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Tipo do documento: Tese
Título: “Sou quilombo com orgulho muito de quem eu sou”: letramentos em histórias de vida de mulheres quilombolas piauienses.
Autor: Albuquerque, Fernanda Viana de Castro 
Primeiro orientador: Henz, Rossana Guimarães Ramos
Primeiro membro da banca: Nascimento, Juscelino Francisco do
Segundo membro da banca: Andrade, Gevson Silva
Terceiro membro da banca: Cirne, Alexcina Oliveira
Quarto membro da banca: Bezerra, Benedito Gomes
Quinto membro da banca: Raimundo, Valdenice José
Resumo: Frente ao crescimento gradual dos estudos na área das Ciências da Linguagem voltados para a discussão em torno das teorias do letramento, ainda consideramos incipiente o número de pesquisas que se dedicam ao estudo dos letramentos sociais em comunidades quilombolas. Devido a tal exiguidade em pesquisas nesta área e considerando uma vivência docente, tomada a partir da experiência com uma turma do programa governamental Mulheres Mil, no ano de 2013, surge o desafio de explorar essa perspectiva, partindo das histórias de vida das mulheres de duas comunidades quilombolas piauienses. Assim, esta tese parte da necessidade de conceber respostas aos seguintes questionamentos: como ocorrem as práticas de letramento nas histórias de vida das mulheres quilombolas? Em que medida tais práticas impactam no seu cotidiano? Assim, nosso principal objetivo é investigar os impactos do letramento nas histórias de vida de 13 mulheres quilombolas das comunidades piauienses de Barro Vermelho e Contente, analisando como as práticas sociais de leitura, escrita e oralidade influenciam sua identidade quilombola. Nosso corpus consiste em 13 relatos de histórias de vida proferidos por essas mulheres, gerados por meio de entrevista semiestruturada gravada. Para a análise, partimos do pressuposto de que o letramento ideológico se constitui de práticas sociais de leitura e escrita vivenciadas nos múltiplos contextos de interação social e, por isso, os relatos foram analisados considerando aspectos sociais e culturais. Para tanto, partimos da teoria referente aos Novos Estudos do Letramento de (Barton et al., 2000); Barton e Hamilton (2004); Soares(2003; 2010); Street (1984; 2006; 2010; 2014); Kleiman (1995), assim como dos fundamentos dos Estudos Sociolinguísticos de Bortoni-Ricardo (2005); Zavala (2002);e os princípios das relações entre sociedades de base oral e de base escrita à luz dos estudos de Goody e Watt (1963; 2006), dentre outros. Os resultados revelam que não somente nas histórias de vida das mulheres quilombolas, como também no espaço físico das comunidades existe uma multiplicidade de eventos de letramento, presentes em vários domínios sociais e delineados por diferentes práticas de letramento ideológico. O que coopera para que a relação entre letramento e identidade social das participantes deste estudo, ocorra na mais perfeita naturalidade. Esta pesquisa pretende, assim, contribuir com o reconhecimento da pluralidade de letramentos nas histórias de vida das mulheres quilombolas, além de sinalizar para a ampliação mais eficiente das possibilidades de resgate e preservação das referidas histórias de vida, que emergem em contextos de resistência e luta.
Abstract: Faced with the gradual growth of studies in the area of Language Sciences focused on the discussion of literacy theories, we still consider the number of studies dedicated to the study of social literacies in quilombola communities to be incipient. Due to the scarcity of research in this area, and considering my experience as a teacher with a class in the government's Women of Tomorrow program in 2013, the challenge arose to explore this perspective, based on the life stories of women from two quilombola communities in Piauí. This thesis is based on the need to find answers to the following questions: how do literacy practices occur in the life stories of quilombola women? To what extent do these practices have an impact on their daily lives? Thus, our main objective is to investigate the impacts of literacy on the life stories of 13 quilombola women from the Piauí communities of Barro Vermelho and Contente, analyzing how social practices of reading, writing, and orality influence their quilombola identity. Our corpus consists of 13 life stories told by these women, collected through semi-structured interviews in two quilombola communities located in the interior of the state of Piauí. For the analysis, we started from the assumption that ideological literacy is constituted by social reading and writing practices experienced in multiple contexts of social interaction and, for this reason, the stories were analyzed considering social and cultural aspects. To this end, we drew on the theory of the New Literacy Studies with authors such as (Barton et al., 2000); Barton and Hamilton (2004); Soares (2003; 2010); Street (1984; 2006; 2010; 2014); Kleiman (1995)as well as the foundations of Sociolinguistic Studies Bortoni-Ricardo (2005); Zavala (2002)and the principles of the relationship between oral-based and written-based societies in the light of studies by Goody and Watt (1963; 2006), among others. The results show that not only in the life stories of quilombola women, but also in the physical space of the communities, there is a multiplicity of literacy events, present in various social domains and delineated by different ideological literacy practices. This helps to ensure that the relationship between literacy and the social identity of the participants in this study occurs as naturally as possible. This research thus aims to contribute to recognizing the plurality of literacies in the life stories of quilombola women. In addition to signaling a more efficient expansion of the possibilities for rescuing and preserving these life stories, which emerge in contexts of resistance and struggle.
Palavras-chave: Teses
Letramento - Aspectos sociais
Mulheres
Quilombolas
Memória coletiva
Theses
Literacy - Social Aspects
Women
Quilombolas
Collective Memory
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação
Programa: Doutorado em Ciências da Linguagem
Citação: ALBUQUERQUE, Fernanda Viana de Castro. 'Sou quilombo com orgulho muito de quem eu sou': letramentos em histórias de vida de mulheres quilombolas piauienses. 2025. 175 f. Tese (Doutorado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem. Doutorado em Ciências da linguagem, Recife, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/2071
Data de defesa: 25-Mar-2025
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