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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCezario, Danilo de Sousa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7786604219297149por
dc.contributor.advisor1Pessoa, Silvério Leal-
dc.contributor.referee1Sales Neto, Francisco Firmino-
dc.contributor.referee2Souza, José Roberto de-
dc.contributor.referee3Aragão , Gilbraz-
dc.contributor.referee4Silva, Drance Elias da-
dc.date.accessioned2025-06-09T22:14:37Z-
dc.date.issued2025-03-17-
dc.identifier.citationCEZARIO, Danilo de Sousa. Formação docente e construção de práticas pedagógicas para o ensino religioso nos anos iniciais do ensino fundamental (Bom Jesus - Alto Sertão Paraibano). 2025. 185 f. Tese (Doutorado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião. Doutorado em Ciências da Religião, Recife, 2025.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/2024-
dc.description.resumoEsta pesquisa investigou a relação entre a formação docente e a construção de práticas pedagógicas para o Ensino Religioso (ER) a partir da atuação profissional de pedagogos que têm lecionado esse componente curricular nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Maria do Carmo Gonçalves, situada na cidade de Bom Jesus, Alto Sertão paraibano. Ao longo dos capítulos, abordou-se os desafios enfrentados por esses professores, em função das tensões entre uma tradição católica de perfil colonial e as demandas atuais por um exercício livre, plural e democrático da religiosidade em nosso país. Para tanto, considerou-se o ER um componente curricular sensível e complexo, especialmente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no qual professores licenciados em Pedagogia lecionam o ER junto a outros componentes base. Em termos teóricos, fezse o uso dos conceitos de campo e habitus, formulados pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu (1983; 1994; 1999; 2000; 2001; 2007), sistematizado na ideia de habitus professoral, a partir do qual foi analisado esse campo profissional docente, em diálogo com os estudos das Ciências da Religião. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, recorrendo ao método descritivo, complementado em uma pesquisa bibliográfica sobre o ER. Além disso, foram realizadas entrevistas com cinco pedagogos que ministram aulas em turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na referida escola. Conclui-se que o processo de formação inicial e continuada desses pedagogos não tem dado a atenção necessária para o Ensino Religioso, resultando em práticas pedagógicas que carecem de abordagens mais contemporâneas e eficazes para o ER junto aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.por
dc.description.abstractThis research investigated the relationship between teacher training and the construction of pedagogical practices for Religious Education (RE) based on the professional work of pedagogues who have taught this curricular component in the Early Years of Elementary School at the Maria do Carmo Gonçalves Municipal School of Early Childhood and Elementary Education, located in the city of Bom Jesus, Alto Sertão region of Paraíba. Throughout the chapters, the challenges faced by these teachers were addressed, due to the tensions between a Catholic tradition with a colonial profile and the current demands for a free, plural and democratic exercise of religiosity in our country. To this end, RE was considered a sensitive and complex curricular component, especially in the Early Years of Elementary School, in which teachers with a degree in Pedagogy teach RE together with other core components. In theoretical terms, the concepts of field and habitus formulated by the French sociologist Pierre Bourdieu (1983; 1994; 1999; 2000; 2001; 2007) were used, systematized in the idea of teacher habitus, from which this professional teaching field was analyzed, in dialogue with studies of Religious Sciences. The methodology used was qualitative research, using the descriptive method, complemented by a bibliographical research on RE. In addition, interviews were conducted with five pedagogues who teach classes in the Initial Years of Elementary School at the aforementioned school. It is concluded that the process of initial and continued training of these pedagogues has not given the necessary attention to Religious Education, resulting in pedagogical practices that lack more contemporary and effective approaches to RE in the Initial Years of Elementary School.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2025-06-09T22:14:37Z No. of bitstreams: 1 Ok_danilo_sousa_cezario.pdf: 1205615 bytes, checksum: e5141d7843df7b1a867e949fe92d4f4b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-09T22:14:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ok_danilo_sousa_cezario.pdf: 1205615 bytes, checksum: e5141d7843df7b1a867e949fe92d4f4b (MD5) Previous issue date: 2025-03-17eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programDoutorado em Ciências da Religiãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTesespor
dc.subjectPrática de ensinopor
dc.subjectEnsino religioso (Ensino fundamental) - Paraíbapor
dc.subjectProfessores - Formaçãopor
dc.subjectTheseseng
dc.subjectTeaching Practiceeng
dc.subjectReligious Education (Elementary School) - Paraíbaeng
dc.subjectTeachers - Trainingeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.titleFormação docente e construção de práticas pedagógicas para o ensino religioso nos anos iniciais do ensino fundamental (Bom Jesus - Alto Sertão Paraibano).por
dc.typeTesepor
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