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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMaçães, Hime Navarro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3751300535068055por
dc.contributor.advisor1Carvalho, Breno José de-
dc.contributor.advisor-co1Teixeira, Carla Patrícia Pacheco-
dc.contributor.referee1Rocha Júnior, Dario Brito-
dc.contributor.referee2Lopes, Maria Teresa-
dc.date.accessioned2025-08-05T17:33:52Z-
dc.date.issued2024-04-02-
dc.identifier.citationNAVARRO, Hime. Tudo é divino: releitura imagética de santos católicos a partir de conceitos de design e território. 2024. 119 f. Relatório técnico (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Indústrias Criativas. Mestrado Profissional em Indústrias Criativas, Recife, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/2038-
dc.description.resumoO presente estudo aborda a trajetória para a criação de produtos inovadores destinados ao mercado religioso católico, fundamentados nos princípios de reconversão cultural, materialização da fé e experiência devocional. A investigação dos produtos consumidos pelos fiéis em paróquias e durante as festividades dos padroeiros em diversas regiões do Brasil permitiu identificar a necessidade de integrar conceitos de design neste mercado. A fundamentação teórica do estudo em questão abrange referências a Aura, conforme apresentado por Benjamin (2009); Imagens Católicas, sob a perspetiva de Schmitt (2012); Design e Território de Krucken (2009); Reconversão Cultural, explorando o Hibridismo de Canclini (2011) e as Mediações de Martín-Barbero (2008). A metodologia adotada envolveu a pesquisa de produtos em ambientes virtuais e físicos, a análise do design disponível no mercado e o aprofundamento da compreensão sobre o tema. A metodologia do Design Thinking foi adotada para desenvolver um produto mínimo viável e o conceito de Design, com o intuito de agregar valor aos produtos desenvolvidos. Como resultado, foi desenvolvida uma solução gráfica, aplicada em t-shirts inovadoras, que conecta imagens tradicionais de santos e santas a elementos simbólicos dos territórios onde ocorrem festas e peregrinações. Os resultados obtidos podem igualmente servir de referência para artistas, designers e produtores locais interessados em desenvolver novos produtos, extrapolando até mesmo o âmbito religioso. Espera-se que este estudo contribua para o desenvolvimento de outros projetos no domínio do Design e Comunicação, destacando o processo de ideação e produção de produtos reais comercializados por meio de plataformas de e-commerce.por
dc.description.abstractThis study explores the way to create innovative products for the Catholic religious market, based on the principles of cultural reconversion, materialization of faith and devotional experience. The study of products consumed by the faithful in parishes and during patron saint celebrations in different regions of Brazil identified the need to integrate design concepts in this market. The theoretical basis of the study in question includes references to aura, as presented by Benjamin (2009); Catholic Images, from the perspective of Schmitt (2012); Krucken's Design and Territory (2009); Cultural Reconversion, exploring Canclini's hybridity (2011) and Martín-Barbero's mediations (2008). The methodology adopted involved researching products in virtual and physical environments, analyzing the design available on the market and gaining a deeper understanding of the subject. The Design Thinking methodology was adopted to develop a minimum viable product and the concept of design, with the aim of adding value to the products developed. As a result, a graphic solution was developed and applied to innovative T-shirts, combining traditional images of saints with symbolic elements of the territories where festivals and pilgrimages take place. The results obtained can also serve as a reference for local artists, designers and producers interested in developing new products, even beyond the religious sphere. It is hoped that this study will contribute to the development of other projects in the field of design and communication, highlighting the process of ideation and production of real products marketed through e-commerce platforms.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2025-08-05T17:33:52Z No. of bitstreams: 1 Ok_hime_navarro_macaes.pdf: 20650531 bytes, checksum: a16544276bae88dbc2c60166f6f53d0f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-05T17:33:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ok_hime_navarro_macaes.pdf: 20650531 bytes, checksum: a16544276bae88dbc2c60166f6f53d0f (MD5) Previous issue date: 2024-04-02eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Indústrias Criativaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDissertaçõespor
dc.subjectMercadorias - Aspectos religiosos - Igreja Católicapor
dc.subjectImagem (Teologia)por
dc.subjectArte sacra - Aspectos econômicospor
dc.subjectÍdolos e imagens - Aspectos econômicospor
dc.subjectDissertationseng
dc.subjectGoods - Religious Aspects - Catholic Churcheng
dc.subjectImage (Theology)eng
dc.subjectSacred Art - Economic Aspectseng
dc.subjectIdols and Images - Economic Aspectseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleTudo é divino: releitura imagética de santos católicos a partir de conceitos de design e território.por
dc.typeDissertaçãopor
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