Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/2049
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRocha, Luiza Alice Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9031442105113750por
dc.contributor.advisor1Caiado, Roberta Varginha Ramos-
dc.contributor.referee1Henz, Rossana Regina Guimarães Ramos-
dc.contributor.referee2Oliveira, Manoel Klebson de Andrade-
dc.date.accessioned2025-08-12T17:09:21Z-
dc.date.issued2025-03-12-
dc.identifier.citationROCHA, Luiza Alice Lima. Letramento visual: entre imagens geradas por inteligência artificial e sentidos. 2025. 100 f. Mestrado (Dissertação) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação Ciências da Linguagem. Mestrado Interinstitucional em Ciências da Linguagem, 2025.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/2049-
dc.description.resumoAs imagens fazem parte do nosso dia a dia e estão presentes nos mais variados ambientes. Com a disseminação das tecnologias e dos aparelhos digitais, a interação pela linguagem foi ampliada e a multiplicidade de textos chegou a todos os indivíduos, inclusive às crianças. Em face às múltiplas modalidades da língua/linguagem (escrita, som, gestos, imagem), a escola, enquanto instituição que forma cidadãos letrados, para as mais diversas demandas da sociedade, necessita desenvolver habilidades relacionadas ao letramento visual, valorizando-o, uma vez que o cotidiano social exige cada vez mais a competência para leituras diversas. O objetivo geral desta pesquisa é investigar como o uso de imagens geradas por alunos, do 5º ano do ensino fundamental, com o auxílio da inteligência artificial generativa contribui, ou não, para o desenvolvimento do letramento visual, promovendo a ampliação da consciência cultural e o aprimoramento da capacidade de interpretação crítica de imagens. Para alcançarmos nosso propósito, estabelecemos como objetivos específicos: proporcionar oportunidades para que os alunos criem suas próprias imagens utilizando a IA generativa como uma forma de expressão pessoal e narrativa visual; relacionar as imagens criadas com os seus contextos culturais, identificando representações de diversidade cultural e o papel das imagens na formação da identidade cultural dos alunos. As discussões embasam-se nas seguintes teorias; alfabetização visual (Dondis, 2015), letramento visual (Belmiro, 2014; Xavier, 2015), semiótica social (Hodge; Kress 1988; Kress, 2014; Marcuschi, 2008; Cavalcante et al, 2019, 2022) e Inteligência Artificial (Santaella, 2023; Caiado, 2021, 2025 no prelo). A metodologia utilizada para o desenvolvimento do estudo é de caráter qualitativo, a partir da pesquisa-ação. Os dados foram coletados em uma escola do município de Caucaia – CE, com alunos do 5º ano do ensino fundamental, a partir de um Projeto de Letramento Visual, que apoia - se nas seguintes estratégias de ação: Letramento Visual em Oficinas; (i) Explorando o Mundo Visual (ii) Trabalhando com cores e emoções, (iii) Conhecendo a Inteligência Artificial; (iv) Criando com Inteligência Artificial e finalizando com a ação (v) culminância. As Oficinas de Letramento Visual foram realizadas a partir da elaboração de imagens, geradas com o auxílio da Inteligência Artificial Generativa, mais precisamente, com o ChatGPT. Para tal fim, os alunos precisam compreender como elaborar enunciados operatórios, em tipos textuais diversos, para consecução de imagens mais complexas e relacionadas às questões socioculturais vivenciadas. Ao final da pesquisa foi possível asseverar a relevância do letramento visual no desenvolvimento crítico e cultural dos alunos, evidenciando como as Oficinas de Letramento Visual, aliadas ao uso da Inteligência Artificial Generativa, ampliaram suas habilidades de interpretação e elaboração de imagens.por
dc.description.abstractImages are part of our daily lives and are present in a wide range of environments. With the dissemination of technologies and digital devices, interaction through language has expanded, and the multiplicity of texts has reached all individuals, including children. In light of the multiple modalities of language (written text, sound, gestures, images), the school, as an institution responsible for forming literate citizens to meet the diverse demands of society, needs to develop skills related to visual literacy, recognizing its value, as social life increasingly requires the ability to interpret various kinds of texts. The general objective of this research is to investigate how the use of images created by 5th-grade elementary students, with the assistance of generative artificial intelligence, contributes — or not — to the development of visual literacy, fostering the expansion of cultural awareness and the improvement of students’ critical interpretation skills of images. To achieve this aim, we established the following specific objectives: to provide students with opportunities to create their own images using generative AI as a form of personal expression and visual storytelling; and to relate the images created to their cultural contexts, identifying representations of cultural diversity and the role of images in shaping students’ cultural identities. The discussion is grounded in the following theoretical frameworks: visual literacy (Dondis, 2015), visual reading (Belmiro, 2014; Xavier, 2015), social semiotics (Hodge & Kress, 1988; Kress, 2014; Marcuschi, 2008; Cavalcante et al., 2019, 2022), and Artificial Intelligence (Santaella, 2023; Caiado, 2021, forthcoming 2025). The methodology employed in this study is qualitative, based on action research. Data were collected in a public school in the municipality of Caucaia, Ceará, with 5th-grade elementary students, through a Visual Literacy Project supported by the following pedagogical strategies: Visual Literacy Workshops: (i) Exploring the Visual World, (ii) Working with Colors and Emotions, (iii) Understanding Artificial Intelligence, (iv) Creating with Artificial Intelligence, and (v) the final activity. The Visual Literacy Workshops were conducted through the production of images generated with the assistance of Generative Artificial Intelligence, more specifically, using ChatGPT. For this purpose, students needed to learn how to create operative prompts, using various text types, in order to generate more complex images connected to sociocultural issues. At the end of the research, it was possible to affirm the relevance of visual literacy in the students’ critical and cultural development, highlighting how the Visual Literacy Workshops, combined with the use of Generative Artificial Intelligence, enhanced their skills in interpreting and producing images.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2025-08-12T17:09:21Z No. of bitstreams: 1 Ok_luiza_alice_lima_rocha.pdf: 3761431 bytes, checksum: f67c956b7c1560f9e451191d3dfb5d8c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-12T17:09:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ok_luiza_alice_lima_rocha.pdf: 3761431 bytes, checksum: f67c956b7c1560f9e451191d3dfb5d8c (MD5) Previous issue date: 2025-03-12eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDissertaçõespor
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectInteligência artificialpor
dc.subjectMultimodalidade (Linguística)por
dc.subjectImagens digitaispor
dc.subjectDissertationseng
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectArtificial Intelligenceeng
dc.subjectMultimodality (Linguistics)eng
dc.subjectDigital Imageseng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titleLetramento visual: entre imagens geradas por inteligência artificial e sentidos.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_luiza_alice_lima_rocha.pdfDissertação na íntegra3,67 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.