Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/203
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Inalda Maria Dubeux Andrade de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8448353255539828por
dc.contributor.advisor1Dias, Cristina Maria de Souza Brito-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3528859018436620por
dc.contributor.referee1Lima, Albenise de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7796825725927994por
dc.contributor.referee2Soares, Dulce Helena Penna-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0390877386572540por
dc.date.accessioned2017-06-01T18:08:53Z-
dc.date.available2007-03-27-
dc.date.issued2000-02-22-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Inalda Maria Dubeux Andrade de. Who owns the vestibular?: the feelings mother in the face of the son's differenciation. 2000. 189 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2000.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/203-
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo compreender os sentimentos que as mães apresentam frente ao processo de separação/individuação do filho (a), simbolizado pela situação do vestibular, e analisar os possíveis efeitos que eles têm na escolha vocacional/ocupacional dos filhos(as). Participaram da pesquisa 8 mães, compreendidas na faixa etária de 39 a 43 anos, que estavam vivenciando, pela primeira vez, o vestibular de um filho. Através de entrevistas semi-dirigidas buscou-se analisar as seguintes dimensões: sentimentos predominantes frente à situação do vestibular, percepção do processo de diferenciação do filho (a), reações apresentadas frente às manifestações de autonomia do filho(a), significado que o vestibular assume para a mãe, possíveis relações entre a escolha profissional da mãe e o momento vivido pelo filho(a) e a percepção, por parte das mães, de possíveis mudanças em suas vidas a partir do vestibular do filho(a). Cada entrevista foi analisada como um estudo de caso independente e, em seguida, foi estabelecida uma comparação entre as respostas de todos os depoimentos nas dimensões pesquisadas. Observou- se que o elevado nível de ansiedade apresentado pelas depoentes frente à situação do vestibular constituía-se num somatório de sentimentos relacionados à dificuldade de elaborar o processo de separação/individuação do filho(a). As mães tenderam a: 1) perceber os filhos(as) como dependentes e imaturos; 2) a identificar-se com eles de forma simbiótica e a negar a possibilidade de mudanças em suas vidas diante da nova situação; 3) interferir diretamente na escolha profissional dos filhos(as); 4) atribuir ao vestibular o significado de vitória e realização principalmente delas mesmas, demonstrando que se sentem avaliadas em seu papel parental pelo desempenho dos filhos(as). Concluiu-se que tal resistência à diferenciação do jovem, influencia negativamente na possibilidade de escolha profissional e na elaboração de um projeto pessoal de vida por parte do adolescente. Foi salientado que tal influência ocorre principalmente pelo momento que o vestibular ocorre no Brasil, no qual o adolescente está cronologicamente imaturo, o que contribui para dificultar o processo de separaçãopor
dc.description.abstractThe purpose of the present research was to understand the nature of the feelings demonstrated by mothers who are experiencing the separation/individuation process of an adolescent son (daughter) as symbolized by the vestibular entrance exam and to analyze the possible effect of these feelings on the vocational choice of their children. The study had the collaboration of 8 mothers, ages between 39 to 43, which were going through the vestibular situation for the first time. Using semi-directive interviews the research analyzed the following dimensions: predominant feelings in face of the vestibular situation; the mother s perception of the son s (daughter s) differentiation process; their reaction to autonomy manifestations on the son s (daughter s) part; the meaning the mother attributes to the vestibular; a possible relation between the mother s career choice and the moment the adolescent faces and the mother s perception of possible changes in her life as a result of the vestibular situation. Each interview was first analyzed as an individual case study and afterward they were all compared to each other in relation to the above mentioned dimensions. It was observed that the high level of anxiety the mothers demonstrated in face of the situation represented a sum of feelings related to the difficulty of elaborating the separation/individuation process in their children. Mothers tended to: 1) perceive their sons (daughters) as dependent and immature; 2) identify with the adolescents in a symbiotic manner of relation and to deny possible changes in their own lives in view of the new situation; 3) interfere directly in their son s (daughter s) career choice; 4) perceive the vestibular situation as a victory or accomplishment mainly for themselves, instead of the adolescent s, which denoted how some mothers feel that they re valued by their children s performance. The research concluded that this resistance in face of the differentiation process interferes in a negative way in their children s career choices and contributes to difficult the elaboration of a personal life project by adolescents. It was empathized that such influence is mainly due to the moment when the vestibular takes place in Brazil, in which the adolescent is chronologically imature, fact that contributes to difficult the separation processeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-01T18:08:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Inalda _Oliveira.pdf: 479560 bytes, checksum: 4a6a4f3cd347283e0f1c342171652cea (MD5) Previous issue date: 2000-02-22eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentPsicologia Clínicapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Psicologia Clínicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAdolescentespor
dc.subjectescolha profissionalpor
dc.subjectfamíliapor
dc.subjectfilhospor
dc.subjectmãepor
dc.subjectpsicologiapor
dc.subjectpsicologia clinicapor
dc.subjectrelacionamentopor
dc.subjectvestibular - psicologiapor
dc.subjectAdolescenteng
dc.subjectcareer choiceeng
dc.subjectclinical psychologyeng
dc.subjectfamilyeng
dc.subjectmothereng
dc.subjectpsychologyeng
dc.subjectrelationshipeng
dc.subjectson and daughtereng
dc.subjectvestibular - psychologyeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleDe quem é o vestibular?: a mãe frente à diferenciação do filhopor
dc.title.alternativeWho owns the vestibular?: the feelings mother in the face of the son's differenciationeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Psicologia Clinica

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Inalda _Oliveira.pdf468,32 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.