das-
dc.date.accessioned2025-04-08T23:15:18Z-
dc.date.issued2024-09-27-
dc.identifier.citationSILVA, Emanuel Fagundes Bezerra da. Desafios e benefícios da implementação da gamificação no ensino da matemática: perspectiva dos professores da região metropolitana do Recife. 2024. 128 f. Relatório técnico (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Indústrias Criativas. Mestrado Profissional em Indústrias Criativas, Recife, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1998-
dc.description.resumoEste estudo analisa os desafios e vantagens da aplicação de estratégias de gamificação no ensino da matemática, com especial atenção à perspetiva dos professores da Região Metropolitana do Recife. A investigação contextualiza a necessidade de inovação no domínio da educação, explorando estratégias gamificadas que promovam o envolvimento e o desempenho académico. A investigação fundamenta-se em aportes teóricos contemporâneos, como os de Jacques (2023), que destaca a gamificação como impulsionadora da aprendizagem, e de Silva e Silva Júnior (2023), que abordam a sua relação com o desenvolvimento da criatividade e do pensamento crítico. Recorrendo a uma abordagem qualitativa, com recolha de dados por meio de um questionário online, o estudo confirmou, no contexto da Região Metropolitana do Recife, a eficácia da gamificação como ferramenta para aumentar o envolvimento e a motivação dos alunos. Como resultado relevante, concluiu-se que os professores enfrentam desafios estruturais, como a falta de recursos tecnológicos, mas destacaram a gamificação como uma estratégia viável e promissora para melhorar o ensino da matemática na região. A pesquisa contribui para as áreas da comunicação e das indústrias criativas ao oferecer uma análise contextualizada do impacto da gamificação e reafirmar a sua relevância em cenários educacionais diversificados.por
dc.description.abstractThis study analyzes the challenges and benefits of applying gamification strategies in mathematics education, with special attention to the perspective of teachers in the metropolitan region of Recife. The research contextualizes the need for innovation in the field of education, exploring gamified strategies that promote engagement and academic performance. The research is based on contemporary theoretical contributions, such as those of Jacques (2023), who highlights gamification as a driver of learning, and Silva and Silva Júnior (2023), who address its relationship with the development of creativity and critical thinking. Using a qualitative approach, with data collected through an online questionnaire, the study confirmed, in the context of the Metropolitan Region of Recife, the effectiveness of gamification as a tool to increase student engagement and motivation. As a relevant result, it was concluded that teachers face structural challenges, such as a lack of technological resources, but highlighted gamification as a viable and promising strategy to improve mathematics education in the region. The research contributes to the fields of communication and creative industries by providing a contextualized analysis of the impact of gamification and confirming its relevance in different educational settings.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2025-04-08T23:15:18Z No. of bitstreams: 1 Ok_emanuel_fagundes_bezerra_silva.pdf: 3338995 bytes, checksum: 90d122f669e0482d9799d0ac34b1db88 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-08T23:15:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ok_emanuel_fagundes_bezerra_silva.pdf: 3338995 bytes, checksum: 90d122f669e0482d9799d0ac34b1db88 (MD5) Previous issue date: 2024-09-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Indústrias Criativaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDissertaçõespor
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopor
dc.subjectGamificaçãopor
dc.subjectInovações educacionaispor
dc.subjectIndústrias culturaispor
dc.subjectEnsino - Métodospor
dc.subjectAprendizagem - Metodologiapor
dc.subjectDissertationseng
dc.subjectMathematics - Study and teachingeng
dc.subjectGamificationeng
dc.subjectEducational innovationseng
dc.subjectCultural industrieseng
dc.subjectTeaching - Methodseng
dc.subjectLearning - Methodologyeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleDesafios e benefícios da implementação da gamificação no ensino da matemática: perspectiva dos professores da região metropolitana do Recife.por
dc.typeDissertaçãopor
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