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Tipo do documento: Dissertação
Título: Música e metáfora na linguagem do autista: um estudo de caso a partir do olhar enunciativo.
Autor: Sousa, Ana Paula Costa de 
Primeiro orientador: Barros, Isabela Barbosa do Rêgo
Primeiro membro da banca: Fonte, Renata Fonseca Lima da
Segundo membro da banca: Silva, Elisângela Maria da
Resumo: Esta pesquisa está pautada na teoria enunciativa de Émile Benveniste, mais especificamente nos textos Semiologia da língua, A forma e o sentido na linguagem e O aparelho formal da enunciação, os quais trazem as discussões do autor sobre o processo de semantização da língua. Acompanhando as pesquisas que relacionam a teoria enunciativa à aquisição de linguagem no autismo, originadas, sobretudo, com o trabalho de Barros (2011), defendemos aqui o processo de semantização da língua atravessado pela presença da música no enunciado do sujeito autista. Nosso objetivo principal é investigar o efeito metafórico enunciativo da música na linguagem da criança com diagnóstico de autismo. Para isso, analisamos a metáfora no campo da linguística enunciativa e identificamos os movimentos da linguagem na criança com diagnóstico de autismo. Realizamos uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, seguindo o procedimento bibliográfico, porque se julgou necessário investigar a música de um outro lugar que não de uma combinação harmoniosa e expressiva de sons ou, ainda, de um instrumento de apoio pedagógico ou uma repetição de discurso na linguagem da criança autista. Nosso corpus é formado a partir da coleta de dados de registros audiovisuais de interações, ocorridos no Grupo de Estudos e Acolhimento ao Espectro Autista (GEAUT), do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL), da Universidade Católica de Pernambuco e fragmentos da pesquisa de Barros (2011) em um contexto clínico. Foram selecionados para análises, trechos da linguagem de duas crianças autistas, em que se observava o uso de música em seu discurso. A análise de dados está pautada na perspectiva enunciativa benvenistiana, apesar do linguista não trazer em seus estudos uma forma de análise metodológica. Concluímos que, nos fragmentos de linguagem analisados, a enunciação ou o uso singular e individual da língua por meio de trechos de música, corresponde ao processo de semantização da língua realizado pelas crianças autistas, ou seja: a criança dá um novo sentido à música em seu discurso. A transferência analógica de sentidos nessa perspectiva, ocorre no momento da enunciação, quando um locutor enuncia ao alocutário sentidos que trazem novas designações, ou novos usos.
Abstract: This research is based on Émile Benveniste's enunciative theory, more specifically in the texts Semiology of Language, Form and Meaning in Language and The Formal Apparatus of Enunciation, which bring the author's discussions about the language semantization process. Following the research that relates the enunciative theory to the acquisition of language in autism, originating, above all, with the work of Barros (2011), we defend here the process of semanticization of the language crossed by the presence of the unenunciated music of the autistic subject. Our main objective is to investigate the metaphorical enunciative effect of music on the language of children diagnosed with autism. To do this, we analyzed the metaphor in the field of linguistic enunciation and identified the language movements in children diagnosed with autism. We carried out qualitative research, of the case study type, following the bibliographic procedure, because it was deemed necessary to investigate music from a place other than a harmonious and expressive combination of sounds or, even, a pedagogical support instrument or a repetition of speech in the language of the autistic child. Our corpus is formed from the collection of data from audiovisual records of interactions, which took place in the Study and Reception Group for the Autistic Spectrum (GEAUT), of the Postgraduate Program in Language Sciences (PPGCL), at the Catholic University of Pernambuco and fragments of research by Barros (2011) in a clinical context. Excerpts from the language of two autistic children were selected for analysis, in which the use of music in their speech was observed. Data analysis is based on Benvenist's enunciative perspective, although the linguist does not bring a form of methodological analysis into his studies. We conclude that, in the analyzed language fragments, the enunciation or the singular and individual use of language through excerpts of music corresponds to the language semanticization process carried out by autistic children, that is: the child gives a new meaning to music in their speech. The analogical transfer of meanings in this perspective occurs at the moment of enunciation, when a speaker enunciates to the addressee meanings that bring new designations, or new uses.
Palavras-chave: Dissertações
Metáfora
Teoria da Enunciação
Música
Autismo
Dissertations
Metaphor
Theory of Enunciation
Music
Autism
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Mestrado em Ciências da Linguagem
Citação: SOUSA, Ana Paula Costa de. Música e metáfora na linguagem do autista: um estudo de caso a partir do olhar enunciativo. 2025. 64 f. Mestrado (Dissertação) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação Ciências da Linguagem. Mestrado Interinstitucional em Ciências da Linguagem, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/2067
Data de defesa: 26-Mar-2025
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

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